Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: riscos

Serve para mandar as sogras :))
    Concordam com este comentário:ricardo33020,MFreitas

Um pouco estreita no caso da minha...😂😂😂
    Concordam com este comentário: riscos
  2.  # 2

Colocado por: ricardo33020

Um pouco estreita no caso da minha...😂😂😂

Epá, das maiores loladas que já dei neste forum!!
  3.  # 3

Um gajo tem de ser realista....a minha mãe sempre me ensinou a não mentir 😜
  4.  # 4

Actualização da secção de Notícias em inovar na Construção.
    Controlo de temperatura sem fios
    Sistema de controlo de temperatura sem fios para sistemas de aquecimento elétricos. Comando por painel central, telemóvel (IOS e ANDROID) e PC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Anonimo18072022B
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvese uma CRMD

Onde é que se arranja disso?
  6.  # 6

Colocado por: sergio_pintas
    Onde é que se arranja disso?
    manda fazer aqui
  7.  # 7

Colocado por: Anonimo16062021Venha lá frio..

Aquecimento central nas obras?
    Assim tb eu.
  8.  # 8

Colocado por: zedasilva
    Aquecimento central nas obras?
    Assim tb eu.
    Pode sempre pedir trabalho ao Dias para carvoeiro :)
  9.  # 9

É igual no Canadá...
  10.  # 10

Colocado por: DR1982Pode sempre pedir trabalho ao Dias para carvoeiro :)

Com o Dias nem à missa.

Colocado por: MarcopomÉ igual no Canadá...

Cambada de mariquinhas.
  11.  # 11

Zé estou plenamente de acordo...
    Um gajo a meter rufos nos muretes do 44° piso com -20°C e aqueles mariquinhas a fazer Pladur com aquecimento ligado...
    Cambada, nunca vi nenhum fiscal na cobertura....
  12.  # 12

Colocado por: MarcopomCambada, nunca vi nenhum fiscal na cobertura....

Devem ter vertigens.
    Eu só faço fiscalizações até ao 3º andar
  13.  # 13

Depois de muita coisa por aqui...

Vamos partir do princípio que já existe um projeto de arquitectura e mapa de quantidades, mas não ainda um caderno de encargos. Uma das coisas que leio é a falha de comunicação e o desenho dos projetos sem falar com quem vai executar eles, gerando aí uma série de problemas, na vossa opinião, qual seria a melhor ordem para ao menos tentar evitar maiores problemas em obra?

É feito o projeto/arquitectura, feito o mapa de quantidades, antes de ir entregar aos empreiteiros, entregar primeiro a um fiscal para ele tentar "antecipar" o que pode dar problemas, corrigir, entregar ao empreiteiro, fazer reunião de empreiteiro+arquitecto to+fiscal para definir bem as coisas e depois fazer o caderno de encargos/definir a ordem de trabalhos?

Qual seria a ordem "correta"?
    ( quando falo empreiteiro também falo de colocar na reunião os profissionais que vão executar os trabalhos...)
  14.  # 14

Colocado por: Anonimo16062021

Eu assumo exigências de segurança e saúde, ou então para os materiais.
  15.  # 15

Colocado por: dryfusÉ feito o projeto/arquitectura, feito o mapa de quantidades, antes de ir entregar aos empreiteiros, entregar primeiro a um fiscal para ele tentar "antecipar" o que pode dar problemas
    ou seja rever os projectos por quem não participou neles, é uma das funções da fiscalização.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 16

Colocado por: jorgealvesé uma das funções da fiscalização.

Digamos que pode ser uma das funções da fiscalização, não uma obrigação.
    É claro que é um serviço cujo valor deve ser previamente acordado.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  17.  # 17

Colocado por: jorgealvesou seja rever os projectos por quem não participou neles, é uma das funções da fiscalização.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Basicamente! Justamente para quem vai ter de lidar com o projeto e a instalação em si!

Colocado por: zedasilva
    Digamos que pode ser uma das funções da fiscalização, não uma obrigação.
    É claro que é um serviço cujo valor deve ser previamente acordado.
    Concordam com este comentário:Skinkx

Claro Zé, não estou a falar para fazer de graça as coisas, mas o ponto da questão mantém, qual seria o melhor "workflow" para a execução do projeto?
    Do meu ponto de vista, a ideia não é esmiufrar o empreiteiro ao máximo possível, por que se existir um bom projeto e mapa de quantidades, o empreiteiro só terá de dar o orçamento dele "quase" que so de mão de obra, certo? Já que em termos de material teria de ser o definido no tal mapa...

Mesmo que se tenha de pagar por isso, acaba, no final, por ser uma mais valia ao DO. O justamente para poder aumentar a chance de existir aqueles por menores em obra que se destacam no resultado final!
  18.  # 18

Colocado por: dryfusQual seria a ordem "correta"?

Na minha modesta opinião.
    Projeto de arquitetura.
    Projetos de especialidades
    Revisão dos projetos feita pela fiscalização
    Compatibilização/melhoria dos projetos (se necessário)
    Projeto de execução (dependendo da complexidade da obra pode ser dispensado)
    Mapa de quantidades e/ou caderno de encargos.
    Pré seleção dos empreiteiros a consultar.
    Consulta aos empreiteiros
    Análise de orçamentos (aqui a fiscalização pode ajudar)
    Contrato de adjudicação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dryfus, andre_pm
  19.  # 19

Quanto ao mapa de medições, se me permitem, aqui fica a minha opinião.
    Medir uma obra é algo complexo e não acessível à maioria dos técnicos.
    É comum ver-mos medições erradas, com falhas graves e omissões. Eu quando assumo a DT de uma obra adoro este tipo de medições, aquilo em cada tarefa existe uma carrada de trabalhos a mais perfeitamente justificáveis. Dependendo do andamento da obra e da bolsa do DO consegue-se mais uns valentes trocos e ainda ficamos bem vistos.
    Quando estou na posição de defender o DO (fiscalização), a menos que sejam umas medições mesmo muito bem feitas, sugiro sempre que as mesma sejam usadas apenas para elaborar um caderno de encargos e nunca fornecidas aos empreiteiros. Assim é mais fácil imputar ao empreiteiro as possíveis omissões.
  20.  # 20

Colocado por: ****Medem o ferro não medem as patilhas, medem os estribos não medem as dobras, medem a terraplanagens não dão as percentagem a mais ao volumes de acordo com as terras, medem o mosaico não dão desperdício, medem a cofragem não medem as listas de ângulos, medem os pilares , esquecem-se de dar a mais a diferença das betonilhas, etc etc,etc .

E o DT a fazer nham nham nham :)))

0.1435 seg. NEW