Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 19 junho 2009 editado

     # 1

    Caríssimos,

    A construção da minha vivenda vai começar ma próxima semana e, apesar de existir um técnico responsável, já sabemos bem que na prática tem que ser o dono da obra a fazer a fiscalização dos trabalhos.

    Assim, venho pedir ajuda para interpretar certos aspectos do projecto de estabilidade. Começo pelo projecto de vigas.

    teste

    Neste diagrama, existem aspectos que me parecem óbvios:
    -Esta viga está entre os pilares P3 e P4 ;
    -Tem 30 cm de largura e 40 cm de altura;
    -A armadura interior tem 26 cm de largura e 36 cm de altura;
    -Tem 4,05 metros de comprimento;

    Mas...

    O que significam as linhas amarelas, azuis e verdes ????
  1.  # 2

    Boas

    - Linhas amarelas: eixos de cotagem; ex.: 4,05 m entre linhas

    - Linhas azuis: armaduras longitudinais. Neste caso:
    Armadura inferior com 2 ferros de 12mm c7 4,26 m de comprimento
    Armadura superior de montagem: 2 ferros de 10 mm c/ 4,50 m
    Armadura superior de reforço: 2 ferros de10 mm c/ 1,2 m (lado esquerdo) + 2 ferros de 10 mm c/ 1,25 m (lado direito)
    estes comprimentos incluem já o comprimento de amarração do ferro ( 25 cm e 29 cm)

    Linha verde: representa a zona da viga onde deve colocar os estribos; neste caso ao longo de 3,55 m (entre a face interior dos pilares) deve colocar 20 estribos de ferro de 6 mm afastados 18 cm.

    cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 19 junho 2009

     # 3

    Caro j cardoso, agradeço a sua resposta rápida e clara. Percebo agora perfeitamente todos os diagramas de vigas do projecto.

    É um prazer partilhar este espaço com utilizadores tão prestáveis. Muito obrigado.
  2.  # 4

    Bom dia
    Gostava de ajuda para poder "descodificar" o que significam estes valores. Por exemplo, se eu for comprar ferro para a obra, o que peço?
    Obrigado
      Sapatas.jpg
  3.  # 5

    E se não for pedir muito, aqui vão mais dois "puzzles"
    Obrigado
      DSC00002.jpg
  4.  # 6

    Boas

    O primeiro desenho representa uma viga de fundação de 30 cm de largura por 40 cm de altura, que une duas sapatas onde descarregam os pilares P10 e P12
    - Uma das sapatas tem as medidas de 2,40 m x 2,40 m e outra 2,20 m x 2,20 m; ambas têm 70cm de altura e estão colocadas sobre uma camada de betão de regularização com 10 cm de altura. Ambas serão armadas com uma armadura em ferro de 22 ferros de 10 mm em cada direcção. A armadura superior da viga é de 2 ferros de 16 mm com 61 + 397 + 61 = 519 cm de comprimento e a armadura inferior é de 2 ferros de 16 mm com 43 + 397 + 43 = 483 cm de comprimento. Terá 1 estribo em ferro de 8 mm a cada 30 cm.

    O outro desenho é o mapa de pilares. Tomando como exemplo o pilar Tipo 16 (x1):
    - BET 30 x 20: medidas do pilar: 30 cm x 20 cm
    - L = 310 lb = 53: 310 cm será a altura livre do pilar ( ou a distância entre eixos das vigas que descarregam nos pilares). 53 cm será o comprimento de amarração, isto é, quando betona um pilar prolonga os ferros 53 cm para cima de maneira que quando for fazer o tramo do pilar do piso seguinte a armadura vai amarrar (sobrepor) a esta nestes 53 cm (nesta zona é como se o pilar tivesse 2 armaduras).
    - 2 x 2 ferros de 20: a armadura nos cantos (2 x 2 = 4) é de ferro de 20 mm
    - B/H: 2 x 1 ferro de 16: armadura de reforço nas faces laterais de 2 x 1 = 2 ferros de 16 mm
    - estribos de ferr de 8 mm a cada 15 cm

    se eu for comprar ferro para a obra, o que peço?

    Tem o nº e o comprimento dos ferros necessários, é fazer as contas para cada diâmetro de ferro a usar: X metros de ferro de 8 mm, Y metros de ferro de 12 mm, Z metros de ferro de 16, de 20, etc. Sabendo quanto pesa 1 m de cada um, fazer as contas e sabe quantas toneladas precisa para cada um - não esquecer o desperdício (pontas que sobram) e que não deve ser inferior a 10%.
    Esta contas terão de ser feitas para todos os elementos de betão armado: sapatas, vigas, lajes, escadas, etc.
    Obs.: não me parece um trabalho fácil para quem não está habituado a fazê-lo

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 7

    Vulgarmente os programas de cálculo podem produzir uma lista com quantidades por varões, pelo menos o Cype fá-lo. Peça ao projectista que lha forneça e adicione 18% a 20% de desperdício.

    Colocado por: j cardosoObs.: não me parece um trabalho fácil para quem não está habituado a fazê-lo

    Nada mesmo

    Colocado por: j cardosonão esquecer o desperdício (pontas que sobram) e que não deve ser inferior a 10%.

    10% nunca chegam. Em todas as obras que controlámos os desperdícios de ferro, nunca se saiu de lá com menos de 15%. Só a diferença entre o peso teórico por diâmetro e o peso real pode ir até 4% que a norma portuguesa permite-o. Eu, em orçamento considero 18
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, pilav
  6.  # 8

    Boa noite
    Antes de mais, queria agradecer os comentários aos desenhos. É de louvar a atitude dos Srs que esclarecem quem nada ou pouco percebe de construção.
    Mas fiquei com uma dúvida: se a medição for feita e o ferro comprado já cortado, moldado e montado (caso das sapatas, pilares e algumas vigas) ainda temos de ter em conta o desperdício? É que se eu quero x ferros de 10 com a medida tal para uma lage (por exemplo), e se o ferro já vier com aquelas medidas, não entendo os 15 ou mais % de desperdício.
    Obrigado
    João
  7.  # 9

    Sr. Paulo
    O programa usado neste Projecto de Estabilidade foi o TriCalc, pelo menos é esse o nome que vi no Projecto. Não sei se esse programa faz uma lista de quantidades. E de qualquer forma o Sr Eng. que elaborou este projecto apenas me entregou em formato de papel, não o tenho em suporte informático, e quando o questionei acerca do formato digital, disse-me que não era hábito entregá-lo ao dono do projecto, pelo que não me facultava o mesmo.
    Enfim...
  8.  # 10

    Boas

    Se pretende comprar a armadura já pronta a instalar não precisa da medição: tem é que dar uma cópia do projecto ao fornecedor e pedir orçamento. Claro que o fornecedor inclui o desperdício no preço que lhe apresenta.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 11

    Boas

    Não sei se esse programa faz uma lista de quantidades.

    Faz.

    disse-me que não era hábito entregá-lo ao dono do projecto, pelo que não me facultava o mesmo.

    Uma atitude vulgar mas, quanto a mim, incompreensível

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 12

    Colocado por: j cardosoSe pretende comprar a armadura já pronta a instalar não precisa da medição: t

    Eu não o fazia, jamais.

    Estive numa obra com 10.000Tn de ferro, que era entregue todo moldado, etiquetado e pronto a montar. Acreditem ou não, saímos de lá com 5% de desperdício, não parecer muito, mas foram só 500Tn. Na teoria parece fácil, mas na realidade é bem mais complicado do que parece. Por exemplo, se numa lage temos armadura inferior e superior, qual encomendamos primeiro?
  11.  # 13

    Boas

    Eu não o fazia, jamais.

    Já vi o sistema funcionar sem grandes problemas. O que não garanto é que haja alguma vantagem financeira. Nos (poucos ) casos em que estive envolvido a razão para se agir dessa forma teve a ver com o prazo de execução (e também com o espaço disponível para estaleiro): todas as horas contavam. E envolvia pessoal cuja única função era garantir a disponibilidade e entrada em obra escalonada e quase cronometrada.

    mas foram só 500Tn

    500 Tn é muito, mas não deixam de ser 5%. Por curiosidade, que fizeram ao desperdício?

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 14

    Colocado por: j cardosoPor curiosidade, que fizeram ao desperdício?


    O que se passou foi que as encomendas foram mal feitas e cedo demais e o ferro ficou amontado em estaleiro. Como era difícil chegar ao que se queria, usava-se outro parecido, Quando sobrava, betonava-se numa laje. Como nós só fornecíamos a mão de obra e o empreiteiro geral fornecia os materiais (Alemanha), para nós era igual ao litro, que pagava era o dono de obra (dai a minha aversão a ver os donos de obras a comprarem materiais, julgando que poupam dinheiro).

    E teria sido, se não fosse o burro do nosso engenheiro que se lembrou de ir pedir, contra todos os avisos, essa diferença na quantidade de ferro aos alemães. Eles aceitaram, claro está, porque era verdade e a seguir debitaram-nos o custo do material.
  13.  # 15

    Boas

    dai a minha aversão a ver os donos de obras a comprarem materiais, julgando que poupam dinheiro

    como eu o compreendo .. Só que eu já (quase) desisti de os convencer.

    o burro do nosso engenheiro

    Então isso diz-se? :-)

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 16

    Sr José Cardoso

    Desculpe voltar a questionar os desenhos que enviei, mas fiquei com dúvidas:
    - Uma das sapatas é de 2,20m de comprimento mas a altura da sapata é de 0,70m. Assim, para medir o ferro, temos de fazer 0,70 + 2,20 + 0,70, certo?
    - Por baixo da armadura superior da viga aparece 377,5. Isso serve apenas para medir a distância entre o centro dos 2 pilares, ou é outro ferro que é necessário contabilizar?
    - Na sapata onde diz 220 (P+210+P), o significado do P deve ser 5cm... mas qual a função?
    - A armadura superior e inferiro da viga de fundação têm dimensões diferentes? 519cm na superior e 483 na inferior? Não deveriam ser do mesmo tamanho?
    - Onde diz VF3 (30x40), no desenho logo abaio tem uma saliência que sai do canto superior direito da viga. Qual o significado?

    Em relação ao desenho dos pilares, fiquei com dúvidas nos pilares 15 e 18.
    - No pilar 18 fala numa armdura de esperas, ue não sei o que seja e 1+1estº8//20
    - No pilar 15, aparece 2 est º 8//20. O que significa?
    - Em ambos os pilares aparecem umas "saliências" para o interior dos pilares. O que são?

    Peço desculpa se estiver a abusar da Vossa paciência.

    Obrigado
    João
  15.  # 17

    Boas

    Uma das sapatas é de 2,20m de comprimento mas a altura da sapata é de 0,70m. Assim, para medir o ferro, temos de fazer 0,70 + 2,20 + 0,70, certo?

    Basta 0,3 + 2,1 + 0,3 = 2,7 ( 2,1 porque a armadura dobra para cima a 5 cm da face da sapata: 2,2 -2 x 0,5 = 2,1


    - Por baixo da armadura superior da viga aparece 377,5. Isso serve apenas para medir a distância entre o centro dos 2 pilares, ou é outro ferro que é necessário contabilizar?

    É a distância entre os eixos dos 2 pilares


    - Na sapata onde diz 220 (P+210+P), o significado do P deve ser 5cm... mas qual a função?

    É o recobrimento da armadura, ou seja, a espessura de betão que impede o ferro de entrar em contacto com agentes exteriores que podiam deteriorá-lo. Por isso no ferro da sapata é 0,3 + 2,1 + 0,3 como disse atrás

    - A armadura superior e inferiro da viga de fundação têm dimensões diferentes? 519cm na superior e 483 na inferior? Não deveriam ser do mesmo tamanho?

    Em geral não são nem têm de ser

    Onde diz VF3 (30x40), no desenho logo abaio tem uma saliência que sai do canto superior direito da viga. Qual o significado?

    São as pontas do ferro que constitui o estribo

    - No pilar 18 fala numa armadura de esperas, ue não sei o que seja e 1+1estº8//20

    Presumo que o pilar 18 arranca na sapata. Ao betonar a sapata deve deixar-se instalada a armadura de espera. No fundo é a 1ª armadura do pilar. Ao fazer o resto do pilar a armadura vai amarrar a esta. Nem todos os empreiteiros colocam esta armadura, antes instalam de imediato a armadura do pilar com a altura total. O que acontece muito é que se não tiverem cuidado, enquanto não fazem o resto do pilar a armadura começa a vergar e ganha curvatura, pelo que depois encosta à cofragem e não só não se obtém a tal armadura de recobrimento como as armaduras nunca ficam rigorosamente verticais, como deviam. Assim, instala-se a armadura de espera e depois amarra-se a outra a esta.

    - No pilar 15, aparece 2 est º 8//20. O que significa?

    Se reparar bem vai ver que aquilo que parece apenas um estribo são na realidade 2 estribos: cada um vai amarrar dois varões de canto e dois do meio; o outro estribo amarra o resto. Logo: 2 estribos de ferro de 8 mm a cada 20 cm

    - Em ambos os pilares aparecem umas "saliências" para o interior dos pilares. O que são?

    São as pontas do ferro que constitui o estribo

    Peço desculpa se estiver a abusar da Vossa paciência.


    Por mim não se preocupe, o máximo que pode acontecer é eu não responder (o que acho que não vai acontecer) ou demorar um pouco até "recarregar".

    cumps
    José Cardoso
  16.  # 18

    Bom dia

    Envio agora uma imagem de uma viga.V116, V117 e V118. Na armadura superior da viga, supostamente V117 ou V116 (não sei a partir de que medida passa a ser uma e deixa de ser outra), no local onde arranca o P18, aparecem 4 linhas, todas de ferro º12, mas com medidas diferentes. O que vou escrever parece não ter lógica, mas estes ferros estão sobrepostos na viga? Qual a função? Este projecto é para uma casa com uma garagem, uma R/C e um 1º piso e não um Hotel. O mesmo acontece na armadura inferior da viga, no P38.Presumo que a situação seja a mesma.
    - Na armadura superior da viga aparecem 3 ferros, todos de º12, mas com diferentes medidas (12P+390; 387 e 456+25P). Porquê cortar 3 ferros quando podia ser colocado apenas um ferro com a soma dos 3 ferros (ficava tipo 12P+1233+25P). Uma das razões será pq o ferro é de 12m de comprimento? Ou tem outra justificação?
    De seguida envio a lage que irá suportar estas vigas (e claro, com mais dúvidas na sua interpretação)...
      Vigas118.jpg
  17.  # 19

    Na lage na qual estão inseridas as vigas anteriores, coloco uma imagem da armadura da base superior e de punçoamento; não coloquei a da base inferior porque pareceu-me simples a sua interpretação. Mas na bae superior, o que significam aqueles ferrs junto ao P37, junto ao P32/P33 e junto ao P39? Além disso, na armadura de punçoamento aparecem uns "códigos" junto ao P37. O que são?
    Sei que na armadura superior (e inferior tb) ferros º10//15 e º10//10. mas no desenho aparecem pontas (o suposto P), mas neste caso não tem medidas. Assumimos alguma medida por defeito?

    Obrigado mais uma vez
    João
      Lage da viga 118.jpg
  18.  # 20

    Boas

    Na armadura superior da viga, supostamente V117 ou V116 (não sei a partir de que medida passa a ser uma e deixa de ser outra

    As linhas verticais a tracejado indicam onde acaba uma e começa outra

    … no local onde arranca o P18, aparecem 4 linhas, todas de ferro º12, mas com medidas diferentes. O que vou escrever parece não ter lógica, mas estes ferros estão sobrepostos na viga? Qual a função? Este projecto é para uma casa com uma garagem, uma R/C e um 1º piso e não um Hotel.

    Essa armadura aparece sempre que a viga intercepta um pilar já que são zonas da viga sujeitas a maiores esforços . O comprimento diferente é o que normalmente acontece. Merece-me no entanto um reparo: eu teria reduzido o nº de varões usando maiores diâmetros, ou seja, em vez de uma armadura de reforço com 7 ferros de 12 mm e que correspondem a 7,91 cm2 (não se preocupe com o que significa é um indicador da quantidade de armadura) eu colocaria 4 ferros de 16 mm que corresponderiam a 8,04 cm2. A diferença é mínima, reduziria a mão de obra e, mais importante, reduziria o nº de camadas de ferro o que, para além de outras consequências, permite uma betonagem mais correcta (com muitos ferros é mais difícil espalhar e vibrar correctamente o betão)

    O mesmo acontece na armadura inferior da viga, no P38.Presumo que a situação seja a mesma.

    A mesma razão que a anterior. A diferença é que aqui a viga recebe a carga do pilar, e não ao contrário; pelo que a armadura de reforço está na base da viga.

    Na armadura superior da viga aparecem 3 ferros, todos de º12, mas com diferentes medidas (12P+390; 387 e 456+25P). Porquê cortar 3 ferros quando podia ser colocado apenas um ferro com a soma dos 3 ferros (ficava tipo 12P+1233+25P). Uma das razões será pq o ferro é de 12m de comprimento? Ou tem outra justificação?

    Na verdade não é 1 ferro mas sim 2 em cada viga com os comprimentos que indicados. Não podem ser os mesmos porque a largura das vigas varia: 20 cm, 30 cm e outra vez 20 cm. Como estes ferros têm de ser colocados nos cantos superiores das vigas, quando a largura desta muda também muda a sua posição dos ferros, pelo que têm de ser cortados ali.

    Mas na base superior, o que significam aqueles ferros junto ao P37, junto ao P32/P33 e junto ao P39?

    Parece-me haver aqui um equívoco na designação da planta. O que está representado é a armadura de base superior (VM1) e a armadura de reforço superior de que aqueles ferros fazem parte. Quanto à sua leitura será, por exemplo: (47 + 100 + 48) (195) 2 ferros de 10: armadura de reforço constituída por 2 ferros de 10 mm com um desenvolvimento horizontal de 100 cm e dobrando 47 cm num extremo e 48 cm noutro, pelo que o comprimento total do varão será 47 + 100 + 48 = 195 cm. O mesmo para os outros reforços.

    Além disso, na armadura de punçoamento aparecem uns "códigos" junto ao P37. O que são?

    São a armadura de punçoamento. Tem de haver, algures no projecto, um pormenor desta armadura onde poderá ser esclarecida esta terminologia. Sem ver este pormenor não tenho a certeza, mas a interpretação não andará longe disto:
    (21) 4 x 2 est.  8 /14
    2 X 3  12 / 20 (54)
    (21) – Presumo que seja a referência deste ferro no pormenor. Não tenho a certeza.
    O reforço ao punçoamento será constituída por 2 armaduras tipos diferentes:
    1 - 4 estribos duplos (x2) de ferro de 8 mm a cada 14 cm
    2 - 3 ferros de 12 mm afastados 20 cm, com o comprimento de 54 cm.

    Sei que na armadura superior (e inferior tb) ferros º10//15 e º10//10. mas no desenho aparecem pontas (o suposto P), mas neste caso não tem medidas. Assumimos alguma medida por defeito?

    Devia estar definido. Em todo o caso o comprimento máximo será a espessura da laje menos 3 cm, ou seja, 22 cm no máximo. Sem ver o cálculo, eu adoptaria por cerca de 15 cm.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0312 seg. NEW