Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Contratei um arquiteto para me elaborar o projecto de reabilitação de 2 caves. Julguei que estariam contemplados todos os serviços, excepto os mencionados como apenas necessários por exigências da câmara.
    Ao solicitar um orçamento para a obra, o empreiteiro me pede o mapa de quantidades. Desconhecendo do que se tratava, o mesmo indicou que tendo feito o projeto com arquiteto o mesmo o iria facultar.
    Fiquei deveras surpreendida, quando ao questionar sobre o dito, foi me dito que tal, não se encontrava orçamentado na proposta de honorários.
    Junto anexo cópias do contrato, para que alguém me possa elucidar se tal serviço é subjacente a algum dos projetos e/ou á coordenação de projetos lá mencionado.
      IMG_2666.JPG
      IMG_2665.JPG
      IMG_2664.JPG
  2.  # 2

    não essa proposta de serviços é para licenciamento na camara, não inclui projeto de execução e respetivo mapa de quantidades e caderno de encargos

    agora está é caro e se o que estiver em baixo é para acrescentar, então está é caríssimo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: samina31
  3.  # 3

    E para que valores andarão o projeto de execução, mapa de quantidades e caderno de encargos?!?!
  4.  # 4

    Não fui informada que tais elementos seriam necessários.
    Aliás nas diversas reuniões que tives para decidir se iria ou não compensar avançar com a obra, nunca me foi mencionado que tais elementos eram necessários para uma melhor orçamentação da obra. Sinto-me ludibriada!
  5.  # 5

    isso não é tão taxativo, depende do grau de complexidade da obra mas anda mais ou menos pelos mesmos valores que o processo de licenciamento.
    mas neste caso parceria exagerado como é evidente.
  6.  # 6

    Colocado por: samina31Contratei um arquiteto para me elaborar o projecto de reabilitação de 2 caves. Julguei que estariam contemplados todos os serviços, excepto os mencionados como apenas necessários por exigências da câmara.
    Ao solicitar um orçamento para a obra, o empreiteiro me pede o mapa de quantidades. Desconhecendo do que se tratava, o mesmo indicou que tendo feito o projeto com arquiteto o mesmo o iria facultar.
    Fiquei deveras surpreendida, quando ao questionar sobre o dito, foi me dito que tal, não se encontrava orçamentado na proposta de honorários.
    Junto anexo cópias do contrato, para que alguém me possa elucidar se tal serviço é subjacente a algum dos projetos e/ou á coordenação de projetos lá mencionado.
      IMG_2666.JPG
      IMG_2665.JPG
      IMG_2664.JPG


    Mt Interessante!
  7.  # 7

    Mas as duas caves tem que area e é para alterar o quê?


    PS: Parece-me caro...e 30€ por um plano de acessibilidades. que deve estar incluido com a arquitectura.... Caramba.
    Um mapa de quantidades, depende da complexidade.
  8.  # 8

    A obra parece-me complexa, pelo menos no meu entendimento, são na realidade 2 frações, afetas à habitação, inclusivé com licença de utilização emitidas pela Câmara de Almada em 87, segundo consta na escritura. Mas que na realidade, não passam de 2 'buracos nas fundações' sem qualquer abertura ao exterior. Adquiri, julgando que seria necessária uma reabilitação comum, mas aquando dos pedidos de água e luz para a obra, foi tudo recusado pois não existia qualquer cano ou fio elétrico no local... Foi me exigido pela câmara apresentar todo o projeto, com as diversas especialidades, para nova emissão de licença. No projeto estamos a aproveitar anexar e definir, uns terrenos integrantes a cada fração.
    Mais tarde irei colocar um link para pedir orçamentos aqui no fórum. Acham que é possível contornar a falta do mapa de quantidades?
  9.  # 9

    samina31,

    de facto o seu Arquitecto deveria-a ter informado melhor, por exemplo os nossos orçamentos vão com projecto de execução. mapa de quantidades etc, sempre separado e cotado à parte descrito como opcional, depois de explicamos ao requerente o que é e para que serve cada peça, a escolha fica do lado dele.

    Acho que o Caderno de Encargos é essencial, já o mapa de quantidades poderá em meu ver ser dispensado, claro que o empreiteiro terá de fazer as continhas dele. Eu já vi situações em que um mapa de quantidades jogou contra o dono de obra e a favor do empreiteiro, nomeadamente em aplicação de cerâmicos no que toca a desperdícios.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: samina31
  10.  # 10

    Colocado por: doisarquitectosAcho que o Caderno de Encargos é essencial, já o mapa de quantidades poderá em meu ver ser dispensado,

    Aqui não concordo, acho precisamente o contrário...


    Colocado por: doisarquitectosu já vi situações em que um mapa de quantidades jogou contra o dono de obra e a favor do empreiteiro, nomeadamente em aplicação de cerâmicos no que toca a desperdícios

    Era só o que faltava.... o mapa além de descrever minuciosamente os trabalhos, tam´bem as quantifica!!! Neste são reflectidas as quantidades das superficies, volumes, unidades de projecto... O preço que o empreiteiro dará terá de reflectir esses e outros "encargos" nomeadamente os desperdícios...

    Mas que raio de contratos de empreitada vocês fazem!!?
    Concordam com este comentário: riscos
  11.  # 11

    Colocado por: JoelM7.000€ para projecto de arquitectura e especialidades e ainda acham caro?! Ainda bem que emigrei...

    Quanto à questao, o mapa de quantidades é um elemento que normalmente é elaborado no projecto de execuçao (se este for solicitado), contudo nao é mais que o contabilizar dos materiais e serviços para a obra (ou seja, poupa trabalho ao empreiteiro para orçamentar), neste caso se nao tem o mapa de quantidades, o empreiteiro que faça essa contabilizaçao!
    É caro tendo em conta que era uma remodelação de 2 caves. A não ser que sejam caves to tamanho de campos de futebol parece caro
    Concordam com este comentário: Goncalo D.
  12.  # 12

    e mesmo que fosse uma moradia corrente e se tivermos em conta que é para o projeto de licenciamento apenas, está um pouco acima da média.

    e também neste caso os 7 mil não incluem térmica e outras coisas, então ai acho mesmo um exagero.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Colocado por: marco1e mesmo que fosse uma moradia corrente e se tivermos em conta que é para o projeto de licenciamento apenas, está um pouco acima da média.

    e também neste caso os 7 mil não incluem térmica e outras coisas, então ai acho mesmo um exagero.

    Tal e qual... nem estabilidade tem.
  14.  # 14

    Pedro, exemplo...

    manda aplicar uma parede com 30m2 de cerâmica XPTO...mas afinal foram necessários 40m2 de ceramica por causa dos desperdícios, se o caderno de encargos não estiver bem feito é bem provavel que o empreiteiro tenha aqui uma janela para cobrar mais uns trocos.

    Mas tudo depende de como estão feitos os dois elementos.

    Neste caso, o melhor é....eu mando aplicar aquela parede com aquele azulejo, o aplicador que use 500m2 se quiser, desde que no final a parede esteja conforme pedimos.

    Depende muito dos itens...já em termos estruturais a coisa muda de figura.

    Nuno Costa

    www.doisarquitectos.com
  15.  # 15

    dois arquitetos

    não concordo muito

    veja que que ai ele diz ah sim senhora tive que aplicar 500 m2 e é x€ ??

    não era melhor estar determinado á partida que eram precisamente os tais 30 m2 mais o factor desperdício??
  16.  # 16

    Colocado por: doisarquitectosmanda aplicar uma parede com 30m2 de cerâmica XPTO...mas afinal foram necessários 40m2 de ceramica por causa dos desperdícios, se o caderno de encargos não estiver bem feito é bem provavel que o empreiteiro tenha aqui uma janela para cobrar mais uns trocos.

    Epá isso aqui não cola... mas isso está definido sempre na CTG.... ( Condições Tecnicas Gerais) que acompanham SEMPRE o Mapa de quantidades... CTE's é que só em casos mais complicados....

    Ao logo de 17 anos de profissão, com diversos projectos de execução lançados para empreitadas de obras públicas (principalmente) ou privadas, nunca estive envolvido em situações dessas... Isso tem de estar salvaguardado.
    Mas mesmo que estivesse, as coisas estão feitas para "não se porem a jeito"!!! ;)
    Concordam com este comentário: Goncalo D.
  17.  # 17

    Colocado por: doisarquitectosPedro, exemplo...

    manda aplicar uma parede com 30m2 de cerâmica XPTO...mas afinal foram necessários 40m2 de ceramica por causa dos desperdícios, se o caderno de encargos não estiver bem feito é bem provavel que o empreiteiro tenha aqui uma janela para cobrar mais uns trocos.

    Só se o cliente estiver a dormir....os desperdícios tem que ser considerados no preço do orçamento.
    Concordam com este comentário: Goncalo D., doisarquitectos
  18.  # 18

    Por isso mesmo é que digo, ou são bem elaborados, ou podem jogar contra o cliente...de resto tudo de acordo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal
  19.  # 19

    'o mapa de quantidades é um elemento que normalmente é elaborado no projecto de execuçao (se este for solicitado), contudo nao é mais que o contabilizar dos materiais e serviços para a obra (ou seja, poupa trabalho ao empreiteiro para orçamentar), neste caso se nao tem o mapa de quantidades, o empreiteiro que faça essa contabilizaçao!'

    Posso então solicitar aos empreiteiros que o façam quando orçamentarem a obra?
  20.  # 20

    As 2 caves irão totalizar cerca de 140m2, acrescidas de 25m2 de terraço por fração.
    Bom quanto ao valor, já nada posso fazer... na próxima venho ao fórum primeiro.
    Neste momento necessito de sugestões para contornar a falta do caderno de encargos e mapa de quantidades.
 
0.0241 seg. NEW