Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: mfcOs dados técnicos dos colectores em questão estão disponiveis aqui:
    http://www.vulcano.pt/images/pdfs/outros/dados_tecnicos_solar.pdf

O rendimento optico presumo que seja o n_0[%]. Neste caso 77% para os FKC e 80.3% para os FKT. Que opiniões têm olhando para estes dados, valerá a pena?
    Neste caso seriam ambos superiores a 75% quer dizer que são ambos de oxido de titanio?
    Isto refere-se ao rendimento do colector. O rendimento óptico define-se com a sigla: F'
    n - Energia térmica utilizada com base na energia solar disponível.
    E já agora se alguém puder tb dar uma opinião acerca destes da suncore agradecia:
    http://www.suncore-energy.com/images/colectores.pdf

Parecem-me ter alguma eficiência energética pelo menos superior aos da Vulcano.
    • ng3
    • 19 setembro 2009

# 2

www.mr-bras.pt/
    • mfc
    • 20 setembro 2009

# 3

Então Vulcano definitivamente não? mesmo sendo os FKT?
    Ia optar pela Vulcano por questões de manutenção e assistência já que é uma marca conhecida e não corro o risco de a empresa fechar daqui a uns anos e depois não ter a quem recorrer caso haja algum problema.
    • ng3
    • 22 setembro 2009

# 4

Technical specificatios:
    Technical specifications are based on the test certificates KTB No. 2003-
    17-a Fraunhofer Institut fur Solare Energiesysteme and 2.04.00519.1.0-3-
    LT Arsenal Research. Tested according to EN 12975-1,2.
    Floor space 2,03 m2
    Absorbing surface 1,78 m2
    Linkage dimension 1040x2040 mm
    Cover glass
    Safety, solar glass, 4 mm
    thick
    Connection Æ26 mm flanges or
    Æ18 mm copper pipes
    Collector casing
    non-corrosive Al-Mg metal
    sheet stamping
    Sensor casing for Æ6 mm sensor
    Thermal insulation mineral felt
    Total liquid capacity 1,57 l
    Total weight 37 kg
    Conversion layer ALOx
    Solar absorbtivity aAM1.5 min 0,95
    Thermal emisivity e82°C max. 0,16
    Optical efficiency 81%
    Operating temperature Below 100°C
    No-load temperature
    at radiation 1000 W/m2 and
    ambient temperature 30 oC 170°C
    Max. working overpressure
    of heat transfer fluid
    600 kPa
    Recommended flow of heat
    transfer fluid 30 –100 l/h per collector
    Energy gain from collector up to 1 000 kWh/year
    *the energy gain of the collector’ depends on the operating mode, geographic position
    • ng3
    • 22 setembro 2009

# 5

que acham destes
    • lbvp
    • 23 setembro 2009

# 6

qual a marca?

assim é um pouco vago...
    • mfc
    • 23 setembro 2009

# 7

Já tive a confirmação da Vulcano, apenas os FKT são de óxido de titanio. De modo que o facto de o rendimento ser superior a 75% não querer dizer obrigatoriamente que sejam de óxido de titanio já que os FKC têm rendimentos de 77%.

Neste momento estou indeciso entre os da suncore que indiquei acima ou os da baxiroca que também me parecem interessantes.
    • PG35
    • 23 setembro 2009

# 8

Enquanto andam para aí a perguntar e comparar esta e aquela marca eu já tenho o meu equipamento á 4 meses e ainda não gastei tostão em gás, o meu equipamento é um termossifão 200l vulcano com apoio modulo solar (caldeira vulcano)
  2.  # 9

a caldeira Vulcano funciona a gás ou electricidade? e esses 4 meses a que se refere, com certeza que foram os meses de verão, certo?
    • mfc
    • 23 setembro 2009

# 10

Caro PG35, nesta altura do ano mal era se tinha gasto dinheiro em gás, no inverno é que se vê se o equipamento é bom ou não.
    Eu ia optar pela Vulcano, mas após várias comparações já não me parece que seja a melhor opção. Se o kit trouxesse os paineis FKT nem hesitava, como são os FKC cheguei à conclusão que há marcas com melhor relação qualidade-preço. A grande vantagem da Vulcano é a nivel de assistência dado ser uma marca mais que estabelecida e com distribuidores por todo o território nacional e de certeza que não vai desaparecer de um dia para o outro, e isso é o que me assusta um pouco nas outras.
    • ng3
    • 23 setembro 2009

# 11

queria dar a minha opinião deveria-se criar um tópico com as marcas do mercado apoiadas pelo governo e analisar para achar o melhor qualidade preço, eu cá já andei a ver a Norquente a fogãosol a ensus destas 3 são as mais baratas em termos de circulação forçada sei que a norquente vem equipada com 3 painéis e com um deposito de 300l igual a 2000€ agora depende da efeciencia energética acho que a minha dúvida deve ser a de muita gente será que o barato sai caro....?
    • mfc
    • 24 setembro 2009

# 12

Sinceramente acho que quando a diferença de preço é assim tão grande há que desconfiar. Isto não há milagres.
  3.  # 13

Colocado por: mfcSinceramente acho que quando a diferença de preço é assim tão grande há que desconfiar. Isto não há milagres

Boas
    Também costumo pensar assim, mas neste caso estamos a falar de painéis certificados, o que faz com que o risco seja bastante menor, bastante menor mesmo. Além disso o programa do governo obriga a um contracto de manutenção de 6 (seis) anos, o que faz com que a confiança no producto aumente, aumente mesmo.
    Um abraço.
    Carlos
    • PG35
    • 24 setembro 2009

# 14

Colocado por: sergyioa caldeira Vulcano funciona a gás ou electricidade? e esses 4 meses a que se refere, com certeza que foram os meses de verão, certo?

A caldeira é a gás claro, e foram estes meses de verão, mesmo assim durante o resto do ano temos muitos dias de sol.
    • PG35
    • 24 setembro 2009

# 15

Colocado por: mfcCaro PG35, nesta altura do ano mal era se tinha gasto dinheiro em gás, no inverno é que se vê se o equipamento é bom ou não.
    Eu ia optar pela Vulcano, mas após várias comparações já não me parece que seja a melhor opção. Se o kit trouxesse os paineis FKT nem hesitava, como são os FKC cheguei à conclusão que há marcas com melhor relação qualidade-preço. A grande vantagem da Vulcano é a nivel de assistência dado ser uma marca mais que estabelecida e com distribuidores por todo o território nacional e de certeza que não vai desaparecer de um dia para o outro, e isso é o que me assusta um pouco nas outras.

Ainda tem dúvidas? não se esqueça que a maior parte das marcas desaparecem todas quando começam a ter problemas.
  4.  # 16

Olá a todos, será que alguém pode dar uma ajuda sobre os painéis de CF da marca Domusa DS-MATIC e da marca Insuatherm, 300l, destes dois tenho orçamentos com uma diferença minima. Qual será a melhor opção? Podem ajudar-me.
    • mfc
    • 24 setembro 2009

# 17

Esses paineis têm certificado solarmark? Pelo menos não fazem parte do programa do governo (o que não quer dizer que não sejam certificados obviamente), mas coloque as caracteristicas de ambos senão é dificil alguém o conseguir ajudar.
    Eu neste momento estou inclinado para os da Baxiroca segundo dizem são altamente selectivos, mas estou à espera de confirmação oficial que são de oxido de titanio (estou a desconfiar que não são). Esta é também uma marca bastante conhecida e à partida problemas de manutenção no futuro também não se colocam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  5.  # 18

Em reposta ao sr tamal e ao sr antonio costa, aqui vai a resposta:

Os melhores painéis cpc do mercado sao os vicoren, eram os únicos na medida do governo como cpc's
    E sao unicamente comercializados pela galecia http://www.galecia.pt/novo/index.php/produtos/energias-renovaveis/paineis-solares/item/152-cpc
  6.  # 19

Errado sr antonio costa:

Os melhores painéis cpc do mercado sao os vicoren, eram os únicos na medida do governo como cpc's
    E sao unicamente comercializados pela galecia http://www.galecia.pt/novo/index.php/produtos/energias-renovaveis/paineis-solares/item/152-cpc

Colocado por: António CostaBoas Tardes

Os painéis CPC não são da marca Vicoren que é comercializada pela Galécia mas sim pela AoSol são painéis especificos
    que funcionam pelo principio de parábola onde se concentra mais a radiação solar. A Galécia não creio que entre no apoio do governo, dirigi-se a um Banco que conceda crédito e ser-lhe-á informado quais as empresas aderentes.

Os painéis solares que recomendo são de óxido de titânio de alto rendimento semelhantes ao CPC e quase todas as marcas o possuem, o que conta é o rendimento (rendimento óptico).

Caso esteja interessado possuo o CAP (instalador autorizado) e poder-lhe-ei dar mais algum,as informações, deixando o seu e-mail para posterior contacto.

Cumps
    Discordam deste comentário:Marante
  7.  # 20

Colocado por: MaranteOs melhores painéis cpc do mercado sao os vicoren, eram os únicos na medida do governo como cpc's

não acredito que sejam os melhores!

0.0241 seg. NEW