Ando a pensar em modos de melhorar o saneamento da casa que estou prestes a recuperar que atualmente, por não haver possibilidade de ligação ao saneamento público, faz recurso a fossa (provavelmente não estanque).
Após alguma pesquisa encontrei duas soluções interessantes no link em baixo:
-Tanque de Evapotranspiração para as águas negras (sanitárias) [diagrama e link anexo]
-Filtro Biologico para as águas cinza (chuveiros, máquina lavar, etc)
O sistema do tanque de evapotranspiração parece bastante interessante mas apresenta dois grandes elementos que gostaria de tentar esclarecer: 1-Será que um sistema do gênero obedece ás normas portuguesas? Pode ser implementado sem objeções oi riscos ambientais?
2-Todos os exemplos que tenho visto recomendam árvores de folha larga...se possível gostaria de tentar usar flora autóctone portuguesa (preferencialmente da zona de Santarem), sabem de alguma árvore ou vegetação que possa substituir a bananeira (exemplo que tenho encontrado na maioria dos sites que tenho consultado)?
Em relação ao filtro biológico tenho a mesma questão... é um sistema reconhecido oficialmente (legalmente), ou estarei limitado a opções mais convencionais (fossa estanque por exemplo)?
Desculpem o longo post, agradeço qualquer opinião sobre o assunto!
Amigo cá em portugal, tem de ter uma fossa biologica ( existem kits em PEAD, ou em fibra de vidro), depois com uma vala/ trincheira de infiltração, Outra hipotese é ter uma fito etar.... em complemento a uma fossa compacta ou septica: Aí pode plantar as especies apropridades, O ideal é ir recolhe-las a alguma fito-etar proxima.... Um sistema de fito etar só funciona se houver habitantes em permanencia na habitação, pois as plantas dependem do fluxo regular de agua proveniente do saneamento, em especial no sul do país, onde a precipitação é escassa e muito irregular...
De qualquer forma um sistema destes necessida do devido licenciamento na APA.