Iniciar sessão ou registar-se
    • Phi11
    • 18 agosto 2017 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Mais uma vez recorro à vossa ajuda/conselhos.

    Eu e o meu namorado vivemos numa casa arrendada e estamos à procura de um imóvel para comprar.

    Acontece que até agora não temos tido grande sorte, ora porque o imóvel nao nos agrada ora porque quando gostamos perdemos sempre a oportunidade porque alguém já se adiantou a reservar/comprar.

    O problema é que a casa onde estamos está cada vez pior a nível de infiltrações e de humidade. O estado é de tal modo grave que o chão da casa começou a levantar e até já temos humidade na nossa própria roupa porque a humidade alastrou pelo guarda vestidos.

    O senhorio nada faz, já estamos cansados da situação, ele diz que o maximo que pode fazer é pintar as zonas onde se ve a humidade.. ora toda a gente sabe que isso nao resolve problema nenhum.

    Posto isto: uma vez que temos pouco capital próprio, acham que um contrato de arrendamento com promessa de compra é um bom negocio (se encontrarmos um imovel que nos agrade claro)?

    Os proprietários costumam estar disponíveis para este tipo de contrato?

    É que estar a pagar 450€ por uma casa assim é muito complicado..

    Obrigada!
  1.  # 2

    Colocado por: Phi11

    Posto isto: uma vez que temos pouco capital próprio, acham que um contrato de arrendamento com promessa de compra é um bom negocio (se encontrarmos um imovel que nos agrade claro)?

    Os proprietários costumam estar disponíveis para este tipo de contrato?


    Minha estimada, respondendo muito directamente à sua primeira questão, a resposta, é afirmativa. Os contratos de arrendamento com a opção de futura compra (em determinado prazo, ou sem prazo determinado) são uma solução cada vez mais utilizada no mercado imobiliário por quem procura uma casa, porquanto, esta opção possibilita o adiar a decisão de compra enquanto o proprietário pode receber mais pelo seu imóvel.

    Relativamente à seguinte questão, muito embora já seja possível encontrar ofertas de imóveis que se enquadrem dentro destas condições, estas ofertas têm-se ainda, muito limitadas. De salientar que este tipo de negócio é uma modalidade mista em que tem como objectivo final a compra da casa, mas que contempla um período inicial de arrendamento, pelo que o contrato pode e deve contemplar todas as condições que se mostrarem vantajosas para ambas as partes, sendo o prazo definido pelas mesmas, e pese embora não costume ultrapassar os dois anos, nada impede que o prazo seja mais longo se assim acordado.

    No entanto, nada obsta a que se possa concretizar a venda do imóvel antes do fim do prazo estipulado para o arrendamento, caso o inquilino manifeste essa vontade. É comum neste tipo de contrato que o proprietário defina que as rendas pagas durante o período de arrendamento sejam descontadas no valor total do imóvel, tornando assim o negócio mais apelativo para o potencial comprador e garantindo, de qualquer modo, um negócio interessante para o proprietário.

    Quanto ao documento propriamente dito para este tipo de contrato é apenas um contrato normal de arrendamento mas com mais algumas cláusulas que assegurem a possibilidade de compra no final do período de arrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
 
0.0052 seg. NEW