Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Comprei 1 Termoacumulador Junkers ES 030 1M.
    Instalei conforme descrito no Manual.

    Na montagem utilizei o esquema do fabricante, com adição da válvula anti-retorno (por causa da legionela):

    Agua Fria > Torneira c/filtro > Válvula anti-retorno > Tubo > Válvula de Segurança (original) > Isolante galvânico

    Água Quente > Tubo > ligação canalização

    Segundo os dados do fabricante tem uma Pressão máxima admissível de 8 bar.

    QUESTÕES:

    Está tudo corretamente ligado ou devo incluir um redutor de pressão? É que o meu prédio tem bomba centralizada e passa apenas a 3bar para todos.
    Porque noto duas coisas: A válvula de segurança (na entrada de água fria) aquece bastante e quando abro a torneira de água quente esta vem com bastante pressão nos primeiros segundos.

    De quando em vez verte água pela válvula de segurança. Sei que é normal, mas agora está a pingar pela "alavanca" uns pingos.
    Haverá solução ou troca pura e dura por nova?
    E é normal estar sempre a sair água quando está quente?

    Tenho outro termoacumulador de 50 LTs da FAGOR noutra casa e nunca verteu água pela válvula de segurança...

    Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Ainda no mesmo tópico, vou precisar de passar tubo para ligar a água quente do Termoacumulador à da instalação da casa.
    Dista uns 12/15 metros, já contando com curvas e afins.

    Qual o melhor material para fazer esta passagem?

    A minha ideia é passar o tubo e isolar ficando dentro de calha até ter de fazer obras.

    Obrigado
  3.  # 3

    Bom, encontrei isto:

    Video Instalar PEX sem ferramenta

    Relembro que é para passar por fora da parede...
  4.  # 4

    Ninguém para dar 1 opinião sequer?
  5.  # 5

    Essa válvula deve ter vindo com defeito. Não é normal pingar pela alavanca. Se só tem 3 bar na canalização não precisa de nenhum regulador de pressão.

    Tem a certeza de que não se confundiu com as ligações? não é normal a entrada de água fria aquecer... Se calhar o material está na saída de água quente!!!
  6.  # 6

    A válvula tinha defeito. Deve ter avariado porque o artista que a colocou anteriormente a montou na saída de água quente... enfim! (é usado com menos de 1 ano);

    Trocada e está a funcionar.

    Na altura da compra da válvula vi no manual do termoacumulador que deveria ser instalada uma válvula anti-retorno não existir contaminação de águas frias e assim o fiz.

    Ou seja, tenho o seguinte:

    Entrada Água Fria > Torneira > Válvula anti-retorno > Válvula Segurança > Isolante galvânico

    Água Quente > Tubo > ligação canalização

    Mas agora, estranhamente (ou não), a válvula de segurança deixa passar água pela saída quando está a aquecer - tenho electricidade bi-horário e só liga nas horas de vazio - e a temperatura está um pouco antes do máximo (por causa da legionela e por ser pequeno.
    É normal?
    OU poderá ser da válvula anti-retorno montada antes da válvula de segurança?

    Já agora e para finalizar, as válvulas de segurança, também são anti-retorno?!

    Obrigado.
  7.  # 7

    Agora com imagens...
      SAIDA_VALVULA.jpg
      QUENTE.jpg
      FRIO.jpg
 
0.0124 seg. NEW