Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: PicaretaAs comunicações prévias não são aprovadas....faz-se a comunicação prévia, pagam-se as taxas e começa-se a construir...pode eventualmente esperar 8 dias úteis para ver se há rejeição liminar (caso não tenha entregue todos os documentos necessários).


    As comunicações prévias são admitidas e não aprovadas.
    A rejeição liminar é possível nos primeiros 8 dias mas o mais provável era sair uma notificação para aperfeiçoamento do pedido.

    No entanto, não quer dizer que após os 8 dias. caso a câmara não diga nada, já está e é avançar. Caso haja alguma irregularidade a câmara notifica na mesma. E mesmo que o requerente argumente que os 8 dias já passaram, a responsabilidade que os seus técnicos (por ele contratados) assumiram nos respectivos termos de responsabilidade não acabam também após os 8 dias. Ou seja, ir para a frente levando tudo à bruta não é o melhor caminho.
    E eu já tive uma obra, em que, por divergência na leitura de um PP, teria de fazer uma cave que não estava prevista em projecto ( e não foi em 8 dias que tive a resposta, foi em alguns meses) . Se por acaso eu não conseguisse levar a água ao meu moinho por aquela questão, eu teria de mandar para o lixo algumas especialidades. E depois quem as pagava? Eu, como técnico, ou o requerente.
  2.  # 22

    Colocado por: Nunes&Silvabrilhante estamos de acordo: projecto ao nosso gosto e com tudo como queríamos e como gostamos.

    Percebo a boa vontade dos posts, mas é tempo perdido. Já está tudo como pediram e sonharam...
    Concordam com este comentário: HenDua
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro Azevedo78Percebo a boa vontade dos posts, mas é tempo perdido. Já está tudo como pediram e sonharam...


    Vai ser a capa da "El Croquis" ou da "2G".
  4.  # 24

    Já que foi pedido para se opinar à vontade, e independentemente de servir ou não de alguma coisa, aqui fica:
    Há várias coisas que considero questionáveis em termos de investimento, como a dimensão da suite numa casa relativamente modesta, mas como depreendo que derivam de gostos próprios, não vou ir por aí e vou-me cingir a questões mais funcionais.
    Questiono se a zona de refeições da sala é para manter. Toda a estrutura do resto da casa sugere que vai ser uma coisa ali mandada para o canto, sem utilidade, ou para ser usada uma vez por ano. Basta ver que nem sequer está contígua à cozinha. Pior é que isso parece fazer com que a zona de estar fique muito acanhada.
    Na cozinha, onde vai ficar o frigorífico, que não vejo local destinado e me parece não haver uma localização muito funcional disponível, ou seja, relativamente perto do fogão?
    Qual a distância entre o lava-loiças e o fogão? Eu gosto de zona de trabalho folgadas, mas essa parece-me algo excessiva para andar de um lado para o outro depois de lavar uns alimentos para os meter na panela.
    Questiono também se a secretária do quarto de 14,4 m2 é só para ser usada de noite. A não ser o caso talvez fosse simpático receber alguma luz da janela.
    Outra coisa, qual a altura da parede por detrás da cama? Isto porque, se for muito alta, não irá tornar a zona do closet muito escura?
    No exterior, tudo bem que o terreno não é grande, mas não vai criar nenhuma zona de lazer? Assim por alto parece que uns 70% da área não construída ficam dedicados à circulação dos carros.
    Concordam com este comentário: Anaa, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunes&Silva
  5.  # 25

    O muro lateral esquerdo e o muro frontal vai ficar com bastante altura naquele canto e irá tapar o sol da parte da tarde.
    Foi tido em conta o desnível do terreno, irá ter um muro de sustentação de terras em betão (todos os muros serão em betão).
    Relativamente às I.S. pensamos que duas seja o ideal para uma moradia deste tamanho.
    Inicialmente tínhamos a entrada como o Paulo referiu, uma vez que queríamos aproveitar todo o espaço de construção. Mas preferimos que a entrada ficasse mais "abrigada", ou seja, que quem esteja à porta não tenha à vista toda a sala.

    As secretárias (e restante mobília) irá sofrer alterações, é meramente ilustrativo.
    Também preferíamos o lavatório como o Emad referiu, mas sendo a I.S. de serviço é necessário respeitar o plano de acessibilidades.
    Moradia com 162m2 brutos, e temos um orçamento de aproximadamente 160k com IVA para tudo. Sabendo que durante a obra irão haver derrapagens, mas esperamos não ultrapassar muito este valor.

    Pedro as pessoas trabalham não conseguem responder logo..

    A mesa que está na cozinha será uma ilha, e teremos espaço suficiente para o frigorífico.
    A zona do closet irá ter iluminação suficiente (apesar de não ser natural).
    A distância entre o lava-loiças e o fogão não cria problema, uma vez que preferimos ter o lava-loiças em frente daquela janela.
    Sim irá ter zona de lazer, iremos posteriormente fazer uma pergola e churrasqueira+forno.
  6.  # 26

    Mas a porta da casa não é o muro exterior!!!? quem entrar dentro do terreno, já invadiu a sua privacidade, pleo que já terá tido a sua anuência...
    Sinceramente não es´ta a ver como irá ficar a envolvente espacial e a realção dos interiro/ exterior... é um casulo fechado.. mas cada um gosta à sua maneira.
  7.  # 27

    Nunes e Silva, está tudo muito bonito
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Pedro Azevedo78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunes&Silva
  8.  # 28

    Tem toda a razao Barradas, mas podemos deixar entrar ao portao o senhor da telepizza mas deixa lo à porta da entrada sem estar a cuscar a sala toda ;-)
  9.  # 29

    Colocado por: Nunes&SilvaTem toda a razao Barradas, mas podemos deixar entrar ao portao o senhor da telepizza mas deixa lo à porta da entrada sem estar a cuscar a sala toda ;-)

    Ah... tem entrega de telepizza aí.. pois aqui onde estou não temos dessas modernices ;)
  10.  # 30

    Colocado por: Nunes&SilvaFoi tido em conta o desnível do terreno, irá ter um muro de sustentação de terras em betão (todos os muros serão em betão).

    Quando me referia ao desnível, não era do ponto de vista técnico, mas do ponto de vista arquitetonico.
    Se calhar podia usar o piso da cave, para estacionamento e deixar mais terreno exterior em terra ou em outra coisa qualquer.

    Colocado por: Nunes&SilvaInicialmente tínhamos a entrada como o Paulo referiu, uma vez que queríamos aproveitar todo o espaço de construção. Mas preferimos que a entrada ficasse mais "abrigada", ou seja, que quem esteja à porta não tenha à vista toda a sala.

    Isso também conseguia com alguns truques de paredes na sala. Alias, até só com mobiliário. Apenas vejo a questão da chuva como mais valia.

    Eu faria os quartos mais pequeno, a I.S. bem mais pequena, e tentava ganhar área para a sala, e ai sim, recuando as paredes e ter uma zona exterior coberta suficiente grande para por uma mesa e que tivesse uma boa exposição solar.

    De resto, tendo em conta que é uma comunicação prévia admitida, apenas destes posts poderá aproveitar alguma mexida interior nas paredes ou pequenos acertos de fachada. Boa sorte para a construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunes&Silva
  11.  # 31

    Obrigado Paulo.
    A cave quisemos evitar ter.
    Em termos de estacionamento e mais área de lazer teremos mais três terrenos para nos podermos estender caso seja necessário.
  12.  # 32

    Colocado por: Nunes&SilvaA mesa que está na cozinha será uma ilha

    Isso quer dizer que a zona de refeições da sala será a zona preferencial de refeições? A ser esse o caso, não lhe parece que seria mais funcional que essa zona fosse contígua à cozinha? Mais, a ser esse o caso, então algo que me parece que faria muito sentido seria reduzir a cozinha para dar mais área à sala.

    Colocado por: Nunes&Silvateremos espaço suficiente para o frigorífico.

    Isso não está em questão, que a cozinha é enorme. A questão é que não se vê nenhum lugar já previamente pensado e, depois, o mais certo é o dito ficar ali com ar perdido numa parede qualquer.

    Colocado por: Nunes&SilvaA zona do closet irá ter iluminação suficiente (apesar de não ser natural).

    Talvez esteja a sugerir algo que não faça sentido em termos arquitetónicos, mas deslocar a janela da suite um pouco para mais perto do closetde forma a dar-lhe mais luz natural não poderia ser interessante? Ou então aumentar essa janela para esse lado?

    Colocado por: Nunes&SilvaA distância entre o lava-loiças e o fogão não cria problema, uma vez que preferimos ter o lava-loiças em frente daquela janela.

    Talvez o Nunes não cozinhe, mas estou capaz de apostar que quem cozinhar nessa casa vai lamentar essa opção.
    O problema nem sequer é a localização do lava-loiça, o problema é o fogão estar qextremida

    Colocado por: Nunes&SilvaRelativamente às I.S. pensamos que duas seja o ideal para uma moradia deste tamanho.

    Concordo. A única coisa diferente que eu faria (e que está na minha planta) era fazer com que o acesso ao WC geral não implicasse "devassar" tanto a área mais íntima.
    Bastaria, no quarto mais pequeno, trocar a posição da porta com a do armário para esse quarto ficar mais resguardado. Perfeito, perfeito (para mim), seria depois meter uma segunda porta nesse corredor para poder deixar a zona dos quartos completamente fechada mesmo com visitas que precisem de usar o WC.
    Concordam com este comentário: HenDua
  13.  # 33

    Colocado por: Nunes&SilvaA mesa que está na cozinha será uma ilha

    Isso quer dizer que a zona de refeições da sala será a zona preferencial de refeições? A ser esse o caso, não lhe parece que seria mais funcional que essa zona fosse contígua à cozinha? Mais, a ser esse o caso, então algo que me parece que faria muito sentido seria reduzir a cozinha para dar mais área à sala.

    Colocado por: Nunes&Silvateremos espaço suficiente para o frigorífico.

    Isso não está em questão, que a cozinha é enorme. A questão é que não se vê nenhum lugar já previamente pensado e, depois, o mais certo é o dito ficar ali com ar perdido numa parede qualquer.

    Colocado por: Nunes&SilvaA zona do closet irá ter iluminação suficiente (apesar de não ser natural).

    Talvez esteja a sugerir algo que não faça sentido em termos arquitetónicos, mas deslocar a janela da suite um pouco para mais perto do closetde forma a dar-lhe mais luz natural não poderia ser interessante? Ou então aumentar essa janela para esse lado?

    Colocado por: Nunes&SilvaA distância entre o lava-loiças e o fogão não cria problema, uma vez que preferimos ter o lava-loiças em frente daquela janela.

    Talvez o Nunes não cozinhe, mas estou capaz de apostar que quem cozinhar nessa casa vai lamentar essa opção.
    O problema nem sequer é a localização do lava-loiça, o problema é o fogão estar quase na extremidade da bancada sem razão aparente. Um metro mais para a esquerda e parece-me que ficaria a coisa mais funcional. Com a vantagem extra de que essa zona onde agora tem o fogão seria uma das opções que creio funcionaria melhor para meter o frigorífico.

    Colocado por: Nunes&SilvaRelativamente às I.S. pensamos que duas seja o ideal para uma moradia deste tamanho.

    Concordo. A única coisa diferente que eu faria diferente (e que está na minha planta) era fazer com que o acesso ao WC geral não implicasse "devassar" tanto a área mais íntima.
    Bastaria, no quarto mais pequeno, trocar a posição da porta com a do armário para esse quarto ficar mais resguardado. Perfeito, perfeito (para mim), seria depois meter uma segunda porta nesse corredor para poder deixar a zona dos quartos completamente fechada mesmo com visitas que precisem de usar o WC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunes&Silva
  14.  # 34

    A zona de refeições será conforme o dia a dia. Nos dias com mais pressa teremos o balcão da ilha, nos dias com mais tempo teremos a mesa da sala. Preferimos ter o sofa e o móvel da televisão do lado do recuperador de calor e teremos um aparador para ajudar a zona de refeições da sala
    No projecto da cozinha quisemos deixar o frigorífico de parte sem ser embutido nos móveis, ficará numa das paredes sem afectar a zona de circulação.
    O projecto de gás contempla o fogão naquela zona já a fazer conta à distância necessária e obrigatória ao esquentador. Colocando também o lava loiças naquela zona ficava tudo muito sobrecarregado.
    A janela do quarto preferimos que a luz natural incida mais sobre a zona da cama do que do closet. O tamanho da janela pensamos ser suficiente.
    Pensámos inicialmente em colocar a porta do corredor de maneira à porta da IS de serviço ficar acessível sem ser necessário entrar no corredor. Mas ficava um pouco estranho, o corredor basicamente um quadrado sem muito jeito só com as portas dos quartos, e aquele bocado da sala sem continuidade. Optámos por ficar assim, ate porque o quarto mais pequeno será só para visitas esporádicas.
 
0.0210 seg. NEW