Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivam,

tenho um dilema na minha vivenda, que já têm cerca de 30 anos e sem isolamento térmico, algo que pretendo resolver, ou pelo menos melhorar.
    Estamos a falar de uma habitação com 1º andar e rés do chão. O primeiro andar têm revestimento em "carapinha" (nome que sempre ouvi falar para o cimento sem ser liso) e o rés do chão é revestido a tijoleira de cerâmica tipo tijolo burro.
    As paredes têm caixa de ar sem qualquer tipo de material isolante. O telhado também não têm nenhum tipo de isolamento.

Tenho andado a pesquisar na net (também neste forum) e ao que parece nestes casos a forma mais eficiente de isolar térmicamente é pelo exterior. Uma das técnicas que vejo a ser utilizada é o capoto, mas descobri uma outra técnica que é a cortiça projectada. Esta ultima parece-me, no meu caso, mais simples de implementar mas não sei se é tão eficiente térmicamente como o capoto. Não sei até que ponto uma espessura de 3mm de cortiça projectada seja tão eficiente como uma placa de 6cm de esferovite.

O que me faz desviar a atenção da técnica do capoto é o facto de eu ter portadas nas janelas e sei que isso vai complicar e encarecer o trabalho.

Entretanto também já descobri que existem outras técnicas, como injectar espuma (tipo poliuretano branca) na caixa de ar através de furos.

Gostaria de ter uma ideia do custo beneficio destas soluções para poder decidir. Alguém já trabalhou com a cortiça projectada?

Desde já obrigado.
  2.  # 2

Obrigado pela resposta. Deixo uma imagem da vivenda para poder avaliar melhor a situação geral. Vejo grandes constrangimentos a nível das portadas e também na questão da tijoleira.
    Será conveniente aplicar o capoto nas paredes de alto a baixo ou basta no piso superior. Visto que o piso inferior sofre menos variações térmicas.

E será que o custo da solução da cortiça projectada, mesmo não sendo tão eficiente, é bastante menor devido a facilidade de aplicação? Gostava de ter também uma ideia se de facto pouca diferença fará esta técnica a nível térmico. Isto não pondo de parte o sistema com o capoto.

Já agora, para isolar o telhado térmicamente, isto na zona de sotão qual é a melhor técnica. Tendo em conta que não tenho placa junto das telhas, apenas o ripado de cimento, como na foto mostra. Teria de algo a aplicar na placa entre o telhado e o piso superior.
      IMG_20160718_200432.jpg
  3.  # 3

Colocado por: Tiago OliveiraObrigado pela resposta. Deixo uma imagem da vivenda para poder avaliar melhor a situação geral. Vejo grandes constrangimentos a nível das portadas e também na questão da tijoleira.
    Será conveniente aplicar o capoto nas paredes de alto a baixo ou basta no piso superior. Visto que o piso inferior sofre menos variações térmicas.

E será que o custo da solução da cortiça projectada, mesmo não sendo tão eficiente, é bastante menor devido a facilidade de aplicação? Gostava de ter também uma ideia se de facto pouca diferença fará esta técnica a nível térmico. Isto não pondo de parte o sistema com o capoto.

Já agora, para isolar o telhado térmicamente, isto na zona de sotão qual é a melhor técnica. Tendo em conta que não tenho placa junto das telhas, apenas o ripado de cimento, como na foto mostra. Teria de algo a aplicar na placa entre o telhado e o piso superior.
      IMG_20160718_200432.jpg

Boa tarde,
    Quando está a pensar fazer o isolamento da sua habitação, pense nela toda, e não por andares.
    É quase o mesmo que ter um ar condicionado no carro, todo moderno, bi-zona, regulado à temperatura para si, e do outro lado ir com a janela aberta.

Aqui a solução de isolamento pelo exterior convinha que fosse integral, e não apenas num piso superior, ou só numa fachada.

Relativamente a espessura, também vai depender daqui que pretende, e é claro do plafond disponível.
    Contudo não é por colocar 10, 12, 15cm que vai ser melhor ou pior, pois chega a uma determinada espessura, que aquilo que se gasta na aquisição não irá ter efeitos notórios.

Dependendo da zona climática, você poderá precisar de no mínimo 5cm de isolamento, sendo que provavelmente 6cm já seriam uma boa solução uma vez que possui parede dupla.

De que zona é?
  4.  # 4

Sou de Aveiro. Além disso tenho aquecimento central com radiadores em circuito de água quente com caldeira a lenha.

Pois, compreendo. Acredito que colocar capoto e todos os gastos inerentes a essa aplicação numa vivenda como a minha, gasto mais de 10K€.

Na questão das portadas das janelas quais são as alterações que costumam fazer nestes casos para colocar o capoto? Eu imagino que os aros terão de ser aumentados para a espessura final, até porque elas têm de abrir completamente.
    Posso sempre eliminar as portadas não sei é substituir com quê solução.
  5.  # 5

Colocado por: Tiago OliveiraSou de Aveiro. Além disso tenho aquecimento central com radiadores em circuito de água quente com caldeira a lenha.

Pois, compreendo. Acredito que colocar capoto e todos os gastos inerentes a essa aplicação numa vivenda como a minha, gasto mais de 10K€.

Na questão das portadas das janelas quais são as alterações que costumam fazer nestes casos para colocar o capoto? Eu imagino que os aros terão de ser aumentados para a espessura final, até porque elas têm de abrir completamente.
    Posso sempre eliminar as portadas não sei é substituir com quê solução.

Valores só mesmo após uma reunião e perceber aquilo que realmente pretende.
    Para as portadas, dependendo das mesmas, poderá haver a solução da dobradiça de duplo avanço, mas todas essas questões poderiam ser tratadas.

Caso pretenda entre em contacto através do email [email protected].
  6.  # 6

Colocado por: Tiago Oliveiramais de 10K€.

Se assim for, em quantos anos espera recuperar o investimento?
  7.  # 7

Colocado por: lprolog
    Se assim for, em quantos anos espera recuperar o investimento?

Casa correctamente isolada VS casa não isolada - O investimento é sempre recuperável em mais ou menos anos. Os consumos de energia são reduzidos e o desperdício ao máximo anulado... E bem mais coisas...

Agora se a questão principal de quem efectua um isolamento numa vivenda é recuperar o investimento eu vejo isso um bocado estranhamente. Quer dizer que se não vir a recuperação a curto prazo prefere viver numa casa sem conforto?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

Colocado por: a loja do isolamento

Casa correctamente isolada VS casa não isolada - O investimento é sempre recuperável em mais ou menos anos. Os consumos de energia são reduzidos e o desperdício ao máximo anulado... E bem mais coisas...

Agora se a questão principal de quem efectua um isolamento numa vivenda é recuperar o investimento eu vejo isso um bocado estranhamente. Quer dizer que se não vir a recuperação a curto prazo prefere viver numa casa sem conforto?

Uma casa sem isolamento não oferece conforto? 10k € de energia chegam para manter a casa confortável durante muitos anos.
  9.  # 9

Colocado por: lprologUma casa sem isolamento não oferece conforto? 10k € de energia chegam para manter a casa confortável durante muitos anos.

Pela sua resposta cheira-me que estamos bastante fora de sintonia... E penso que também não se encontra em sintonia com as preocupações, requisitos, e mais valias da construção nesta altura.
  10.  # 10

Colocado por: lprologUma casa sem isolamento não oferece conforto? 10k € de energia chegam para manter a casa confortável durante muitos anos.

se calhar menos de 10 anos.... dependa da energia que é usada para aquecer a casa...
    para não falar do conforto, da correcção de patologias, etc...
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento, Vítor Magalhães
  11.  # 11

Posso até usar o meu caso como exemplo.

Farto de me gastar lenha para manter o aquecimento central a manter a temperatura da casa em 19º ou 20º no inverno, mas assim que o aquecimento desliga (por não colocar lenha durante a noite) a temperatura cai a pique em 3 ou 4h.

É nesse sentido que necessito de isolamento e obviamente para no verão a casa não ser tão quente.
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento
  12.  # 12

Eu não estou a dizer que os produtos que vocês vendem não surtem efeito. Eu estou a tentar perceber quanto tempo demora a compensar o investimento feito, ou se alguma vez chega a recuperar.
    Investir em isolamento mantendo sensivelmente os gastos de energia aumentava sem dúvida o conforto, mas assim é que nunca mais compensaria financeiramente; seria um investimento apenas no conforto, compreendo.
    As minhas dúvidas prendem-se com o facto de estar numa situação idêntica e também ponderar futuramente uma solução de isolamento, pelo que quero compreender exatamente o que estou a pagar, não me contentando com "requisitos, e mais valias da construção nesta altura".
  13.  # 13

Colocado por: fernandoFerreira

se calhar menos de 10 anos.... dependa da energia que é usada para aquecer a casa...
    para não falar do conforto, da correcção de patologias, etc...
    Concordam com este comentário:a loja do isolamento

10k/10 anos dá 1000 euros de energia por ano, para além de me parecer exagerado, parte-se do princípio errado que depois do isolamento não se gasta nada em energia.
    Que patologias corrige?
    Conforto, só se não se olhar aos gastos de energia e assim não compensa financeiramente, são opções que compreendo e tenho de ponderar.
  14.  # 14

Colocado por: lprologEu não estou a dizer que os produtos que vocês vendem não surtem efeito. Eu estou a tentar perceber quanto tempo demora a compensar o investimento feito, ou se alguma vez chega a recuperar.
    Investir em isolamento mantendo sensivelmente os gastos de energia aumentava sem dúvida o conforto, mas assim é que nunca mais compensaria financeiramente; seria um investimento apenas no conforto, compreendo.
    As minhas dúvidas prendem-se com o facto de estar numa situação idêntica e também ponderar futuramente uma solução de isolamento, pelo que quero compreender exatamente o que estou a pagar, não me contentando com "requisitos, e mais valias da construção nesta altura".

Colocado por: Tiago OliveiraFarto de me gastar lenha para manter o aquecimento central a manter a temperatura da casa em 19º ou 20º no inverno, mas assim que o aquecimento desliga (por não colocar lenha durante a noite) a temperatura cai a pique em 3 ou 4h.
    É nesse sentido que necessito de isolamento e obviamente para no verão a casa não ser tão quente.

Esta é a resposta óbvia para a parte do conforto.
    Qt a gastos, se for para manter o mesmo nível de conforto (so podemos comparar coisas iguais) vai depender de muitas coisas claro.
    Mas por exemplo se for com uma caldeira a gasóleo, não deve demorar muito a recuperar o investimento!
  15.  # 15

Teoricamente, e espero eu, os custos com o aquecimento da casa diminuem, lá está, por não haver tantas perdas devido ao isolamento térmico. A casa terá de ser aquecida no inverno na mesma, não perde é tanto calor relativamente há temperatura exterior e consequentemente a fonte de calor, qualquer que seja ela, não necessita de gastar tanto para manter a temperatura que se deseja. No meu caso é lenha e bastante.
    Além disso, no verão, a casa no 1º andar é super quente. Coisa que deverá melhorar.

Ou seja, não se coloca aqui tanto a questão da amortização do investimento, que é alguma até, mas sim o aumento da qualidade de vida.

Como é obvio isto são tudo espectativas porque ainda não isolei a casa também. Mas pelo feedback que vou tendo...
  16.  # 16

E não se esqueça da questão estética, no caso de optar pelo ETICS, basicamente ficará com uma "casa nova".
    • ik
    • 23 agosto 2017

# 17

Colocado por: Vítor MagalhãesE não se esqueça da questão estética, no caso de optar pelo ETICS, basicamente ficará com uma "casa nova".

Tendo em conta que devem levar 5mil euros para pintar essa casa..caso esteja a pensar nisso opte logo pelo pack completo
  17.  # 18

Obrigado pelas respostas, mais coisas para ponderar quando me virar para o exterior da casa.
  18.  # 19

Se for por causa dos retornos , mais vale não porém nada, metam um plástico invés de janelaa, uma porta de entrada feita de paletes, e por aí fora
  19.  # 20

Já agora, alguém que tenha colocado isolamento pelo exterior com capoto, em casa já construída, que possa dar algum feedback do antes e do depois? Se as melhorias são muito significativas.

0.0256 seg. NEW