Iniciar sessão ou registar-se
    • Filip3
    • 22 junho 2009 editado

     # 1

    Boa tarde, necessito ajuda urgente:

    Adquirimos um terreno em Vila Nova de Gaia numa zona central, considerado terreno para construção, e com intenção de construir.
    Com as recentes alterações ao Plano de Urbanização da Barrosa, a Câmara pretende alterar o mesmo para Área verde.

    É um terreno na zona central de Vila Nova de Gaia, que não só vai ficar impossibilitada a construção, como não sabemos como agir nesta situação.

    Alguém sabe aconselhar o melhor a fazer nesta situação, caso contrário vamos perder imenso dinheiro e ficar com um terreno que não dará para nada
  1.  # 2

    Filipe então? que se passou? não foi perguntar primeiro à câmara?
  2.  # 3

  3.  # 4

    Olá Fernando,
    O Terreno foi comprado no ano passado (2008), como terreno para construção Unifamiliar é o que consta tanto nas finanças, como na altura aquando nos informamos na GaiUrb.
    Entretando o Plano de Urbanização da Barrosa, inserido no PDM de Vila Nova de Gaia, tem sofrido alterações, a ultima em 29 de Dezembro de 2009, aprovado em diario da Republica, ainda costava como zona para construção Unifamiliar.

    Acontece que este PUB esteve "suspenso" até agora, e a CMGaia pretende agora na proxima assembleia, alterar este lote para Area de Ecologica - Area de verde privada.

    Segundo entendi, esta nova alteração irá em breve a Assebleia geral da CMGaia para aprovação.
    • Filip3
    • 23 junho 2009 editado

     # 5

    Colocado por: Fernando Gabrielhttp://www.gaiurb.pt/pmot2.htm#pu_barrosa

    http://www.gaiurb.pt/pmot/pu/barrosa_zon.jpg


    Neste mapa, que foi o aprovado em Dezembro de 2008, o terreno ainda se encontra como:
    Habitação Unifamiliar Consolidada.
    Mas segundo o Arq. responsável da Zona da Gaiurb, será alterado!

    O que fazer numa situação destas?
    •  
      FD
    • 23 junho 2009

     # 6

  4.  # 7

    Neste mapa, que foi o aprovado em Dezembro de 2008, o terreno ainda se encontra como:
    Habitação Unifamiliar Consolidada.
    Mas segundo o Arq. responsável da Zona da Gaiurb, será alterado!

    O que fazer numa situação destas?


    Já foram decretadas medidas preventivas? O plano já está, ou esteve, em discussão pública?
    • kami
    • 23 junho 2009

     # 8

    Boas

    Se ainda não é zona verde... sugiro-lhe que faça um projecto relâmpago antes dessa alteração!

    Normalmente o que conta é a data de entrad do processo... depois com mais paciência mete um projecto de alterações!!!

    Cumps
  5.  # 9

    Colocado por: kamiBoas

    Se ainda não é zona verde... sugiro-lhe que faça um projecto relâmpago antes dessa alteração!

    Normalmente o que conta é a data de entrad do processo... depois com mais paciência mete um projecto de alterações!!!

    Cumps


    Não se esqueça que, quando se faz um Plano, costumam decretar-se medidas preventivas
  6.  # 10

    Colocado por: Filip3Olá Fernando,
    O Terreno foi comprado no ano passado (2008), como terreno para construção Unifamiliar é o que consta tanto nas finanças, como na altura aquando nos informamos na GaiUrb.
    Entretando o Plano de Urbanização da Barrosa, inserido no PDM de Vila Nova de Gaia, tem sofrido alterações, a ultima em 29 de Dezembro de 2009, aprovado em diario da Republica, ainda costava como zona para construção Unifamiliar.

    Acontece que este PUB esteve "suspenso" até agora, e a CMGaia pretende agora na proxima assembleia, alterar este lote para Area de Ecologica - Area de verde privada.

    Segundo entendi, esta nova alteração irá em breve a Assebleia geral da CMGaia para aprovação.


    sim vi o documento do diário da republica, deram-lhe datas certas da nova aprovação?
    depende também se esse terreno está completamente dentro dessa nova área proposta verde,
    por vezes essas propostas como já aconteceu com essa alteram e alteram, e andam assim anos.
    aconselho uma consulta rigorosa, eu quando vou à gaiurb tento não sair de lá, só com um talvez ou experimente, acho que lhe devêm uma resposta clara, e uma solução, eu não saia de lá com meios
    termos, ainda por cima numa situação destas.
    a entrada de um processo agora antes da aprovação de essa mudança, pode ser uma solução, até porque essas aprovações podem demorar anos, mas como disse tem de fazer uma consulta rigorosa primeiro.
  7.  # 11

    Colocado por: Filip3
    Colocado por: Fernando Gabrielhttp://www.gaiurb.pt/pmot2.htm#pu_barrosa

    http://www.gaiurb.pt/pmot/pu/barrosa_zon.jpg


    Neste mapa, que foi o aprovado em Dezembro de 2008, o terreno ainda se encontra como:
    Habitação Unifamiliar Consolidada.
    Mas segundo o Arq. responsável da Zona da Gaiurb, será alterado!

    O que fazer numa situação destas?


    as áreas verdes privadas costumam ser áreas cedidas obrigatoriamente quando existe uma construção de um prédio por exemplo, quando existe uma determinada concentração em m3 de construção, não me lembro a percentagem, mas há uma percentagem que tem de ser cedida por parte do emprendedor do proprietário a um espaço verde de lazer, não estou a ver área de espaço verde privada tirada a um lote urbano de dimensão pequena.
  8.  # 12

    Colocado por: FDTerá alguma coisa a ver com isto:https://forumdacasa.com/discussion/4795/legislacao-sobre-terrenos-urbanosrurais-e-termos-tecnicos-a-considerar-na-construcao/?

    - Segundo entendi tem que ver com esta situação.

    - Sim segundo me informaram o plano já esteve em discussão publica e já terminaram os 30 dias para se pronunciarem.
    Contudo não sei onde confirmar esta informação. apenas foi dito pelo arq. da GaiUrb.

    - Não me informaram das datas certas, apenas que era para breve, muito breve.

    Que sugerem que faça? A situação de um projecto relâmpago, não me parece ser a situação fácil dadas as circunstancias, uma vez que a intenção não era construir "nesta maré menos favorável", mas assim se torna impossível alguém conseguir sair desta crise se que nos empurrem mais para o fundo.

    Desculpem o desabafo!
  9.  # 13

    Quem terá a obrigação ou onde poderei informar em que ponto se encontra esta situação, com factos concretos?
  10.  # 14

    Só mais uma duvida?

    Um PIP, ou seja Pedido de informação prévia, serve? como entrada de projecto? ou posteriormente a Câmara pode não autorizar o licenciamento?

    Um projecto para aprovação pode ser negado, existe um limite de tempo máximo para a câmara dar uma resposta a esse projecto ou podem arrastar a situação de forma a negarem caso entretanto seja aprovada esta alteração?

    Já agora alguém me sabe indicar valores aproximados (excluindo o trabalho de arq.) para dar entrada de um projecto?

    Desculpem estas duvidas tão básicas.
  11.  # 15

    eu já lhe ofereci a minha ajuda há uns tempos atrás, pois conheço muito bem a gaiurb...que lhe podemos mais dizer? eu sinceramente da minha parte não sei que dizer mais...só que tem ai uma situação estranha e não sei como chegou ai...
    a informação é dada na gaiurb mediante reunião agendada, ou trata pessoalmente ou contrata alguem.
  12.  # 16

    Colocado por: Fernando Gabrieleu já lhe ofereci a minha ajuda há uns tempos atrás, pois conheço muito bem a gaiurb...que lhe podemos mais dizer? eu sinceramente da minha parte não sei que dizer mais...só que tem ai uma situação estranha e não sei como chegou ai...
    a informação é dada na gaiurb mediante reunião agendada, ou trata pessoalmente ou contrata alguem.

    De facto a ajuda que me ofereceu, foi em relação a um terreno que espero fazer a escritura durante este mês ou o próximo, é numa outra freguesia. É uma situação totalmente diferente a qual ainda irei necessitar da sua ajuda. Já se ultrapassou o primeiro obstáculo. Já se encontrou a escritura, aguardo agora pela procuração para marcar a data da escritura.

    Esta situação é de um terreno junto ao Gaiashopping, é um terreno do meu pai, julgo que necessito de auxilio especialmente judicial.

    Todas as opiniões são bem vindas.
    Um abraço
    Filipe Silva
  13.  # 17

    Filipe se tiver ai a localização concreta do terreno e o novo plano envie ou mostre, para ver a diferença do plano concretamente no terreno do seu pai e o porquê dessa mudança de propriedade de solo.
    sim pelo que disse vai precisar de um advogado, mas informe-se primeiro com as maxima certeza que lhe possam dar na gaiurb, tente sair de lá com a maxima informação.
  14.  # 18

    essa última publicada em DR a 26 de Janeiro de 2009, apresentava apenas duas zonas de área verde privada
    coloquei a vermelho essas zonas
      barrosa_zon.jpg
 
0.0141 seg. NEW