Iniciar sessão ou registar-se
    • gjob83
    • 27 agosto 2017 editado

     # 1

    Bom dia,

    Sou novo pelo fórum, e não tenho muita experiência na área da construção.
    Aqui vai a pergunta:

    Vou remodelar uma moradia, e pedi uns orçamentos.
    O mais barato que consegui ,e que estava inclinado a aceitar, foi um empreiteiro que mora a uns 200 km.
    O orçamento chegou via Internet, pelo Zaask.

    Acontece que não encontro nenhumas referências dele, nem do trabalho efectuado.
    Acho que me está a pedir uns valores um pouco altos na adjudicação da obra. O que acham?

    50% na adjudicação da obra.
    30% no meio dos trabalhos a combinar com o cliente.
    20% no final da obra.

    Existe algum papel ou contrato que se costume assinar entre ambas as partes, para o cliente se proteger um bocado?
    Ou até para impedir que que o empreiteiro nunca maia lá ponha os pés?

    Obrigado desde já.
  1.  # 2

    Acho que se vai lixar. Não é normal dar 50% na adjudicação
    Concordam com este comentário: riscos, lprolog, FilipeOliveira78, skypt
  2.  # 3

    Está-se mesmo a meter a jeito ....
    Concordam com este comentário: riscos
    • ik
    • 27 agosto 2017

     # 4

    O mais barato ainda por cima a 200km de distancia!! Quando tiver que reclamar que nao aparece na obra vai andar a correr 200km para cada lado?
  3.  # 5

    200Km de distância.
    Não se meta nisso.
    Se por vezes é difícil de falar com empreiteiros que estão a 10km de distância, agora imagine a 200km.

    Solicite outros orçamentos, de empresas mais próximas. Este é o melhor conselho que posso dar.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  4.  # 6

    Ok, obrigado a todos pelos conselhos.
    Também estava a achar estranho
    Concordam com este comentário: luisfmiranda
  5.  # 7

    Só uma questão.. Ele viu a obra presencialmente ? :)

    Cheira.meee hummm
  6.  # 8

    Não conheço nenhum dos intervenientes. Tenho feito obras a 200 Kim's ... e anda nesses termos o meu sistema de pagamentos. Se for mau , tanto e o de 200 como o de 10. Mas claro que tem de se ter cuidado. Referências e se possível trabalhos executados
  7.  # 9

    Colocado por: joaosantosNão conheço nenhum dos intervenientes. Tenho feito obras a 200 Kim's ... e anda nesses termos o meu sistema de pagamentos. Se for mau , tanto e o de 200 como o de 10. Mas claro que tem de se ter cuidado. Referências e se possível trabalhos executados

    É diferente aplicar umas carpintarias a 200km, a fazer uma remodelação de uma moradia a 200Km
    Você quando entra em obra, já tem muito dinheiro gasto.....tem a carpintaria feita, quem começa uma obra de remodelação, não tem ainda nenhum gasto.
    E com certeza que não lhe adjudicam obras a 200km apenas enviando um orçamento pelo zaask
    Concordam com este comentário: lprolog, joaosantos
  8.  # 10

    Colocado por: AssistentePTSó uma questão.. Ele viu a obra presencialmente ? :)


    Acha que sim?
    Esse sistema de enviar orçamentos é bom para quem faz as obras.
    É raro um dono de obra saber o que precisa.
    Logo, da mesma forma que é vago nas referencias o orçamento também é vago.
    Depois é só aumentos.
    Concordam com este comentário: AssistentePT, Pedro Barradas
  9.  # 11

    Fez o orçamento sem ver a obra.
    Mas depois lá o convenci a vir ver e confirmar os valores. Apesar de dizer que não precisava de ver porque tinha muitos anos de construção. lol
  10.  # 12

    Qual é a empresa? .... só para confirmar se é alguma empresa de construção com alvará.
  11.  # 13

    Colocado por: gjob83Fez o orçamento sem ver a obra.
    Mas depois lá o convenci a vir ver e confirmar os valores. Apesar de dizer que não precisava de ver porque tinha muitos anos de construção. lol

    Lá o convenceu?? Não precisava de ver porque tinha muitos anos de construção??
    Epá, não leve a mal, mas se está seriamente a equacionar a possibilidade de trabalhar com alguem com este tipo de comportamento em fase orçamental no minimo você não pode estar bem!!
    Isto é o tipico meia bola e força!!!
    Concordam com este comentário: lprolog, luisfmiranda
  12.  # 14

    Sub-empreiteiros até é normal, principalmente quando têm de transformar material em "casa" para depois aplicar em obra.

    Mas assim e sem referências, é muito arriscado.
  13.  # 15

    Colocado por: two-rokSub-empreiteiros até é normal, principalmente quando têm de transformar material em "casa" para depois aplicar em obra.

    Mas assim e sem referências, é muito arriscado.

    O problema não é o valor da adjudicação mas sim a postura de apresentação relatada.
    Pelo menos para mim...
    Concordam com este comentário: joaosantos, a loja do isolamento, two-rok
    • hand
    • 28 agosto 2017

     # 16

    Colocado por: gjob83Bom dia,

    Acho que me está a pedir uns valores um pouco altos na adjudicação da obra. O que acham?

    50% na adjudicação da obra.
    30% no meio dos trabalhos a combinar com o cliente.
    20% no final da obra.

    Existe algum papel ou contrato que se costume assinar entre ambas as partes, para o cliente se proteger um bocado?
    Ou até para impedir que que o empreiteiro nunca maia lá ponha os pés?




    Caro gjob83, de um DO com pouco experiência de obras para outro e sem prejuízo de outros conselhos que possa receber, partilho algumas coisas que para mim fazem sentido na fase de preparação de obra:

    1) Solicite um cronograma de execução dos trabalhos. Se vai remodelar, imagino que possa ter trabalhos tão variados como:
    i) demolições
    ii) instalações técnicas (canalizações, electricidades, gás..)
    iii) tratamento de paredes (abertura de roços, estucagem, etc)
    iv) tratamento de tectos (tectos falsos? sancas? roços?)
    v) vãos exteriores (janelas / estores)
    vi) trabalhos de isolamento interior e exterior
    vii) equipamentos (ar condicionado? sanitários? torneiras? materiais?)
    viii) carpintarias (trabalhos sobre as portas, roupeiros, etc)
    ix) pavimentos/revestimentos (com ou sem materiais no caso de ser só aplicação)
    x) pinturas
    xi) etc..

    Enfim, penso que está a ver o que quero dizer.

    2) Com este cronograma (que tem Tarefas + Tempo que leva a fazer) consegue mais facilmente associar pagamentos a datas e a trabalhos realmente concluídos. Por exemplo, pode ter no plano de pagamentos uma verba específica para quando terminarem as demolições. Ou, outro exemplo, para quando tiver os equipamentos em obra. Ou, ainda outro exemplo, para quando se iniciarem as pinturas.

    Tal não significa que não tenha de ter um percentagem na adjudicação mas será seguramente mais baixa do que 50%... Além de que, deixar a 2ª parcela assim tão vaga (30% fica a meio da obra)... é uma boa maneira de virem a desentender-se sobre o que é o meio da obra.

    3) Deixe tudo escrito em contrato assinado por ambas as partes. Lista detalhada dos trabalhos a realizar (se calhar vai precisar de algum apoio na validação disso mas tente), dos materiais a aplicar, do prazo de execução da obra, da responsabilidade de seguros, etc. Confirme que essa empresa tem um alvará e que está a operar legalmente com seguro de responsabilidade civil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisfmiranda
  14.  # 17

    Caro gjob83,

    Vou iniciar lá para Jan-Fev do próximo ano a remodelação de uma moradia T4 na Maia.

    É um projeto de uma vida, como pode imaginar.

    Entretanto vou começar a abordar empresas para a remodelação total da moradia.

    Sem querer abusar, vou precisar de abordar outras pessoas que passaram pela experiência de modo a tentar evitar algumas ratoeiras e percalços que vão aparecer.
    Posso contar consigo?

    Obrigado.
  15.  # 18

    O mais correcto será ir pagando mensalmente consoante os trabalhos executados. Pode adiantar uma determinada percentagem, que irá descontando nesses pagamentos mensais. Se trabalham muito num mês recebem muito, se não trabalham nada, não recebem nada.
    Para conseguir aplicar isto precisa de um mapa de quantidades bem detalhado com preços para cada trabalho.
    Uma boa fiscalização também ajuda muito para saber se o que está a pagar corresponde ao que está executado.
 
0.0194 seg. NEW