Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia .
    Estou neste momento a construir uma moradia na zona de Lisboa e gostaria de saber se me podem ajudar no que respeita ao isolamento. Vão entrar agora as alvenarias. Estive a ler os varios tópicos sobre isolamento e existe muita coisa mas pouca para o meu caso.

    O que está proposto nas especialidades é paredes exteriores - pano duplo de tijolo cerâmico furado com caixa de ar de 60mm preenchida parcialmente com xps de 40mm- Pano exterior tijolo de 30x20x11 e pano interior 30x20x11.

    Pontes térmicas planas serão revestidas pelo exterior com xps de 30mm
    A casa tem a fachada principal orientada a este. É geminada no lado Norte com outra moradia.

    Na altura falei em capoto ao arq, mas ele disse que nao valeria a pena colocar.


    Obrigado desde já
  2.  # 2

    Tire essa caixa de ar a preencha tudo com 50 ou 60mm em XPS... Eu faria correcção de posntes termicas pelo interior... mas depende do nõ de pisos e se tem a possibilidade de meter tectos falso...

    Se não está a estrutura preparada para os descontos de solução parede simples + ETICS, só perguntando aos seus tecnicos.... se o seu arquitecto , de antemão lhe disse que não valia apaena... concerteza é porque para o seu caso não será a solução mais vantajosa...
  3.  # 3

    A casa é cave+R/c+1andar+sotao.
    Então a sua opiniao e tirar a parede dupla e prencher tudo com xps de 60mm? E com que tijolo? É muita a diferença?

    Eu na altura falei disso, vi aqui no forum as vossa fotos.

    O que devia ser é a foto 1
    A foto 2 é o que está
    A foto 3 é o que me aconselha?
      22.JPG
      3.JPG
      16.JPG
  4.  # 4

    enganei-me nas fotos
      3.jpg
      23.jpg
      1a.jpg
  5.  # 5

    Manter a parede dupla...mas sem caixa de ar.
    A foto 2, está errada , nao tem a correcção de pontes termicas.

    A foto 1 não me esclarece nada....

    A foto 3, aplanta esta preparada para ETICS
  6.  # 6

    AHHH... ;)

    realtivamente a esses detalhes, o que eu estou a considerar não é nehuma delas. pois não tem o caso com a correcção de PT pelo interior.
  7.  # 7

    o seu arquiteto é bom...não deve perceber um "boi " de construção...

    faça reboco de 2cm por fora, tijolo de 15cm no pano exterior, 5cm de xps, sem caixa de ar, tijolo de 11 cm no interior, e 2 cm de estuque.

    Foras térmicas todas por dentro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Sendo alvenaria dupla, com tijolo de espessuras diferenciadas, prefiro aplicar o mais espesso pelo lado interior.... @riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
  9.  # 9

    Nao lidas!!!! tal como tam´bem não lidas com as que existam na eventual bem feita e drenada caix de ar!!! ;)
    • riscos
    • 17 agosto 2017 editado

     # 10

    Colocado por: Pedro BarradasSendo alvenaria dupla, com tijolo de espessuras diferenciadas, prefiro aplicar o mais espesso pelo lado interior.... @riscos


    eu prefiro o de 15 por fora :)

    Colocado por: Anonimo18072022A
    E como lidas com as prováveis condensações que possam ocorrer na face fria do isolamento?


    É indiferente, 95% das caixas de ar são mal feitas e não resultam, acabas por ter a mesma situação de forrar tudo com xps, sempre se ganha mais espessura no isolamento
  10.  # 11

    entao a solução de Pano exterior tijolo de 30x20x11 e pano interior 30x20x11 xps de 40mm com caixa de ar de 60mm é para esquecer? Não é boa? Está mal feita?


    Basicamente o que estão todos a sugerir é o que está mas sem caixa de ar , aumentar o xps para 50mm e passar o tijolo interior para 15.
  11.  # 12

    Gostaria também de perceber porque está má a solução para poder discutir com o arq.
  12.  # 13

    Atenção que passando para parede 11+15 e ainda assim aumentar o XPS de 40 para 50/60mm, irá aumentar a espessura total da parede o que pode ser incompativel com o seu projecto, há consequencias.

    O projecto de REH, tem assim especificado tam´bem ou é só na arquitectura?

    Eu acho pouco 40mm de XPS, mesmo sendo em Loures...
  13.  # 14

    Imcompativel..como assim? Consequencias?
    Penso que está estipulado parede de 35. Será que da?

    A 30x20x11 e pano interior 30x20x11 xps de 40mm e a caixa de ar o que está mal?

    Nao se utiliza? É uma solução antiga? Está mal? Será que da para retificar para 11+15+ XPS de 60mm
  14.  # 15

    Colocado por: Bruno_Dias_PÉ uma solução antiga?

    Usava isso em 1999... mas com XPS de 30mm e caixa de 20mm. dava uma parede de 300mm de espessura...
  15.  # 16

    Penso que está estipulado parede de 35. Será que da?


    faça reboco de 2cm por fora, tijolo de 15cm no pano exterior, 5cm de xps, sem caixa de ar, tijolo de 11 cm no interior, e 2 cm de estuque.

    dá os 35 cm...veja lá como eu já sabia no #7 que era de 35
  16.  # 17

    Tijolo de 11 por fora para secar mais rapidamente. e 15 por dentro para ter maior resistência mecanica, andam mais roços e etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eei35229
  17.  # 18

    Colocado por: Bruno_Dias_P
    A 30x20x11 e pano interior 30x20x11 xps de 40mm e a caixa de ar o que está mal?


    É uma solução fraca. tijolo de 11 no exterior é fraco, isolamento de 4cm é fraco, caixa de ar se não for bem feita são 6cm que para nada servem. acaba por não ter uma parede compacta mas duas paredes finas independentes...
  18.  # 19

    Entao o que me aconselham é 15 por fora xps de 60mm no meio e 11 por dentro. Sem caixa de ar. Assim já não terei problemas?
    A parte dos pilares fazer como na foto.
      17.JPG
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasTijolo de 11 por fora para secar mais rapidamente


    Secar e fissurar ;))
 
0.0162 seg. NEW