Colocado por: zedasilvaQuando estou na posição de defender o DO (fiscalização), a menos que sejam umas medições mesmo muito bem feitas, sugiro sempre que as mesma sejam usadas apenas para elaborar um caderno de encargos e nunca fornecidas aos empreiteiros. Assim é mais fácil imputar ao empreiteiro as possíveis omissões.
Colocado por: PicaretaPedem orçamentos, sem mapa de quantidades?
Colocado por: zedasilvaClaro!
O empreiteiro que faça ele as medições. Se se enganar a responsabilidade é dele
Colocado por: ****
O zé uma obra se for uma moradia faz-se as medições num dia, com autocad ao lado, o grande problema de hoje, quem é que sabe medir ? Medem o ferro não medem as patilhas, medem os estribos não medem as dobras, medem a terraplanagens não dão as percentagem a mais ao volumes de acordo com as terras, medem o mosaico não dão desperdício, medem a cofragem não medem as listas de ângulos, medem os pilares , esquecem-se de dar a mais a diferença das betonilhas, etc etc,etc .
Colocado por: ****mas jogas do lado do dono de obra,
Colocado por: ****e se jogares no lado do empreiteiro!!!
Colocado por: Picaretamas a responsabilidade pelos erros de projecto é sempre do dono de obra.
Colocado por: ****porque não pode dar 10% ao desperdício do mosaico ?
E os erros e omissões, quem os paga ? Ja fizeste alguma obra onde em erros e omissões , existissem milhões ? Quem esta a medir se dá o empolamento das terras porque não pode dar 10% ao desperdício do mosaico ?
Colocado por: ****nas grandes empresas calcula-se o desperdicio
Colocado por: ****nas grandes empresas calcula-se o desperdicio,
Acho que me entendestes mal então, eu se tiver 40 m2 de azulejo ponho 44 m2 , porque porque depois , terei que justificar e imagina que sou entrego ao empreiteiro a mão de obra?
Colocado por: ****agora explica-me que adjudicas mão de obra como fazes ?
no articulado os perfis, vem a parte, como as listas de ângulos entre outros .... agora explica-me que adjudicas mão de obra como fazes ?
no articulado os perfis, vem a parte, como as listas de ângulos entre outros .... agora explica-me que adjudicas mão de obra como fazes ?
Colocado por: zedasilvaSe adjudicar só mão de obra, adjudico as áreas corretas. A questão do material a mais para desperdício é responsabilidade minha enquanto fornecedor de material.
Colocado por: SkinkxEntão, mas se eu adjudicar MO, tenho que fazer contas ao desperdício... obviamente.
Colocado por: dryfusentendi bem Zé?
Colocado por: dryfusPessoal, voltem, já foram dar uma curva lá longe!
Voltem aqui pro lado do DO e expliquem lá o que vocês querem dizer, o bom desse fórum ter vários profissionais é que vocês percebem da coisa mas as vezes percebem demais e fica complicado de acompanhar esse raciocínio!
Então, voltando ao lado do DO, pela opinião do Zé, o mapa de medições pode ser feito, desde que com os devidos cuidados e não por qualquer pessoa e isso deve ser "oculto" ao empreiteiro e usado só para poder elaborar melhor um caderno de encargos, entendi bem Zé?
Então para poder fazer bem e bem feito, tentando dar segurança a ambas as partes, como deve ser entregue um pedido de orçamento? Sem tentar se armar em esperto para passar a perna ao empreiteiro e confiando que o empreiteiro não irá fazer o mesmo, o cenário ideal...
A ideia é tentar montar o workflow para, quando existir o orçamento, ser aquilo e nada mais que aquilo, sem derrapar, sem "já agora..."... Esse tipo de coisa! Claro, assumindo também que uma vez que isso esteja "fechado", do lado do DO também não existam pedidos de alteração ao projeto, pq sei que esses vão fugir a ideia inicial!
Considerando também que tudo isso para o famoso "chave na mão", por que já sei que fazer o mesmo para empreitadas isoladas não só é "impraticável" como muito mais difícil de gerir orçamentos!
Colocado por: SkinkxO empreiteiro deve fazer as suas próprias medições, em análise ao projecto, e cruzar com as medições do DO. Aquilo que o empreiteiro entenda que não foi correctamente medido (ou que não foi medido de todo) deve ser apresentado desde logo como trabalhos a mais, antes da adjudicação, para haver seriedade de ambas as partes.
Colocado por: zedasilva
Em teoria eu tb concordo que deveria ser assim.
O problema é que não estamos a falar de obras publicas. Estamos a falar de obras particulares em que quem concorre pouco mais sabe que orçamentar ao m2.
Assim, se eu forneço um mapa de quantidades ao empreiteiro, ele limita-se a distribuir o preço global pelas diversas rubricas. Em obra, tem tudo para correr mal.