Colocado por: PandRNão se limite só ao KNX. Há muitos mais sistemas que até podem interagir com KNX sem que tenha de ficar agarrado a qualquer um.
A minha opinião é que não esteja dependente de um sistema e que tudo possa continuar a funcionar se um ou outro módulo se avaria.
Colocado por: fmmsfz
Sim, concordo. Mas tem alguns exemplos de sistemas/marcas em que tal pode acontecer?
Colocado por: PandR
Há sistemas que até podem trabalhar com módelos KNX mas não estão presos ao próprio sistema KNX.
A melhor forma de preparar uma instalação nova de domótica é fazê-lo em estrela em que tudo vai dar ao quadro. É mais caro? É, seguramente! Mas pode vir a poupar muito no futuro pois não há um BUS único de comunicação espalhado na casa toda.
Outro exemplo é, pelo que sei, os módulos de KNX contêm eles mesmos relés e se há algum problema (por exemplo o eletricista engana-se a montar alguma coisa ou um estore dá o berro e faz curto circuito) o módulo completo vai logo á vida. Se houver módulos de programação separados do relé, isso já não acontece. É só substituir o relé que custa 2 ou 3 euros.
Outra questão, quem instala KNX, dá o projeto completo ao cliente? Amanhã se for necessário que o botão A em vez de fazer X, faça Y, quem faz essa re-programação? Não era bom o cliente, com conhecimentos minimamente reduzidos em informática o consiga fazer?
E depois o KNX trabalha com estores, iluminação, sensores (de luz de água, de gás, etc), alarmes, videovigilância, videoporteiro, tudo na mesma aplicação/servidor?
P.S.
Até parece que sou vendedor de outra coisa qualquer e que sou contra o KNX. Não tem nada a ver com isso, apenas me informei antes de escolher.
Colocado por: PandROutro exemplo é, pelo que sei, os módulos de KNX contêm eles mesmos relés e se há algum problema (por exemplo o eletricista engana-se a montar alguma coisa ou um estore dá o berro e faz curto circuito) o módulo completo vai logo á vida.
Colocado por: PandROutra questão, quem instala KNX, dá o projeto completo ao cliente? Amanhã se for necessário que o botão A em vez de fazer X, faça Y, quem faz essa re-programação? Não era bom o cliente, com conhecimentos minimamente reduzidos em informática o consiga fazer?
Colocado por: MikeMelgaClaro que não. Quem é que lhe disse tamanho disparate?
Colocado por: MikeMelgaDeveria dar, sim. E bastaria pedi-lo.
Colocado por: fmmsfzTem algum sistema instalado em sua casa? Qual o Feedback que tem do mesmo? Quem lhe instalou?
Colocado por: NortenhoPor acaso atualmente o consórcio do KNX tem uma solução interessante: o ETS Inside, que pode correr num miniPC que suporte Windows 10 e que permite, através de uma interface simples, fazer esses ajustes à instalação de domótica.
Em alternativa pode usar um servidor do género do que GIRA Homeserver, se estiver preparado para investir consideravelmente (salvo erro custa uns 1000 ou 1500€). É caro, mas fica com algo que qualquer pessoa, esteja ou não confortável com informática, possa fazer os seus próprios cenários de domótica.
E sim, existem dispositivos para tudo o que referiu (estores, iluminação, etc) para KNX. Não é é barato, é um facto... e aí ou se é um curioso da informática (e coloca-se Home Assistant na equação para permitir integrar sistemas distintos - KNX com z-wave, por exemplo), ou então não vejo grande coisa a fazer.
A domótica de DIY não me seduz muito pelo facto de não estar garantida a segurança a partir do momento que se montam controladores com pecinhas e cuja fiabilidade não é assegurada. Estando a falar de algo que vai estar permanentemente ligado à corrente e ao qual se exige uma longevidade bem alta, é preferível optar por equipamentos certificados, na minha opinião.
Colocado por: NortenhoPor acaso atualmente o consórcio do KNX tem uma solução interessante: o ETS Inside, que pode correr num miniPC que suporte Windows 10 e que permite, através de uma interface simples, fazer esses ajustes à instalação de domótica.
Em alternativa pode usar um servidor do género do que GIRA Homeserver, se estiver preparado para investir consideravelmente (salvo erro custa uns 1000 ou 1500€). É caro, mas fica com algo que qualquer pessoa, esteja ou não confortável com informática, possa fazer os seus próprios cenários de domótica.
E sim, existem dispositivos para tudo o que referiu (estores, iluminação, etc) para KNX. Não é é barato, é um facto... e aí ou se é um curioso da informática (e coloca-se Home Assistant na equação para permitir integrar sistemas distintos - KNX com z-wave, por exemplo), ou então não vejo grande coisa a fazer.
A domótica de DIY não me seduz muito pelo facto de não estar garantida a segurança a partir do momento que se montam controladores com pecinhas e cuja fiabilidade não é assegurada. Estando a falar de algo que vai estar permanentemente ligado à corrente e ao qual se exige uma longevidade bem alta, é preferível optar por equipamentos certificados, na minha opinião.