Iniciar sessão ou registar-se
    • in23
    • 8 agosto 2017 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Trabalhei numa empresa durante 3 meses e 8 dias. Foi-me prometido um contrato sem termo e o ordenado mínimo, pago a dia 30/31/1.
    Horário: 2ª a 6ª das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 20:00 e sábados das 10:30 às 13:00 e das 14:30 às 19:00.

    Apesar de muita insistência junto do verdadeiro (porque aquilo tem um "testa de ferro") dono/gerente a propósito do contrato, a resposta era sempre semelhante: "não tenho tempo nem paciência".
    Igual a insistência relativamente ao ordenado, pago em dinheiro, que nem sempre veio por inteiro. Com 10-15 dias de atraso, lá ele me dava 557€ para a mão.

    Maioritariamente um trabalho de escritório e atendimento ao cliente, também passava pelo transporte de material em viatura da empresa (imagino).
    Por mais do que uma vez fui pressionado para fazer esse transporte entre as 13:00 e as 15:00.

    Passados 3 meses e 8 dias vi-me obrigado a ir embora porque, como se não bastasse a ausência de condições básicas de trabalho e a obrigação de compactuar com situações muito manhosas, ainda me foi exigido que esticasse o meu horário, na minha opinião já bastante abusivo, conforme o verdadeiro dono/gerente achasse conveniente.

    Uma vez que esse senhor ainda me ficou a dever 1 mês e 7 dias de trabalho e se recusa a pagar, pergunto: o que posso fazer relativamente a esta situação?

    Obrigado desde já.
  1.  # 2

    ACT...
    http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx

    E talvez arranjar um advogado para o direccionar.
    Mas ligue para estes senhores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: in23
    • in23
    • 8 agosto 2017

     # 3

    Obrigado, Pedro.
  2.  # 4

    fiz mal as contas ou isso dá mais do que as 40 horas por semana?

    assinou o tal contracto sem termo? recebia os recibos de vencimento?
  3.  # 5

    se nao for indescricao qual é o ramo?
  4.  # 6

    Uma vez que esse senhor ainda me ficou a dever 1 mês e 7 dias de trabalho e se recusa a pagar, pergunto: o que posso fazer relativamente a esta situação?


    Faça queixa na Autoridade para as Condições do Trabalho quanto ao não pagamento do salário e quanto ao excesso de horas de trabalho. Simultaneamente vá ao Tribunal de Trabalho, solicite um atendimento com o Procurador do Ministério Público, tendo em vista instaurar ação para pagamento dos salários em atraso e do trabalho suplementar efetuado.
  5.  # 7

    Se percebi bem, nunca assinou contrato e nunca teve recibos de vencimento, certo?

    Sem papéis acho que não é fácil fazer seja o que for.
  6.  # 8

    Sem papéis acho que não é fácil fazer seja o que for.

    Contrato de trabalho escrito não é obrigatório (a consequência é que não existindo, por escrito, é considerada uma relação jurídica de trabalho por tempo indeterminado).

    Recibos de vencimento é obrigatório entregar ao trabalhador, mas não existindo, o relevante é consultar se existem ou não contribuições para a Segurança Social (tem de pedir um extrato atualizado junto da SS).

    Se não existirem contribuições, então aí a única solução é mesmo ação no Tribunal de Trabalho, desta feita para reconhecimento judicial da existência da relação de trabalho, bem como para pagamento dos salários em atraso e do trabalho suplementar efetuado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  7.  # 9

    Alem do que referiram, passe na segurancial e verifique descontos.. ( nao ira ter, ca para mim)... Registe.se seg social direta...

    Julgados da paz 35 euros...

    Nao sei se nao informava fornecedores de que era credor da quantia x...
 
0.0118 seg. NEW