Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Venho pedir a vossa ajuda para remodelar uma casa de banho. Meu pai quer fazer mudança na casa de banho de modo a preparar la para o uso da mesma mas por um ente de cadeira de rodas. Em baixo segue as fotos. Desde já grata
      20170908_184312.jpg
      20170908_184302.jpg
  2.  # 2

    Pode colocar uma porta de correr e o poliban poderá ser em pastilha de modo em que não haja degrau!
  3.  # 3

    Coloque aqui as medidas da casa de banho com a localização das peças, da porta e da janela
  4.  # 4

    As medidas são 170 Por 270.
  5.  # 5

    Meu pai está disposto a remodelar ela por completa. A ideia dele era retirar a sanita e onde está o bidê colocar ai uma sanita para que a porta (Claro que alargada )ao abrir tapa se a sanita. E abri se até mais
  6.  # 6

  7.  # 7

    Nada de esquecer que o raio de giração de uma cadeira de rodas é de 1,50m e têm de ter espaço ao lado da sanita para o utente se puder deslocar entre a mesma e a cadeira.
  8.  # 8

    Mas mais importante que o cumprimento da legislação.. e sendo neste caso uma IS para uma pessoa em especifico, convém personalizar a solução com as dificulades motoras do mesmo e não entrar em generalismos.

    O Nuno já se ofereceu, eu também posso ajudar.
    como é obvio e tendo em consideração que não se deve alterar a sanita de posição, a minha sugestão é:
    - alargar a porta, para pelo menos 77cm livres - O mais simples e economico de fazer é meter uma porta de fole, para um vão de 90, deve ficar com 80cm livres.
    - Remover o bide´. fica com um azona de transferencia ao lado da sanita.
    - Remoção da banheira e conversão em zona de duche com ralo no pavimento ( solução técnica a verificar, nem todas as lajes de apartamento permitem uma solução dessas.
    - substituição de sanita por uma tipo SANITANA MOBIL.
    - substituição do lavatorio por um que permita o acesso a pessoa sem cadeiras de rodas.( a verificar. se a pessoa não tem autonomia, pode não valer a pena), alturas correctas..
    - aparelhos de manobras ( torneiras) - devem ser do tipo que permita operar de punho fechado... mas dependerá mais um avesza necessidade/ autonomia da pessoa.
    - Instalação das ajudas técnicas. A verificar... No duche, pelo menos uma cadeira de duche rebatível. e uma barra de apoio para ajudar na transferencia ( isto se houver autonomia)
    - As ajudas tecnicas necessárias dependerão de como será efectuada a manobra... se em autonomia se com ajuda de terceiros...

    Esta é a minha sintese.
    Veja o manual das acessibilidades, que apresenta regras de posicioanmento dos aparelhos e equiapmentos nas IS.
 
0.0121 seg. NEW