Colocado por: jorgferrEntão você não pode pintar a sua casa por dentro com amigos, nem remover uns mosaicos, mudar uns WCs, etc. O Zé já disse quem um bom DF consegue salvagurarar o DO, agora é pensar como.Jorgferr, eu nao estou a critica-lo, eu se pudesse fazia a minha casa toda sozinho, nao precisava de empreiteiro para nada, a questao é que nao é possivel ou pelo menos nao é legal...
Ah já agora se mudar o óleo do carro com amigos não esqueça de pagar o IVA : )
Colocado por: Picareta
Sim está incluído no preço de venda, e depois sobre esse valor que inclui o iva, ainda vai pagar IMT e imposto de selo.
Colocado por: enf.magalhaesSe for empregado com contracto naquele período
Colocado por: PalhavaSe a construção for como as outras áreas é colocada em cima do preço de custo uma margem de lucro. Ex. custa 100 000 ao construtor e ele quer ganhar 15%. O preço de venda é 115 000.
O lucro do construtor é calculado de que forma?
Sabendo o cliente o que foi colocado de materiais...
Com todas essas parcelas de taxas e impostos e sem margem de manobra ainda compensa ser-se construtor?
Colocado por: zetoOlha eu a pagar iva de 400.000€ 😫😫😫😴😴😴🤔🤔🤔Pois é, você andou a trabalhar na sua própria casa, espero que tenha pago o IVA :)
Colocado por: jorgferrPois é, você andou a trabalhar na sua própria casa, espero que tenha pago o IVA :)
Colocado por: tnjpBasta o construtor ser alvo de uma inspecção tributária... Aí não há volta a dar, podem inventar as historias que quiserem que não escapam.Olhe acredite no que quiser, na minha aldeia há uns 15 anos dois construtores levaram inspeção forte. Falta de iva, falta de seg social, IRC e tudo o mais. Versão dos DO, eu paguei o valor que me deram para pagar. Você pode acreditar no que quiser, pelo menos na altura aos DO aconteceu ZERO. Já aos construtores andaram a pagar a prestações, um deles mais de 100 000 euros.
Esconder uma aldrabice dessas não é fácil, deixam sempre muitas pontas soltas.
Eu ouço falar que por ex em 100 sacos de cimento faturar 70/80, em 5000 tijolos faturar 3500/4000, na caixilharia que custa 15.000, faturar 11/12.000, na cozinha ter uma fatura de menos 1000/2000 euros, na mao de obra faturar faturar metde das horas que o pessoal trabalhou ou assim, desta forma acho que pode colar, mas mesmo assim se eles quiserem...
Colocado por: zetoOlha eu a pagar iva de 400.000€ 😫😫😫😴😴😴🤔🤔🤔
Colocado por: tnjpPode sempre ter a sorte de comprar 80 sacos e o vendedor enganar se a contar e carregar 100, para todos os efeitos so comprou 80... depois a mao de obra é que da para "jogar" mais facilmente...
Mas se comprou 100 sacos e factura 80 ao cliente, onde estão os outros 20? Se não os tiver em stock já dá barraca! Isto é válido para todo o material que leva uma casa... Normalmente apanham através de coisas pequenas, que não lembram a ninguém. Os inspectores já sabem muito bem onde andam as pontas soltas.
Por exemplo, na restauração, sei de muitos apanhados pelos guardanapos de papel. Facturam 200 refeições por mês mas compram 1000 guardanapos mensalmente...
Pode sempre ter a sorte de comprar 80 sacos e o vendedor enganar se a contar e carregar 100, para todos os efeitos so comprou 80... depois a mao de obra é que da para "jogar" mais facilmente...
Colocado por: tnjpEu disse enganar uma forma de falar, se o empreiteiro comprar sem fatura nao tem que faturar ao cliente... sem contar com materiais que nao sao obrigatórios para a execução da obra, por exemplo impermiabilizar uma wc nao é obrigatório, nao é obrigatório colocar placas dupla nas paredes em gesso cartonado, nao é obrigatório colocar isolamento no teto falso, etc etc
E o homem dos alumínios também se enganou, e o das madeiras, e o canalizador... Até na mão de obra, não dão hipóteses.
Eu disse enganar uma forma de falar, se o empreiteiro comprar sem fatura nao tem que faturar ao cliente... sem contar com materiais que nao sao obrigatórios para a execução da obra, por exemplo impermiabilizar uma wc nao é obrigatório, nao é obrigatório colocar placas dupla nas paredes em gesso cartonado, nao é obrigatório colocar isolamento no teto falso, etc etc