Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Finalmente se concretiza um objetivo que há muito tinha em mente. Adquiri uma moradia (tipo quintinha) para restauro.
    O imóvel em questão data do final dos anos 70, inserido em zona rural, e como devem imaginar, desatualizado em termos estéticos sem qualquer equipamento de melhoramento térmico e acústico.
    As obras que proponho realizar são sobretudo interiores e decoração. No entanto, e como o aumento do conforto é um dos objetivos para este restauro, vou necessitar de isolar a habitação.
    A moradia é composta de R/C+1º andar, parede exterior em tijolo de 20 , janelas duplas em alumínio s/ corte térmico. Telhado em telha c/ ripado e estrutura em madeira (sem qualquer outro material). Chão da cave em cimento (s/caixa de ar) e muito provavelmente sem outro material por baixo. Área total útil +/- 120m2.

    Inicialmente confesso que a solução de um sistema ETICS ou similar me pareceu o mais correto, visto que estava um pouco limitado em termos de área útil e a existente construção não tem qualquer solução de eficiência térmica.
    No entanto, visto que o objetivo do imóvel será inicialmente para habitação própria mas dentro de poucos anos para aluguer/venda (ou seja com o menor orçamento possível), pesquisei aqui no fórum sobre soluções de isolamento pelo interior e achei bastante interessante. A vantagem principal seria sempre o custo do material e aplicação (DIY).

    A minha ideia seria:
    Paredes exteriores e telhado - Lã de Vidro/Rocha 100 mm + BPV + gesso cartonado 15mm
    Entre andares (ambos habitáveis) - apenas LV 60mm + gesso cartonado algum tipo de barreira acústica inferior ao soalho do 2º andar.
    Lage térrea - não faço a menor ideia (apesar de ter pesquisado soluções) e por isso agradeço sugestões. (nota: não tenho muita margem de manobra, sendo que o pé alto a uma viga transversa é de 2.20m, ou seja teria 10-15 cms máximo de manobra
    Caixilharias - irão ser substituída na totalidade mas ainda por decidir - com certeza com uma performance energética ajustada com o resto das opções adotadas (não me apetece pagar $$$ para depois o resto da casa não "acompanhar"

    Mas mais uma vez sublinho, o objetivo é ganhar algum conforto e eficiente térmica sem gastar muito dinheiro (pois será posteriormente para venda). Serão estas soluções suficientes para isto? Tendo em conta a diferença de custo de ambos os sistemas interior vs exterior, acham que esta diferença de performance é desprezável? Teoricamente não necessitaria de isolamento térmico entre andares, mas tendo em conta as especificidades da casa, seria recomendável?

    Todas as opiniões e sugestões serão bem vindas.

    Obrigado
  2.  # 2

    Entre andares não abdique da bpv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MrVetable
  3.  # 3

    Obrigado Schluter-Portugal, assim o farei (apesar de não perceber a razão). Mais alguma opinião em relação ao "plano térmico" ou alguma solução para a laje térrea?

    Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: MrVetableObrigado Schluter-Portugal, assim o farei (apesar de não perceber a razão). Mais alguma opinião em relação ao "plano térmico" ou alguma solução para a laje térrea?

    Obrigado


    Para evitar a condensação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MrVetable
  5.  # 5

    Obrigado ETIC e desde já peço desculpa pela demora na resposta, mas por alguma razão não recebi notificação via email.

    De facto ponderei bastante as duas opções, mas há precisamente, no ponto que focou, vantagens na opção por mim sugerida e passo a explicar. As paredes exteriores foram recentemente (antes da compra) reparadas e pintadas enquanto que as interiores, por necessitarem de obras, obrigatoriamente precisariam de pintura.

    Compreendo inteiramente o que diz, e posso garantir-lhe que se fosse uma opção para viver a longo prazo, optaria pelo exterior. De qualquer forma, vou tratar de fazer um orçamento do isolamento como o estou a sugerir, só assim terei a certeza das diferenças de custos.

    Obrigado
 
0.0152 seg. NEW