Iniciar sessão ou registar-se
    • ClioII
    • 19 agosto 2017 editado

     # 1

    Situação:

    Prédio com uns 27 anos, construção normalíssima, classe média ou média baixa.

    Os puxadores das portas interiores devem ser de zamac ou semelhante e estão a ceder agora (parte o manípulo). As fechaduras também não estão famosas.

    Penso, portanto, em trocar fechaduras e puxadores, mas sem trabalhos de carpintaria nenhuns. Portanto, quero aproveitar furações, cavidades ocas das portas, etc.

    O problema é que me dá jeito comprar o material antes de me deslocar ao apartamento.

    A pergunta: as dimensões das fechaduras, o local para chave e manípulo, a posição das linguetas, etc... são universais ou há variantes? O que devo ter em atenção na escolha?
  1.  # 2

    Remova uma fechadura e leve á loja de ferragens. Existem diversas medidas.... Seja da distancia do eixo da chave, seja na dimensão da distancia da testa à broca/fechadura.
    Os puxadores, idem, nomeadamente no que concerne á secção da quadra.( eixo quadrado ) que deve ser compatível com a passagem de quadra da fechadura. Alguns puxadores trazem uns redutores de forma a serem compativels com quadras distintas.

    As medidas mais importantes são o tamanho da Broca ou Caixa.( na imagem a medida D) As portas de madeira geralmente utilizam fechaduras com brocas ou caixas de 40mm, 45mm ou 55mm.

    Uma Fechadura de uma determinada marca pode ser substituída por outra fechadura de marca diferente, já que existem hoje uma padronização no tamanho das brocas ou caixas.
    Concordam com este comentário: joaosantos, Fabio Piedade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
      transferir.png
  2.  # 3

    Obrigado, Pedro. Uma coisa ficou bastante clara: tenho mesmo que ir ao apartamento antes de ir à loja, o que queria evitar. É que só consigo ir ao apartamento aos fins de semana, especialmente Domingos, e nesse caso a loja de ferragens é apenas o Aki ou semelhantes.
  3.  # 4

    Já agora: aconselham algum fabricante de fechaduras? Quero fechaduras em que as chaves de uma porta não sirvam noutra porta. As fechaduras de interior costumam ser mazinhas neste aspecto...
  4.  # 5

    A unica forma é de melhorar nesse aspecto é utilizar fechaduras com canhões do tipo europeu. ( mas depois tem de brocar a porta na entrada de chave actual, nada de complicado)
    Pessoalmente gosto das fechaduras da JNF, as chaves são bonitas., mas podem não ter medias compativeis com a sua situação, e poderá ter de ir para outro fabricante. A batista gomes tem tambem variedade...

    Aconselho-o a ir a uma loja especializada em ferragens que venda diversos fabricantes. Se for de Lisboa, a Carvalho e Batista na Rua da esfefania, a interfer na Morais soares....
    Concordam com este comentário: Fabio Piedade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5.  # 6

    Colocado por: ClioII...tenho mesmo que ir ao apartamento antes de ir à loja, o que queria evitar. É que só consigo ir ao apartamento aos fins de semana, especialmente Domingos, e nesse caso a loja de ferragens é apenas o Aki ou semelhantes.

    Se as portas são interiores retire a fechadura no fim de semana e durante a semana vá a uma ou varias casas de ferragens. Fechaduras de Akis e afins não me conversem (qualidade) e são limitadas a poucos modelos!

    Faça o que o Pedro sugere, JNF e BG são marcas com boa qualidade, agora tudo depende das medidas se são compatíveis, Se não forem, só há uma solução com a fechadura com as dimensões mais próximas, com um formão e umas brocas e faça você mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  6.  # 7

    Tem outra fabricantes de ferragens que pode encontrar nas grande superficies-- Tupai e APC... mas existem diversas gamas

    PEsquise no scatalogos do fabricantes as diversas variantes
    http://www.jnf.pt/pt/produtos/fechaduras/fechaduras-magneticas
    http://www.batista-gomes.pt/
    http://www.tupai.pt/?lang=pt&ref=logo
    http://www.apc.com.pt/catalogo/fechaduras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  7.  # 8

    Obrigado por todas as sugestões. Deixar as portas sem fechaduras por mais do que um par de horas é impensável (a casa está arrendada aos quartos). Como durante a semana trabalho, isso deixa-me limitado às grandes superfícies. Acabei de vir de um Aki e de uma grande molhada de fechaduras só vi 3 chaves diferentes...
  8.  # 9

    Tambem estive a mudar fechaduras faz uns 2 meses
    Clioll, o que poderei sugerir é... comprares uma fechadura, e perguntas logo na Drogaria se é possivel trocar em caso de não funcionar. Levas essa fechadura a casa e testas se funciona.
    Nao vejo outra solução!
    Como disseram antes isso tem diversas medidas... eu tambem NAO sabia isso, comprei uma ou duas que acabei por deixar na caixa para o futuro pois nao funcionam no local eheheh
    Sobre as fechaduras nao darem nas outras portas, penso que fabricantes diferentes dá!
    Compra nem que seja uma de cada fabricante! Ter atenção que se for malta espertalhona é capaz de conseguirem abrir as outras portas!

    Ah, e testa logo os puxadores no local (loja) e vê se nao ficam com folga ao rodar (existem umas peças para encher o espaço do puxador com a fechadura para evitar as folgas... EU nao sabia!!!) Ainda tive que fazer 60km várias vezes com esta "brincadeira" eheheheh mas sempre aprendi!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 10

    Se tem quartos alugados mais uma razão para converter isso em fechaduras de canhão europeu. Ainda por cima tem a vantagem de não ter buraco de fechadura=maior privacidade.
    e permite-lhe facilmente mudar o "segredo".... se houver necessidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  10.  # 11

    e fechaduras de cartão ??
  11.  # 12

    Colocado por: marco1e fechaduras de cartão ??


    Aquelas, se não são de cartão, andam lá perto. :-)

    Sim, eu percebi o que queria dizer.
  12.  # 13

    há uns tempos atrás conheci este empreendimento
    é interessante o conceito

    http://quartosamadora.com/
 
0.0173 seg. NEW