Penso em remodelar uma casa rústica, para segunda habitação, casa que tem 2 pisos, o inferior construído com grossas paredes de granito, e o superior em paredes de tijolo deterioradas, que será revestido em capoto. O acesso entre ambos os pisos é feito apenas por uma escada exterior, sendo por aí a entrada principal no piso superior, que foi outrora a habitação. Na parte traseira tem ainda um pátio. Este piso apesar de ter menor área do que o piso inferior, tem mais luz e melhores vistas. Para este piso tenho um projeto de um T2 que anexo, e que seria transformado no habitáculo principal, mas como as divisões tem áreas pequenas não sei se ficaria melhor apenas T1.
Não sei também se a localização da escada no projeto será a melhor opção para criar o acesso entre ambos os pisos.
O piso inferior foi dantes adega e currais, e é infra-desnivelado relativamente a cota do terreno circundante ( 1 a 2 degraus) e apesar de ter 4 portas e 2 janelas torna-se mais escuro. Tem a vantagem de maior área de aproveitamento do que o piso superior, pois acresce-lhe a área correspondente a do terraço do piso superior. Neste piso gostaria de fazer um salão, casa de banho, e espaço que pudesse vir a torna-se em quartos, e deixar canalizações que viesse a permitir ter cozinha caso venha mais tarde a optar torna-lo como o habitat principal.
Agradeço aos membros apreciação do projeto e sugestões.
isso que apresenta não é um projeto. contate um bom gabinete e faça uma recuperação como deve ser tendo em atenção todo o potencial do existente. por outro lado por aqui para opinar sem conhecer minimamente o existente e a sua envolvente é pouco útil. comece por fazer um bom levantamento do existente e topografia de todo o terreno.
Eu pegaria nesse esboço e nos seu desejos e procurava um gabinete de arquitectura que lhe pudesse ajudar melhor. Parece haver muito pouco espaço para fazer tudo que pretende fazer de forma adequada. Não há espaço de arrumos/despensa para a sala e cozinha... as escadas que sobem por baixo da WC parecem inadequadas e mesmo sem ver tenho sérias dúvidas se estas têm altura suficiente para se poder subir sem bater com a cabeça. Por isso aconselho a procurar um arquitecto/a que a possa ajudar.
Conforme tem as escadas não consegue subir. Bate com a cabeça na zona do chuveiro. O W.C. está antirregulamentar bem como um dos quartos. Procure um arquiteto, vai ter que recorrer a ele quer queira quer não.
1ª o quarto de casal, para ficar com 60cm de cada lado da cama, esta terá que ter 1.30m. será uma cama pequena para os padrões actuais em que as cama de casal tem 1.50m como norma
2º o quarto individual, quando o espaços são pequenos, não se pode dar ao luxo de colocar a cama no meio do quarto, se tem pouco espaço a cama teria que ser encostada a uma parede para ganhar espaço.
3º a porta do wc irá abrir para dentro da parede? se sim a parede terá que ser mais larga, para levar com a porta dentro e os canos do lavatório.
sem conhecer a envolvente será complicado, mas eu arriscava em fazer a zona social no R/C e os quartos no 1º andar. estou a ver isso tudo muito pequeno