Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos,

    Não percebo nada de arquitectura, construção e engenharia, por isso coloco a seguinte questão. É possível aumentar-se a altura de um andar (piso inferior) afundando o chão? Isto é, para que todo um andar do imóvel tenha 3 metros de altura, e sendo ele o piso inferior, é possível afundar o chão ou é algo totalmente descabido? O piso está ao nível do chão da estrada e não como cave.

    Obrigado
  2.  # 2

    Existe alguma coisa por baixo do piso que quer rebaixar?

    Possivel é mas dá uma grande trabalheira...
  3.  # 3

    Num edifício no Chiado (que ardeu uns anos depois) fizemos 3 caves, sucessivamente, de cima para baixo, e com todo o comércio a trabalhar nos pisos acima da rua.
    Em zonas em que o m2 é caro como no Chiado, em Lisboa, até é capaz de compensar...
  4.  # 4

    Boas

    Pode, em certos casos, não ser trabalhoso dependendo da altura a ganhar, do tipo de fundações do edifício e da diferença de cota entre a face superior das fundações e a cota actual de pavimento. Pela descrição feita a intenção parece ser transformar a utilização de um piso - arriscaria a dizer destinado a habitação - num piso destinada a actividade comercial ou do género, daí os 3 metros. Corresponderá a um aumento de altura de cerca de 30 ou 40 cm. Se esta interpretação estiver correcta pode perfeitamente ser viável do ponto de vista técnico. O mesmo não sei dizer em relação à aprovação desta transformação por parte da câmara.
    Seria talvez conveniente que apresentasse mais pormenores.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    Boa noite,

    Desde já agradeço os esclarecimentos prestados. Para uma melhor interpretação da questão anexo duas imagens. J Cardoso, o propósito é mesmo esse, o de alterar a licença de utilização de todo o imóvel para fim comercial. Como o piso em questão está ao nível do principal acesso a estabelecer, será algo de crítico saber se, já que não será de alterar os dois andares superiores que têm 3m (1º) e 2,70m (2º), se o afundar de um piso é um processo perfeitamente normal. Pela resposta de Luis K. W fico com a ideia que sim. Respondendo a Vasco Tome, existem no piso, que se trata de um salão do comprimento total da casa, duas caixas de saneamento. Existe ainda mais ao menos a meio, uma viga de sustentação que tem um pilar que basicamente é o único elemento existente no salão.

    Mais uma vez obrigado pelos vossos conhecimentos.
      casa.jpg
  6.  # 6

    .
      esquema casa.jpg
  7.  # 7

    complicado sobretudo na contenção da estutura. mas pode-se fazer, agora penso não sair barato e fácil.
 
0.0114 seg. NEW