Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte: o construtor da moradia onde vivo colocou 3 tubos de extracção de águas pluviais no fundo do terreno e que vão diretos para o terreno do vizinho. Agora que o este iniciou obras no seu terreno descobriu os tubos e para as obras que vai fazer necessita de tapar um dos tubos.
    Ele veio falar comigo para vermos uma solução de redireccionar as águas pluviais pelo terreno dele, até uma conduta de escoamento.

A minha questão é a seguinte: serei eu que terei que suportar os custos da canalização?

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: sexta13A minha questão é a seguinte: serei eu que terei que suportar os custos da canalização?

Claro que sim. não tem rede publica de Pluviais, onde ligar os seus tubos é isso?
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  3.  # 3

Como estava no projeto de pluviais?
  4.  # 4

Mas é normal/permitido canalizar as águas pluviais com tubos para terrenos vizinhos? do pouco que sei acho que não, a única maneira é a água seguir o seu percurso "normal"
  5.  # 5

Colocado por: sexta13A minha questão é a seguinte: serei eu que terei que suportar os custos da canalização?

se a sua casa for recente, pode tentar chatear o construtor, mas duvido que tenha sorte.

Colocado por: Eng.RicardoComo estava no projeto de pluviais?

ninguém faz isso, o pessoal quer pagar pouco ao arquitecto.
  6.  # 6

Ao arquiteto nao..ao engenheiro que fez a rede de aguas e esgotos.mas a rede de esgotos pluviais e sempre feita..
  7.  # 7

Há uma lei que fala sobre o escoamento livre de águas e seu encaminhamento segundo o curso natura.
    Em loteamentos pode-se não aplicar... noutros terrenos pode ser invocada.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  8.  # 8

Estilicidio
  9.  # 9

No meu terreno por exemplo tenho uma caixa de águas pluviais que recebe as aguas pluviais da estrada no nivel superior e depois segue e atravessa o vizinho até á via pública do outro lado num nível ainda mais inferior. Isto ja esta feito ha cerca de 20 anos . Vai dar jeito para encaminhar as minhas águas pluviais , senão tinha de fazer um poço absorvente.
    Concordam com este comentário: riscos
  10.  # 10

Obrigado pelos vossos comentários.
    Então e se no muro tivesse uns buracos? Tb teria q ser a tratar do escoamento até um conduta?

Com o construtor é praticamente impossível dialogar...

E não, não há rede pública de pluviais. Quanto ao projecto, creio q não há....aquela parte do terreno é mais de cultivo...e não há nada pra lá..
  11.  # 11

Um dos tubos (o central) tem lá uma caixa de escoamento...mas o tubo de escoamento vai dar ao meio do terreno do vizinho... Que agr q iniciou obras descobriu-o...
  12.  # 12

Normalmente nesses casos deve ser feita um tricheira de infiltracao ou um poço roto dentro do seu terreno para onde se encaminha a sua tubagem de pluviais.
  13.  # 13

Agora que a chuva começou a ser mais intensa, surgiu um pequeno problema de escoamento de águas pluviais. Na parte de trás do meu lote, que está desnivelada em relação ao resto do lote, acumula-se água num dos cantos (chega a ter 5 a 7 cm de profundidade numa área de 1m x 5m).

Com o tempo a água acaba por se infiltrar, mas fica ali uma grande poça de água até desaparecer. O problema é que a caixa de águas pluviais mais próxima, que recebe a água que escorre por uma das caleiras da cobertura da casa, está muito longe e é muito complicado canalizar estas águas pluviais até essa caixa.

Uma solução de recurso seria abrir um buraco no muro dessa zona, que para já dá para um terreno que futuramente será uma zona de equipamentos (um parque verde). Desta forma conseguia pelo menos conduzir a água que se acumula nesta altura de chuvas, mas desconheço que dissabores legais é que isso me poderá trazer.

0.0150 seg. NEW