Iniciar sessão ou registar-se
    • cama
    • 19 junho 2009

# 1

Pretendo saber o que fazer com um pavimento de tacos de madeira envernizados, que estão a empolar. A que será devido esse empolamento? Poderei levantar apenas os tacos empenados ou terei que levantar o pavimento todo? Muito obrigado pelas dicas que me elucidem.
  1.  # 2

Colocado por: camaA que será devido esse empolamento?
    Aprendi na escola que «o calor dilata os corpos» :-))
    Mas no caso da madeira, o calor SECA os corpos. Por isso, com o calor que tem feito, devia era estar a abrir gretas nas juntas.

Se está a inchar é porque há algures ÁGUA a ensopar essa madeira (fuga na canalização? rega? banheira/base de chuveiro mal impermeabilizada?).

Portanto, o primeiro problema a resolver não é a madeira que empolou (efeito). É a causa (/infiltração?) desse empolamento.
    • cama
    • 23 junho 2009

# 3

Muito obrigado pela dica. Já agora: posso (devo) reutilizar os tacos depois de totalmente secos, ou devo substituir a totalidade do pavimento? O empolamento era, realmente, devido a infiltração de água, já resolvida.
    Concordam com este comentário: smsousa
  2.  # 4

Ainda bem que a causa está resolvida. Onde era?

Quanto à reutilização: de que tipo de "tacos" estamos a falar (dimensões - comprimento, largura, espessura - e que madeira)?
    Em princípio, se os re-utilizar agora (isto é, JÁ, sem esperar que eles sequem), irá ver umas enormes juntas entre eles no próximo Verão. Em princípio poderá reutilizá-los depois de secos, desde que não estejam empenados.
    • cama
    • 23 junho 2009

# 5

Era uma fuga numa base de duche, que irrigou para o lado - "hall" de tacos de que estamos a falar - e para baixo - tectos do andar de baixo.
    Os tacos são maciços, envernizados, em jatobá (?) e têm as dimensões 420 x 75 x 10 (mm).
    Mais uma vez, muito obrigado pela colaboração.
    • nm96
    • 1 outubro 2014

# 6

boas! desculpem ressuscitar este tópico. Na casa onde estou a habitar agora houve uma inundação e o soalho começou a empolar. tive a casa aberta e o desumidificador ligado sempre que não a podia deixar aberta, mas eles empolaram, agora as portas mal abrem. como devo fazer para resolver este problema? alguém me sabe dar uma noção de preços e/ou reparadores na zona do porto?
  3.  # 7

boas
    deve ter que arrancar alguns para dar folga novamente e tornar a lixar
    qualquer preço até 16 euros é aceitável para este tipo de trabalho.
    abraço

0.0068 seg. NEW