Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos,
    Ainda se vão rir de mim, mas estou com uma dúvida. A lei das acessibilidades define as regras dentro de uma habitação e define o que deve ser fora dela, mas em nenhuma parte consigo ver definido a transição entre as duas partes. pode haver aqui um desnível ou tem de ser de nível? ou aplica-se aqui o nº 4.8.2?

    outra questão tem a ver com as rampas de acesso, a lei estipula 6% em 10m. mas se for 6.2% ou 10.2m?
      15.JPG
  2.  # 2

    o 4.8.2 aplica-se a todas as zonas exigidas para serem acessíveis e ao percurso acessível

    quanto á rampa as normas são claras, apos 10 m de rampa com um inclinação de 6% devem ser interrompidas por um patamar de descanso

    se a inclinação for de 8% então apos 5 metros de rampa deve interromper e ter um patamar de descanso.

    ps: os 10 m e 5 m referidos é em projeção horizontal do troço de rampa.
  3.  # 3

    portanto 6.1% ou mesmo 6.2% está fora de questão... lá vou eu ter de fazer curvas no percurso..

    ou então.. fazer uma serie de 5m onde a rampa pode ter mais de 6%.. entendido...

    gosto pouco de entrar de nível nas casas, mas vai ter de ser. ou melhor é ir dormir e voltar a olhar pra isto amanha de manha chega a uma hora que cansa a cabeça e eu já não tenho idade pra isso.
  4.  # 4

    antony

    tem sempre a prerrogativa tuga aceite em algumas camaras que é dizer que a escadaria suporta uma plataforma elevatória, embora a lei diga que ela tem de estar lá de raiz.
  5.  # 5

    Obrigado Marco, não é grave, percebo o que queres dizer mas consegui resolver a minha situação de outra forma sem manhices, prefiro assim.

    vou subir o nível do percurso e criar uma calha nas zonas de maior acumulação de água. tinha um problema por causa da possibilidade de acumulação de agua nessa zona pois acedo á casa basicamente pelas traseiras a descer, o interior da casa depois abre-se para um vale. resolve-se com um pendente para fora em todo o percurso e uma calha a escoar na parte coberta.. Náo havendo chuva directa não será problema.

    aliás esses metros extras ajudarão a baixar a pendente das rampas dos 6% talvez consiga fazer como tinha inicialmente.. mas agora só amanha. hoje já estou sem pachorra.
  6.  # 6

    antony

    não estou a perceber nada

    vejamos temos um corte em que temos 4.1 de percurso para vencer 10 cm ( 8 cm + 2 cm de soleira) o que dá uma inclinação de 1.5 % qual é a duvida ??

    um percurso acessível pode ter uma inclinação até 5% sem ressaltos superiores a 2 cm perfeitamente.
  7.  # 7

    nenhuma dúvida, apenas cansaço ás tantas da manhã... :) era que baixar até esses 10cm não consigo fazer com 6% de rampa e eu estava a teimar comigo mesmo...
  8.  # 8

    E tendo 5% de inclinação não é considerado "rampa", pelo que é dispensado a instalação de corrimão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  9.  # 9

    ainda terá de ter corrimão? ou pode ser como as banheiras na wc.. basta prever a instalação delas...

    vou repensar este percurso.
  10.  # 10

    antony

    está lá bem descrito as situações em que tem de levar corrimão de origem

    2.5.7

    se vencerem um desnível até 20 cm não precisam de corrimões

    se vencerem um desnível entre 20 cm a 40 cm e a rampa tiver uma inclinação igual ou inferior a 6% pode ter corrimão apenas num dos lados.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  11.  # 11

    é mas neste momento tinham 8% e vencem 40cm em cada lance... vou refazer o percurso, não vou andar a dividir o jardim com corrimões. Vou ter de explicar ao cliente que não vai ter a entrada onde quer por causa de precisar de corrimões. Por mim até é melhor porque eu preferia um percurso mais sinuoso ao contrário do cliente, mas sei que depois de lhe explicar essa situação ele vai mudar automaticamente de ideias.

    fico com uma rampa suave de entre 2 e 3%

    Obrigado a todos pelo vosso contributo.
  12.  # 12

    Colocado por: antonylemosé mas neste momento tinham 8% e vencem 40cm em cada lance... vou refazer o percurso, não vou andar a dividir o jardim com corrimões. Vou ter de explicar ao cliente que não vai ter a entrada onde quer por causa de precisar de corrimões. Por mim até é melhor porque eu preferia um percurso mais sinuoso ao contrário do cliente, mas sei que depois de lhe explicar essa situação ele vai mudar automaticamente de ideias.

    fico com uma rampa suave de entre 2 e 3%

    Obrigado a todos pelo vosso contributo.


    Até,dá , ... dó.
    Cmps!
    • m.arq
    • 14 agosto 2017 editado

     # 13

    Colocado por: marco1antony

    está lá bem descrito as situações em que tem de levar corrimão de origem

    2.5.7

    se vencerem um desnível até 20 cm não precisam de corrimões

    se vencerem um desnível entre 20 cm a 40 cm e a rampa tiver uma inclinação igual ou inferior a 6% pode ter corrimão apenas num dos lados.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:antonylemos



    Cmps!
      14.png
    •  
      GMCQ
    • 14 agosto 2017

     # 14

    Colocado por: m.arq


    Cmps!
      14.png


    Esse desenho é seu?
  13.  # 15

    m.arq

    boa questão
    será que vão meter plataforma elevatória de raiz??
  14.  # 16

    Colocado por: GMCQ

    Esse desenho é seu?


    Não,não, ... Não.
    Até pq a ASAE obrigaria a uma cancela de proteção, no acesso à cave.
    Até pq a Arquitectura aconselharia q o cobertor das escadas, fosse prolongamento ( no mínimo ) no 1º degrau, no acesso à cave.
    Até pq entre fumos de gases de escape e fogão de cozinha (bem como entre aquecimentos centrais) deveria haver separação, no acesso à cave.
    ...
    Cmps!
    • m.arq
    • 15 agosto 2017 editado

     # 17

    Colocado por: marco1m.arq

    boa questão
    será que vão meter plataforma elevatória de raiz??


    Pois é marco1!
    A ideia é (Ou deveria ser, na minha opinião) "CONDIÇÕES PARA" e grande sensibilidade/inteligência ( Termo de responsabilidade? ).
    Agora o marco1 e tb o Pedro Barradas (Arqs. Residentes ), á 1ª questão sobre um desenho, levam tantos outros atrás com ; E as acessibilidades, acessibilidades e acessibilidades ?
    O antony já está baralhado, entre fazer percursos pelo jardim ou outra coisa, ... Com 0.02 (boleados) vai permitir q água da chuva e poeira entrem pela casa adentro ?

    Cmps!
  15.  # 18

    oi? não é isso que me baralha. a poeira não vai entrar, mas sim, apenas 0.02 boleados podia perfeitamente entrar chuva pela casa dentro. agora com 0.10 já não, ou com uma rampa pequena. o que eu no fundo queria saber era se á entrada de uma habitação permitiam ter um degrau baixo, como não encontrei nada especifico sobre isso fiz a pergunta. É que a segunda leitura de documentos tipo os DL cansa-me a vista e treme a leitura, obriga-me a ter de largar a leitura e ir regar a horta para descansar os olhos, por isso tb para fazer conversa pus aqui a questão. e depois também queria saber se entre 6% ou 6.2% alguém chateia o povo. podia haver algum grau de tolerância mas pelos vistos parece não haver muito.

    seja como for, o corrimão arrumou com a questão para canto.

    Mas olha, pq é que meteste aqui esse desenho? não estou a ver a relação.
  16.  # 19

    m.arq.

    compreendo as suas dificuldades :)
    no entanto deixe.me dizer-lhe que já há alguns anos todos os meus projetos cumprem com as acessibilidades, sempre consegui resolver isso, e olhe que na pratica é sempre melhor ter uma casa acessível, não me arrependo.
    se os outros atropelam que sejam felizes com o que tem, e que se entendam com as tutelas das suas terrinhas.
    é um fator por vezes limitativo do "desenho", é., mas também que eu saiba ainda não me vieram dizer que a água e poeira entrou em casa. talvez porque isso também foi pensado.( 5% de inclinação não é rampa) logo pode escoar o que bem lhe apetecer.
  17.  # 20

    Colocado por: marco1m.arq.

    compreendo as suas dificuldades :)
    no entanto deixe.me dizer-lhe que já há alguns anos todos os meus projetos cumprem com as acessibilidades, sempre consegui resolver isso, e olhe que na pratica é sempre melhor ter uma casa acessível, não me arrependo.
    se os outros atropelam que sejam felizes com o que tem, e que se entendam com as tutelas das suas terrinhas.
    é um fator por vezes limitativo do "desenho", é., mas também que eu saiba ainda não me vieram dizer que a água e poeira entrou em casa. talvez porque isso também foi pensado.( 5% de inclinação não é rampa) logo pode escoar o que bem lhe apetecer.


    Compreendo as suas dificuldades :)
    Limitativo para o desenho ou para as pessoas com mobilidade não condicionada?
 
0.0209 seg. NEW