Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá Amigos.

    Já há muito que conheço o fórum nunca participei mas de vez em quando, vou seguindo algumas conversas do meu interesse, porque a pesquisa na net aqui me trouxe.

    Sou Medidor-Orçamentista desde 2002.
    Trabalhei todos estes anos numa empresa, em que fiz trabalhos a nível nacional como internacional e em diversos tipos de projeto.

    O meu caminho, levou-me para a necessidade de começar a trabalhar por conta própria e criar a minha própria empresa, e portanto cá estou eu a fazer a minha “inscrição” numa casa que já conheço e que considero a mais indicada para contar o meu dia-a-dia nesta nova etapa.

    Sei que o fórum tem diversos construtores e empresas, peço que não me encarem como concorrência, mas sim como um parceiro de trabalho ou negócios, um colega ou até mesmo como um Amigo. Aquilo que me for possível ajudar podem contar comigo. Vou tentar aprender ao máximo com todos e no fórum tentar contribuir com o que estiver ao meu alcance. Prezo muito a participação construtiva no fórum e como tal vou tentar ser o mais construtivo possível.

    Já li por aqui que se realizou um jantar próximo de Sesimbra, adorava ter participado moro relativamente perto e seria uma boa oportunidade para conhecer as caras por detrás dos nicks. Mas por outro lado, a minha participação no fórum ainda agora começou como tal, fica para uma próxima de certeza, que será tb o mais indicado.

    Sei que a construção civil pode ser um “mundo-cão” mas acreditem, a paixão são mesmo as obras... Trabalhei alguns anos em gabinete apenas em projeto, mas o meu lugar era na frente de obra, era onde me sentia melhor.

    Relativamente à empresa que estou a tentar criar, ainda estou no início. Como sempre trabalhei para outro, falta-me toda a vertente legal da constituição de empresa e os devidos requisitos para operar legalmente na construção civil. Tenho alguma informação do que é necessário, mas apenas o que vou pesquisando aqui e ali pela net.

    Gostava de fazer uma coisa jeitosa, tenho em mente um projeto bem estruturado e bem organizado, em que se tenta fazer trabalho com qualidade, mas vamos ver como correm as coisas… Ainda estou a começar e ainda tenho muitas dúvidas mas só depois de estar no terreno e surgirem também outras questões é que se vai avançando. A experiência conta muito e no meu caso como nunca tive que me preocupar com determinadas questões, vai ser um desafio ENORME. Vou aprendendo, é o que é preciso.

    Espero contar também com a vossa ajuda. Assim também me vão alertando para alguns cuidados que deva ter, para tentar pisar o mínimo possível em terreno desconhecido.

    Por falar nisso, se tiverem interesse estou aberto a qualquer proposta de parceria. Confesso que não é a minha intenção para já, mas é uma questão de se conversar e toda a ajuda é bem vinda nesta fase. Seja para uma sociedade ou uma parceria profissional benéfica para ambos, qualquer que seja a área ou especialidade desde engenharia, arquitetura, instalações especiais ou outro, é tudo uma questão de se conversar.

    Bem, e acho que está tudo…

    Ahh vou tentar fazer um diário neste tópico, e partilhar tudo do meu dia-a-dia. Todas as dificuldades, problemas, pensamentos etc etc etc… Para já estou na fase de constituição de empresa e pouco há a adiantar. Mas já escrevo mais em que ponto estou...

    Abraço a todos e desculpem o texto ser tão longo

    Obrigado aos que não adormeceram pelo meio :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Alexluxx, riscos, skypt, Schlüter-Portugal, GMCQ, ghost12
  2.  # 2

    Boa sorte!
  3.  # 3

    Colocado por: LuisPereiraBoa sorte!


    Idem! :)
  4.  # 4

    Obrigado.
    Vou certamente necessitar de Sorte . :P

    Em termos de serviços de Higiene, Segurança e Qualidade no trabalho.
    Quando é que necessitarei, ou é obrigatório por lei?
    Conseguem indicar alguma empresa prestadora destes serviços?

    Ainda não pesquisei nada sobre isto, gostari de ouvir o que têm a dizer.

    Obrigado. :)
  5.  # 5

    Arquimedes a sua empresa vai ter que serviços?tem porta aberta ou para comecar trabalha em casa? Recibos verdes...atividade aberta..nao seria melhor para comecar neste mundo cao?
  6.  # 6

    Boa Noite

    @riscos, Obrigado pela sua resposta.

    Vou iniciar por fases. Primeiro com recibos verdes, depois penso abrir mesmo empresa.
    O que sugere?
    Que tipo de serviços se refere?
  7.  # 7

    Que serviços vai oferecer aos seus clientes? medições-orçamentos, construções, fiscalização, etc...
  8.  # 8

    @rjmsilva,

    Construção e remodelações
  9.  # 9

    Colocado por: ArquimedesConstrução e remodelações

    Se o objetivo é constituir uma empresa para "construção e remodelação" irá necessitar entre outras coisa de alvará.
    Procure no IMPIC tem lá a informação toda
    Quanto aos serviços de HST, tem obrigatoriamente que ter uma empresa externa que lhe assegure isso.
  10.  # 10

    Olá zedasilva

    Alvará foi a minha primeira preocupação, depois os seguros e agora os serviços de HST.

    Vou tentar pesquisar algumas empresas para ver como facultam os serviços.

    Se conhecerem alguma na zona de Lisboa / Setúbal podem indicar

    Cumprimentos
  11.  # 11

    Colocado por: ArquimedesVou tentar pesquisar algumas empresas para ver como facultam os serviços.

    Vão-lhe oferecer "tudo" e "nada".
    Quantos funcionários vai ter?
    Vai ter pessoal na produção ou é apenas pessoal de gestão e vai subcontratar o resto?
  12.  # 12

    Vou tentar contactar alguns ex-colegas para esclarecer exatamente quais os procedimentos e o que é realmente necessário.
    Penso que deste modo já saberei o que tenho que pedir.
    Vamos ser 2 no escritório e 3 na produção e pessoal subcontratado.
  13.  # 13

    Para o pessoal de produção, cada vez que entrar em obra o CS vai-lhe pedir as fichas de aptidão médica.
    A maioria das empresas que prestam SHST apenas fazem os exames médicos para emitir essas fichas. O ideal era que dessem apoio noutras coisa tb, mas pode arranjar alguém que o ajude nisso
  14.  # 14

    Sim vou ver se consigo arranjar alguém que me ajude com isso.
    Depois conto os desenvolvimentos
    Obrigado
  15.  # 15

    Boa noite Arquimedes, estou à procura de um medidor orçamentista certificado, ainda faz esse trabalho?
  16.  # 16

    Boa Tarde @Tcppinto

    As minhas desculpas só agora responder.

    Sim ainda faço esse trabalho.
    Pode contactar para:

    [email protected]

    Obrigado
  17.  # 17

    Arquimedes,

    Qual a importância de um medidor orçamentista no âmbito deste fórum? Saber "ao milímetro" quanto vai custar a construção de uma casa

    mediante a apresentação de um projeto e a escolha dos materiais/acabamentos/equipamentos por parte do DO?
  18.  # 18

    Colocado por: sousa tavaresSaber "ao milímetro" quanto vai custar a construção de uma casa

    Nem ele, nem ninguém sabe.
  19.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Nem ele, nem ninguém sabe.


    Nem os empreiteiros, que sabem os preços deles, conseguem ter preços dentro dum valor-alvo, quanto mais quem só faz estimativas.
  20.  # 20

    Colocado por: SkinkxNem os empreiteiros, que sabem os preços deles, conseguem ter preços dentro dum valor-alvo, quanto mais quem só faz estimativas.

    Numa obra há sempre artigos onde se perde dinheiro, e outros onde se ganha mais do que o esperado.
    Numas obras perde-se dinheiro, e em outras ganha-se mais do que o esperado.
    O que importa é que ao fim o ano o saldo seja positivo.
 
0.0205 seg. NEW