Mas o que me aconselha para os Estores?
Colocado por: callinasEsse interruptor da xiaomi abre e fecha estores?
Colocado por: dvd_f
Depende do tipo de interruptor que os motores utilizam, mas sugiro os controlos RM da Mauser (no Leroy ou nosite deles) ou modelos mais baratos daIteadque pode comprar no Gearbest ou Ebay.
Outra hipotese é simplesmente substituir o interruptor da paredepor um destes
Colocado por: esptSonoff 4ch Pro
Tem de trocar os botões da parede para botões de pressão.
Colocado por: MikeMelgaCarlosVelosa,
Você devia mudar o título para 'Brincadeiras com broadlink' porque isso está para a domótica como os carrinhos de rolamentos para o automobilismo.
Colocado por: fmmsfzFace ao estado da arte do mercado da Domótica, o que aconselha para instalação de sistema de domotica?
Colocado por: MikeMelga
O estado da arte está como sempre esteve: domótica é KNX. O resto é para brincar e gastar dinheiro.
Colocado por: Nortenho@fmmsfz, está neste momento a construir a sua habitação, ou pretende aplicar domótica numa habitação já existente? Pergunto isto porque uma instalação KNX pressupõe uma infraestrutura de tubagem colossal, que tem de ser instalada durante a construção.
A norma inclui atualmente alguns dispositivos sem fios, mas eu diria que são mais aptos para usar em casos esporádicos que não foram previamente pensados do que para aplicar de forma exaustiva numa casa.
Só para ter uma ideia do que é preciso:
1) um tubo por cada circuito que vai desde o quadro de eletricidade até ao circuito. Por circuito pense em cada conjunto de luzes, cada estore, etc... basicamente cada "coisa" que tem direito a um interruptor para ser comandado (para simplificar).
2) tubagem de interruptores que ligue todas as caixas fundas onde há interruptores. Aqui pode optar por ligá-las em série (umas a seguir às outras), em estrela (cada caixa funda é ligada ao quadro), ou misto (caixas fundas de um determinado conjunto estão ligadas entre si e a primeira é ligada ao quadro).
3) equipamentos KNX ativos no quadro, que vão comandar todos os diferentes circuitos. Aqui depende muito do que pretende, mas há módulos para tudo e mais alguma coisa: on / off, dimmers, estores... enfim, uma panóplia de opções. O equipamento mínimo implica uma fonte de alimentação e um acoplador para USB ou IP, sendo que o IP é o mais aconselhado por permitir cenários mais interessantes.
4) interruptores KNX espalhados pela casa. Ao contrário de uma instalação normal, em KNX os interruptores não estão ligados aos dispositivos que controlam, mas sim a um bus de baixa voltagem. Por isso têm de ser interruptores específicos, que custam no mínimo 40-50€ cada (depende das marcas e do número de botões).
5) sensores de presença, fumo, etc.
Como é que isto tudo se interliga?:
1) os interruptores estão todos ligados a um bus (pode ser em estrela, série, ou misto). Esse bus está ligado a um acoplador de bus na fonte de alimentação. Os sensores são também ligados a esse bus.
2) sempre que prime um interruptor, ou um sensor é disparado, este gera um pacote do protocolo de comunicação (para simplificar vamos chamar-lhe um "sinal identificador"), que identifica univocamente aquele botão daquele interruptor.
3) dependendo da forma como o sistema está programado, os atuadores (equipamento ativo no quadro) respondem ao sinal para o qual estão programados para responder e executam a sua função (ligar ou desligar uma luz, por exemplo). Por isso é que cada circuito tem de estar ligado diretamente ao quadro, para que possa ser comandado.
A juntar à festa há ainda a necessidade de utilizar um software específico para programar todo o sistema, chamado ETS. A licença necessária depende da dimensão da instalação, mas para uma instalação já razoável a versão "Pro" é a única viável e que custa, salvo erro, mais de 1000€. Claro que recorrendo a um instalador este custo do software não é para considerar, mas atendendo a que ainda há pouca gente a trabalhar com KNX em Portugal, os preços para uma instalação KNX ainda são elevados. E sempre que quiser fazer alguma alteração à lógica da casa, terá de recorrer ao técnico.
Para finalizar, pode também considerar a instalação de um "cérebro", que é apenas um mini computador que lhe permitirá visualizar, comandar e criar cenários mais elaborados para a sua domótica. Tanto pode ser uma coisa básica (como um Raspberry PI, que exige alguma vontade de experimentação), como uma espécie de central já preparada a usar (e aí estamos a falar de várias centenas, se não mesmo mais de 1000 € só para isto).
Se quer ter uma ideia do preço do equipamento, na loja EIBMarkt tem vários fabricantes diferentes de KNX. Posso sugerir que veja os equipamentos da MDT, que são dos mais económicos para as funcionalidades que apresentam.
Colocado por: NortenhoAí já não o posso ajudar... no meu caso em concreto estou a trabalhar a minha instalação de KNX com o eletricista... ele trata de garantir que fica tudo montado em conformidade e eu trato da seleção de equipamento e respetiva configuração.
Sei que o @MikeMelga tem KNX em casa, pelo que pode ser que o consiga encaminhar para uma empresa de montagem.
Em todo o caso, pode consultar o seguinte fórum (dedicado á eletricidade), para tentar encontrar o que procura. Não sei é se a lista já estará muito desatualizada:https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=13176
Colocado por: PandRfmmsfz, que orçamento tem para gastar em domotica?
É uma casa nova a construir?