Queria pedir um orçamento para remodelação de uma casa que acabei de comprar. Gostava de fazer um pdf com toda a info relevante e enviar para alguns arquitectos. Conhecem algum documento onde estejam as informações que os arquitectos necessitam para fazerem um orçamento? Queria enviar email para os arquitectos o mais rápido possível para dar inicio à saga da remodelação.
E tem capacidade para fazer o levantamento de tudo o que a casa precisa? Normalmente são os profissionais, arquitetos, projetistas ou Eng.º Civis que fazem esse documento que fala.
Estas pessoas agradeceram este comentário: mr11191
mr11191. ainda está na fase de programa. portanto as bases para pedir cotação a arquitectos para o tipo de intervenção que menciona serão: - Local da edificação
- apresentar planta do imovel ( o arquitecto deverá sempre verificar se as mesma está correcta) - fotos interior/ exteiror - Fazer um pequeno texto com: area bruta do imovel, tipologia, e quais os seus desejos em termos genéricos. ( uma intervenção em apartamenteo é muito diferente de uma intervenção numa moradia) - ter uma noção do valor de obra a gastar. e de quais os serviços que necessita, se somente um projecto simplificado inlcuindo mapa de trabalhos, se deseja um serviço mais completo que além do mapa de trabalhos tam´bem projecto de execução e até o fornecimento de algumas especialidades. - análise e discussão de orçamentos de empreitierios - se necessita de serviços complementares como por exemplo decoração, acompanhamento de obra/ fiscalização/ autos de medição, etc...
É aconselhável uma reunião presencial e visita previa ao local. De qq maneira , alguns outros pontos poderão ser suprimidos em convenrsa com os profissionais que contactar. Não se esqueça que não es´ta a comprar um produto... pelo que é dificl depois comparar preços/ prestações entre os profissionais. empatia e verificação da capacidade tecnica da pessoa que irá contratar é meio caminho andado para uma boa realção durante a obra.
A ideia é fazer um email o mais completo possível para poder enviar aos arquitectos. A reuniao presencial estou a planear para uma 2a fase depois de analisar orçamentos porque não quero combinar reuniao com um arquitecto cujo valor não posso pagar. :)
1. apresentei fotos (aérea, tiradas no local (exteriores e interiores)); 2. descrevi as áreas que pretendia recuperar e ampliar (mais ou menos, isso depois com o projecto decidimos mudar); 3. descrevi o que pretendia em termos de espaços, demolições, ampliações e materiais; 4. alguns (poucos) explicaram-me que o preço variava se eu pretendesse só Licenciamento, ou também Execução e ainda Acompanhamento de Obra; 5. fiz uma primeira triagem, reuni-me com dois ou três no terreno; 6. a parte da empatia com o arquitecto que falaram acima é bastante importante (daí a reunião), mas também peça para mostrarem alguns imagens de obras feitas, pode por si só ser um elemento de exclusão (se for alguém acabado de sair da faculdade, faz-lhe um bom preço, é certo, mas a experiência e o acompanhamento fica muito aquém);
Caso pretenda o contacto do que passou a ser o "meu" Arquitecto, envie-me um mail para: [email protected] Se ele for da sua zona, já a ajuda (pelo menos a esclarecer e a trocar ideias).
Espero ter ajudado.
Estas pessoas agradeceram este comentário: RqCLopes