Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    No seguimento de uma interpelação num outro post:

    Boas

    Para além do sistema empírico, que leva o seu tempo, como é que se faz? Ou, por outras palavras, que dados é que eu preciso de ter para não fazer asneira?


    Para além de usar as referidas tabelas, que não conheço, pode usar um método gráfico em que "apenas" necessita de saber a altura do ano a partir do qual quer sombrear a janela e o ângulo de incidência dos raios solares correspondente a essa altura.
    vou tentar por aqui um esquema em que A representa a posição do sol e o ângulo A é o ângulo de incidência nessa altura do ano. Nos retantes paríodos, representados por B, tem incidência na janela.

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 2

    Colocado por: j cardosoBoas

    No seguimento de uma interpelação num outro post:

    Boas

    Para além do sistema empírico, que leva o seu tempo, como é que se faz? Ou, por outras palavras, que dados é que eu preciso de ter para não fazer asneira?


    Para além de usar as referidas tabelas, que não conheço, pode usar um método gráfico em que "apenas" necessita de saber a altura do ano a partir do qual quer sombrear a janela e o ângulo de incidência dos raios solares correspondente a essa altura.
    vou tentar por aqui um esquema em que A representa a posição do sol e o ângulo A é o ângulo de incidência nessa altura do ano. Nos retantes paríodos, representados por B, tem incidência na janela.

    cumps
    José Cardoso


    Obrigada, já percebi. Ao ângulo de incidência "geográfico" do sol já tinha chegado, era a "pala" e a "parede" que me faltavam ;)
  3.  # 3

    A outra coisa que se começou a discutir a propósito de massa térmica foi o isolamento de paredes de pedra, principalmente em renovação, claro, que é quando o problema surge com maior acuidade.

    O RCCTE considera que o ideal é uma grande massa térmica por dentro e um bom isolamento por fora. Para além disso não ser normalmente viável em renovação, há o problema apontado pelo J.Fernandes da lentidão do aquecimento que não se cuaduna com a maneira de viver da maioria das pessoas que só chega a casa à noite e gostaria de aquecer rapidamente, sem necessidade de manter a casa uma temperatura estável de conforto.

    Por acaso não será esse o meu caso, mas, regulamento à parte, eu interrogo-me sobre a melhor forma de isolar para o inverno (por dentro) e se, ao fazê-lo, eu não estou a perder qualidades "de verão".
  4.  # 4

    Boas

    interrogo-me sobre a melhor forma de isolar para o inverno (por dentro) e se, ao fazê-lo, eu não estou a perder qualidades "de verão".

    Não. O isolamento de paredes, pavimentos e coberturas são tão necessários de verão como de inverno.
    O que precisa fazer, em relação ao verão, é escolher criteriosamente os vãos envidraçados, incluindo vidros, caixilharias e respectiva protecção exterior. Claro que uma boa exposição solar é importante, mas não se pode mexer aí a não ser racionalizando a disposição dos vãos envidraçados e factores de sombreamento como palas e outros elementos.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
 
0.0108 seg. NEW