Iniciar sessão ou registar-se
    • mfc
    • 22 junho 2009 editado

     # 1

    Estou a restaurar uma casa e tenho algumas duvidas sobre caixilharia e vidros. Vou meter janelas com caixilharia de aluminio e vidro duplo em toda a casa, como percebo muito pouco do assunto gostava de ouvir algumas opiniões.
    À partida estava a pensar comprar a caixilharia e os vidros a uma empresa do ramo (Schueco por exemplo) e eventualmente pedir ao meu empreiteiro para me fazer a instalação. Ora o meu empreiteiro arranjou uma pessoa da sua confiança e que trabalha nesta área que diz que me faz os caixilhos e vidros ele mesmo e realmente parece ficar bastante mais barato. A questão é se o efeito será exactamente o mesmo.
    A minha questão é, posso pedir algum tipo de ficha técnica dos vidros e caixilharias e comparar com as de outros fornecedores? Preocupa-me sobretudo a questão de isolamento acustico e térmico.

    Que tipo de vidro devo usar? E as caixilharias? Que tipo de isolamento, etc.? Tenho que ter atenção a que parametros?
    Devo usar vidro térmico? E aluminio de ruptura térmica? Vidros de que espessura?

    O problema para mim é que sou leigo na matéria de modo que se ele me disser como isola a caixilharia ou que tipo de vidro usa não sei avaliar se é uma coisa em condições ou não, por isso se alguém pudesse dar uma ajuda agradecia.

    Ele garante-me que fica tudo bastante bem isolado, mas uma coisa é o que ele diz e outra é o que acontece na realidade.

    Cumps
  1.  # 2

    Boas

    posso pedir algum tipo de ficha técnica dos vidros e caixilharias e comparar com as de outros fornecedores?

    Pode e deve. Se ele as tem para dar, bem como a mesma garantia, já é outra coisa.

    Preocupa-me sobretudo a questão de isolamento acustico e térmico.

    Mais uma razão para usar material certificado.

    Que tipo de vidro devo usar? E as caixilharias? Que tipo de isolamento, etc.? Tenho que ter atenção a que parametros?
    Devo usar vidro térmico? E alumínio de ruptura térmica? Vidros de que espessura?

    Essas questões devem estar definidas no projecto de comportamento térmico mas aqui vão alguns parâmetros que deve considerar:
    - Factor solar do vidro, g: indica a percentagem de energia solar incidente que é transmitida através do vidro para o interior. Em princípio, quanto menor for o valor, melhor é o comportamento térmico do vidro. Por exemplo, para o vidro duplo incolor comum o valor varia entre 0,78 e 0,75 ( 78% ou 75% da energia é transmitida para o interior).
    - Coeficiente de transmissão térmica do vidro, U ou K: normalmente indicado por U ou K o nome diz tudo; mais uma vez quanto menor for o valor, melhor é o seu comportamento térmico e quanto mais espessos forem os vidros e caixas de ar (ou argon, melhor mas mais caro) melhor ainda. Os valores variam muito , sendo 2,7 W/m2 ºC um valor para um vidro vulgar atingindo certas combinações de vidros de maior qualidade um valor de 1,2 W/m2 ºC.
    - Deve optar por espessuras diferentes para os vidros para melhorar o comportamento acústico.
    - Em relação à caixilharia, a exemplo dos vidros, deve analisar o respectivo coeficiente de transmissão térmica U (para além dos aspectos funcionais que pretende.
    - Deve ter em atenção o sistema de protecção exterior - persiana, veneziana ou outro - já que é um elemento fundamental para o funcionamento conjunto do vão envidraçado.
    - Quanto à espessura dos vidros, sem conhecimento da exacto situação não me atreveria a dizer alguma coisa, mas posso dizer algo que, pelo que vejo, não é muito comum: os níveis de isolamento necessários são atingidos com espessuras diferentes para direcções de incidência diferentes, pelo que uma avaliação cuidada na execução do projecto pode permitir algumas poupanças.

    Assim de momento é tudo (e já está um bocado maçudo). Se pesquisar o forum vai encontrar muita coisa sobre vidros e envidraçados.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • mfc
    • 23 junho 2009

     # 3

    Caro João Cardoso,

    Desde já muito obrigado pelo briefieng, foi bastante util. Vou pedir a ficha técnica ao fornecedor, mas também duvido que a tenha, pelo menos das caixilharias já que são feitas por ele. Em relação aos vidros presumo que os compre a algum fornecedor por isso nesse caso possivelmente conseguirá arranjá-las.

    Algumas duvidas mais:

    A casa tem uma frente para norte, uma para sul e uma para Este cada uma com entre 4 a 5 janelas. Preocupam-me principalmente as para norte e sul, ambas têm 2 grandes envidraçados de 2,40x2m aproximadamente e no verão essas divisões aquecem mesmo muito, principalmente quando lhes bate o sol directamente e de inverno é um desperdicio de aquecimento que nem imagina...
    Nessas duas creio que terei mesmo que colocar vidro térmico, se bem percebi nos vidros duplos apenas 1 dos vidros deverá ser térmico e com a camada térmica voltada para o espaço entre os 2 vidros. Só aqui surgem-me algumas duvidas:
    - O vidro térmico deverá ser o exterior ou o interior?
    - Poderei aplicar um vidro laminado e outro térmico, para assim ter isolamento acustico e térmico ao mesmo tempo?
    - Será melhor fazer o mesmo em todas as janelas? Ou só compensará nas mais expostas ao sol e vento?
    - O custo destes vidros é bastante superior aos normais?

    Espessura dos vidros - já tinha pesquisado aqui no forum, já sei que a caixa de ar deverá ter no minimo 16mm, mas em relação aos vidros não faço ideia do que será aceitavel. Já vi alguns com 6+4 e outros mesmo com 4+4, o que penso ser errado pois também tinha a informação que as espessuras dos vidros deveriam ser diferentes, embora não soubesse técnicamente porquê. Vidros com 6+4 serão suficientes?

    Protecção exterior - Estava a pensar em estores térmicos, mas pela informação que fui lendo parece que são bons para o inverno, mas no verão aquilo aquece e muito, será mesmo assim? Se assim fôr que alternativas tenho? Queria mesmo usar estores. Estores de PVC normais darão conta do recado? Não quero deixar a caixa dos estores do lado exterior, de modo que tenho algumas duvidas se será simples fazer um bom isolamento com a caixa no interior. O isolamento é mesmo muito importante para mim porque a casa actualmente aquece muito de verão e de inverno se desligar o aquecimento fica um gelo.

    Já agora, só mais um aparte, não tem propriamente a ver com este caso, mas para uma outra situação em que ando a pensar há algum tempo. Existem vidros de segurança (vidro simples e não duplo) que também tenham componente térmica? Penso que os vidros térmicos apenas funcionam bem num sistema de vidro duplo, mas quem sabe pode ser que haja alguma coisa que eu desconheça.

    Cumps
  2.  # 4

    Boas

    Nessas duas creio que terei mesmo que colocar vidro térmico, se bem percebi nos vidros duplos apenas 1 dos vidros deverá ser térmico

    Pode usar 2 vidros "térmicos" ou um laminado e um térmico, ou um reflectante e um térmico, ou ... as variações são muitas. Em relação a isto deixo-lhe um link onde pode ensaiar todas estas variantes e ver qual o melhor resultado.

    Queria mesmo usar estores

    Sem problemas

    - Será melhor fazer o mesmo em todas as janelas? Ou só compensará nas mais expostas ao sol e vento?

    - Se o fizer nas fachadas mais desfavoráveis - norte e sul - vai decerto melhorar a situação. Chegará para o que pretende? Só com o conhecimento exacto da situação, ou seja, constituição das paredes, coberturas e pavimentos existentes, respectivos isolamentos, arquitectura da construção, sombreamentos (varandas, palas, etc.).
    Correndo o risco de parecer suspeito, acho que valia a pena considerar o investimento num estudo técnico que lhe permitisse quantificar as suas necessidades e escolher em segurança sem risco de, por um lado, querer poupar e não ficar bem servido ou, por outro lado, jogar pelo seguro e gastar mais que aquilo que precisa para ter o nível de conforto que pretende.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jma
    • mfc
    • 23 junho 2009

     # 5

    Obrigado novamente, o link que deixou é bastante bom. Andava mesmo à procura de um configurador assim, por acaso já tinha andado pelo site da vitro chaves, mas não me tinha apercebido desse configurador.

    Fazer um estudo técnico é uma possibilidade embora não faça a minima ideia de quanto custará um estudo desses. Tem noção dos valores que poderá atingir? É obvio que depende de caso para caso, mas será algo muito caro? E quem é que o poderia fazer? Não me preocupa gastar um pouco mais e jogar pelo seguro, o que não queria mesmo nada era gastar dinheiro e depois chegar ao fim e ver que afinal não obtive os resultados desejados.
    Já agora a cobertura tem isolamento em XPS com 6mm, parece-me bem isolada, as maiores perdas energéticas serão mesmo pelas janelas.
    A nivel das paredes a casa é antiga e não tem isolamento, são paredes com o exterior em pedra e o interior em tijolo, terão à volta de 30cm de espessura. Ainda pensei numa solução de capoto pelo exterior, mas o preço era bastante elevado e segundo me foi dito o facto de a fachada exterior ser em pedra já ajuda ao isolamento. Para além disso a casa no exterior tem bastantes saliencias e rebordos de modo que aplicar o capoto também não seria facil.
    • jma
    • 23 junho 2009

     # 6

    se quer mesmo isolamentos de paredes, pode sempre ir para soluções pelo interior (pladur + isolante), defendidas aqui no forum pelo alv.
    Quanto à caixilharia, se está tão preocupado com o isolamento térmico e acústico, então deveria ir para aluminio com rotura térmica ou pvc (ou madeira, que é o mais bonito mas mais caro).. essa "pessoa de confiança" que trabalha em aluminios, parece-me que deverá trabalhar com aluminio do normalzinho... mas posso estar enganado ;)
  3.  # 7

    Boas

    Fazer um estudo técnico é uma possibilidade embora não faça a minima ideia de quanto custará um estudo desses.....E quem é que o poderia fazer?

    Poderá ser elaborado por qualquer técnico habilitado a executar projectos de comportamento térmico: arquitecto, engenheiro ou engenheiro técnico, se não me falha nenhum. Quanto a custos, até aqui no forum já vi os preços mais diversos para os projectos, mas será sempre - porque não é tão trabalhoso - mais barato que um projecto térmico com a vantagem de não precisar da Declaração de Conformidade Regulamentar, o que também tem custos. Consulte 2 ou 3 técnicos aí da zona e já vê que vai valer a pena.

    Ainda pensei numa solução de capoto pelo exterior

    Não é a solução indicada para esse caso. Para isolar as paredes eu usaria a solução apresentada por jma

    cumps
    José Cardoso
    • mfc
    • 23 junho 2009

     # 8

    Caro jma,

    Vou usar sem duvida aluminio com rutura térmica, isso é ponto assente. Ele não trabalha apenas com aluminio normal, ele próprio aconselhou-me o uso de aluminio térmico (foi assim que ele lhe chamou, mas deve ser o mesmo que ruptura térmica). A minha duvida é apenas da qualidade desse material quando comparado com as marcas mais conhecidas do mercado. Se tivesse ficha técnica podia sempre comparar se não tiver será sempre um tiro no escuro como é obvio. As janelas actuais são em madeira (em mau estado...), mas não dá para aplicar vidro duplo pois não têm espessura para isso, de qualquer modo vou optar mesmo por aluminio e depois com acabamento em madeira, a madeira requer muito mais manutenção e claro é mais cara.

    Isolamento de paredes - poderia sim senhor, mas não vou mexer nas paredes interiores à excepção de 2 locais que têm pequenas infiltrações. A intervenção é sobretudo a nivel de fachada. A nivel de paredes interiores a unica coisa que irei fazer é pintar. Pessoalmente pensava que o capoto seria sempre melhor que isolamento interior, mas nestas coisas ouvem-se sempre tantas opiniões que já nem dá para ter a certeza :) Mas sempre são 2 a dizer o mesmo.
    Sendo assim até nem é mau de todo, se calhar não pinto por dentro para já e depois de ter as janelas prontas espero um tempo para avaliar se estou satisfeito com o nivel de isolamento ou não. Se não estiver posso avançar para um projecto de isolamento pelo interior.

    Jcardoso, vou procurar alguém para fazer o tal estudo, conheço 2 eng. civis provavelmente eles poderão indicar-me alguém.

    PS : Alguém me sabe indicar alguma empresa que faça portas de segurança à medida e com vidros? As que encontro ou são completamente blindadas ou então é quase tudo modelos standard. Estou a pensar trocar também as portas de entrada que são em madeira por umas mais seguras mas gostava de manter a traça da casa. Para além de que ter portas em madeira e janelas em aluminio é capaz de não ficar assim lá muito bem.
 
0.0165 seg. NEW