Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

ola tenho um problema, fiz um contrato com um empreiteiro de 77500€ e la põe k eles suportam 50% do IVA, e no principio eu só tinha k pagar os 77500€ mas agora k a casa esta acabada querem mais 5000€ k dizem ser do IVA k eu tenho k pagar e não me quer dar facturas senão diz k tenho k pagar mais de IVA.
    serei obrigada a pagar esse dinheiro?
    tenho o direito de pedir as facturas sem pagar esse dinheiro?

peço uma pequena ajuda
  2.  # 22

Mas que aldrabice que aí vai..

Você não deve ter percebido o que o empreiteiro lhe propôs..
  3.  # 23

não estou a falar a serio agora não sei o k posso fazer
  4.  # 24

eu percebi sim, mas ele só veio com isso do IVA no fim da construção e depois de dizer k não tinha ganho nada, agora eu estou confusa e não sei se é legal isso ou não.
    peço ajuda urgente
  5.  # 25

Tem que ver o que acordou com ele..

Quando ele lhe deu o valor disse-lhe que suportava metade do iva, certo? Supostamente você suportava a outra metade..

Então o que ele pretende fazer é:

Passar-lhe uma factura de metade do valor e acrescentar-lhe o iva para você pagar.
    A outra metade do valor, esquecê-la. Não está a pensar tirar factura, daí a ideia dele suportar o iva em metade.

Não sei se me faço entender..
  6.  # 26

Colocado por: mlof83...não sei se é legal isso ou não.

Santa inocência...!!!

Acordou um valor de obra sem saber que a esse valor devia ACRESCER o IVA? O que é que está (rigorosamente) escrito na proposta de orçamento que você adjudicou?

Curiosidade 1: Esses 77500,00 são de uma obra de quê?!? Se for de remodelação a taxa do IVA sobre a mão de obra é de 6%. Como a mão de obra é mais de metade do trabalho..., ok... parece que 5000,00 euros é cerca de metade do IVA.
    (77.500/2 x (23% + 6%)/2 = 5.618)

Curiosidade 2: esse empreiteiro tem alvará de construção?

Se tiver mesmo que ser, só lhe pague o I.V.A. DEPOIS de ele lhe entregar a respectiva factura.
    Caso contrário estará (ou arrisca-se) a ser burlada.
    E pague por transferência bancária ou com um CHEQUE traçado com o nome da empresa do empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mlof83
  7.  # 27

CHEQUE traçado com o nome da empresa do empreiteiro.
    e de preferencia os novos cheques que dizem ( não a ordem) obriga-o a depositar na conta da empresa
  8.  # 28

esses 77500€ são da construção de uma casa de raiz ate chave na mão.
    e mais uma questão eu pus painel solar e agora ele não me quer dar a factura desse mesmo, ele é obrigado a dar ma ou não?
    desculpem la se estou a ser chata mas para aqui na minha zona eles tentam ganhar com tudo cêntimo a cêntimo.

obrigado
  9.  # 29

boas
    ora cá está uma construção por menos de 100 mil.
    tem fotos para vermos.
    não é para comentar é só para ver como ficou.
    e quanto ao construtor ele passa factura você paga em cheque e ele passa recibo, tudo dos valores reais e acordados no contrato,
    as garantias e manuais de funcionamento devem estar junto dos aparelhos e não noutro lado.
    um abraço
  10.  # 30

A mlof73 tem a noção da quantidade de imposto que vai pagar no dia em que vender a casa (pelo facto de não ter facturas que justifiquem o custo de construção) ?
    Agarre-se.
    Poderá ir acima dos 40% do valor da venda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mlof83
  11.  # 31

fotos não tenho mas esta casa faz parte de uns lotes , a câmara é que fez projecto.
    mas assim k eu for para la viver eu ja ponho fotos. é uma casa de 200m2 o terreno e 180m2 habitáveis.

agradeço a todos pela ajuda
  12.  # 32

Ora 77500/180=430 euros m2+iva
  13.  # 33

Colocado por: jorgferrOra 77500/180=430 euros m2+iva

Mas se lhe adicionar o IVA já são 95,3 mil euros e 530eur/m2.

Além disso, uma empresa que faz uma moradia sem emitir facturas, sem pagar o IVA, etc., o mais certo é não pagar uma série de outros impostos, encargos sociais, seguros, etc.

0.0188 seg. NEW