Iniciar sessão ou registar-se
    • Axe
    • 12 setembro 2017 editado

     # 1

    Boa noite,

    Tenho em mente um design para as escadas interiores semelhante ao seguinte:

    https://i.pinimg.com/736x/d1/da/bf/d1dabf19f40de2200bfe506b9b408a8d--modern-stair-railing-stair-railing-design.jpg

    Ou seja, com os espelhos rebocados e pintados da cor das paredes e cobertores com outro material que combine com a tonalidade do chão flutuante que irá ser colocado nos dois pisos.

    A minha dúvida reside no tipo de material a aplicar nos cobertores. Idealmente, seria o mesmo do colocado no chão, mas com o flutuante não é possível... A solução mais fácil julgo que será revestir os cobertores a madeira com uma tonalidade semelhante do flutuante, mas não me agrada o facto de a madeira necessitar de manutenção. Haverá algum tipo de pedra com tonalidade semelhante a madeira ou então que combine bem com o flutuante?
  1.  # 2

    Colocado por: Axemas não me agrada o facto de a madeira necessitar de manutenção.

    Olá Axe,
    Tenho as escadas em madeira, não só o pano. Não faço manutenção nenhuma e estão óptimas. Vai depender da madeira que escolher. Tente apanhar o Joao Dias no fórum que ele aconselha-o bem nesse sentido.
    Cumprimentos.
    • Axe
    • 13 setembro 2017

     # 3

    Colocado por: CMartin
    Olá Axe,
    Tenho as escadas em madeira, não só o pano. Não faço manutenção nenhuma e estão óptimas. Vai depender da madeira que escolher. Tente apanhar o Joao Dias no fórum que ele aconselha-o bem nesse sentido.
    Cumprimentos.
    Sabe-me dizer que tipo de madeira aplicou e o tratamento que levou? Obrigado.
  2.  # 4

    Colocado por: AxeBoa noite,

    Tenho em mente um design para as escadas interiores semelhante ao seguinte:

    https://i.pinimg.com/736x/d1/da/bf/d1dabf19f40de2200bfe506b9b408a8d--modern-stair-railing-stair-railing-design.jpg

    Ou seja, com os espelhos rebocados e pintados da cor das paredes e cobertores com outro material que combine com a tonalidade do chão flutuante que irá ser colocado nos dois pisos.

    A minha dúvida reside no tipo de material a aplicar nos cobertores. Idealmente, seria o mesmo do colocado no chão, mas com o flutuante não é possível... A solução mais fácil julgo que será revestir os cobertores a madeira com uma tonalidade semelhante do flutuante, mas não me agrada o facto de a madeira necessitar de manutenção. Haverá algum tipo de pedra com tonalidade semelhante a madeira ou então que combine bem com o flutuante?

    A imagem que postou tem os cobertores em Carvalho e depois levou personalização de cor. Curiosamente muito semelhante ao trabalho que acabámos ontem no restauro de um soalho estratificado. Aliás, a cor é exactamente igual.
    Passando á frente, o carvalho é a madeira mais fácil de personalizar dado as suas características/composição. É uma madeira resistente mas tem de ser bem "trabalhada" uma vez que é muito susceptível a alterações higroscópicas.
    Se acabado com um verniz adequado e sem "shortcuts" entre demãos, a manutenção dos cobertores não irá alem da normalíssima limpeza diária.
    Para o pretendido, parece-me a melhor alternativa.

    PS: Atenção ás personalizações de cor pois esses trabalhos só ficam bem se a madeira ficar com um aspecto natural!!
    • Axe
    • 13 setembro 2017

     # 5

    Colocado por: Joao Dias
    A imagem que postou tem os cobertores em Carvalho e depois levou personalização de cor. Curiosamente muito semelhante ao trabalho que acabámos ontem no restauro de um soalho estratificado. Aliás, a cor é exactamente igual.
    Passando á frente, o carvalho é a madeira mais fácil de personalizar dado as suas características/composição. É uma madeira resistente mas tem de ser bem "trabalhada" uma vez que é muito susceptível a alterações higroscópicas.
    Se acabado com um verniz adequado e sem "shortcuts" entre demãos, a manutenção dos cobertores não irá alem da normalíssima limpeza diária.
    Para o pretendido, parece-me a melhor alternativa.

    PS: Atenção ás personalizações de cor pois esses trabalhos só ficam bem se a madeira ficar com um aspecto natural!!
    A imagem é apenas exemplificativa, em termos de tonalidades ainda não tenho nada definido, mas queria escolher um flutuante com uma cor natural que fosse fácil de combinar com a madeira que ficará na escadaria.

    Uma vez que trabalha no ramo não me sabe dizer quais as melhores opções em termos de tipo de madeira para escadas?
  3.  # 6

    Colocado por: AxeA imagem é apenas exemplificativa, em termos de tonalidades ainda não tenho nada definido, mas queria escolher um flutuante com uma cor natural que fosse fácil de combinar com a madeira que ficará na escadaria.

    Uma vez que trabalha no ramo não me sabe dizer quais as melhores opções em termos de tipo de madeira para escadas?

    As exóticas, Afzélia, Sucupira, Sapele, Iroko/Cambala, etc, etc

    Pessoalmente, acho muitíssimo mais importante e esteticamente relevante a escolha do revestimento para o chão do que propriamente a escolha dos cobertores para as escadas. Mas como aparentemente vai colocar flutuante laminado, pouco se pode fazer para salvar a coisa. Mais uma condenada. Pobre casa...
  4.  # 7

    Oh homem, esqueça lá esse discurso de que só soalho maciço de madeira é que é bom... como tudo na vida, tem de haver lugar para tudo, até porque, a título de exemplo, de certeza que ninguém opta por viver num apartamento T0 de 40m2 em vez de numa moradia de 200m2 só porque sim, é mesmo porque a carteira, para o efeito pretendido, só chega para isso.

    É que da maneira que fala até parece que uma casa com piso flutuante é essencialmente um casebre sem condições para se viver tão bem como numa com soalho de madeira.

    Irra!
  5.  # 8

    Colocado por: inquilinoptOh homem, esqueça lá esse discurso de que só soalho maciço de madeira é que é bom... como tudo na vida, tem de haver lugar para tudo, até porque, a título de exemplo, de certeza que ninguém opta por viver num apartamento T0 de 40m2 em vez de numa moradia de 200m2 só porque sim, é mesmo porque a carteira, para o efeito pretendido, só chega para isso.

    É que da maneira que fala até parece que uma casa com piso flutuante é essencialmente um casebre sem condições para se viver tão bem como numa com soalho de madeira.

    Irra!

    Eu vou dando a minha opinião e as sugestões de acordo com o que leio.
    O meu caro amigo é que está a falar de valores. Mas já que fala nisso, deixe-me que lhe diga que só este ano, vamos aplicar vários soalhos (alguns já aplicámos) em habitaçoes onde o flutuante laminado era o inicialmente preconizado porque foi assim que foi sugerido pelo arq. ou emp.
    É o que está na moda é o que marcha.
    De resto, quando os constragomentos são financeiros NUNCA aqui me viu criticar quem quer que fosse. Muito pelo contrario!!
    Para terminar, e só para que não haja duvidas, continuarei a emitir a minha opiniao pessoal ou profissional de acordo com o que acredito e não orientado pelo politicamente correcto.
    •  
      CMartin
    • 14 setembro 2017 editado

     # 9

    Colocado por: AxeSabe-me dizer que tipo de madeira aplicou e o tratamento que levou? Obrigado.

    A casa é recuperada. A obra data de 1992 (ou seja a escada tem 25 anos). Tem o aspecto da foto.
    É madeira de riga, provavelmente velha.
    Não sei qual o acabamento que lhe fizeram, mas tem brilho, portanto levou alí um envernizamento/abrilhantamento qualquer. Na minha opinião, estão muito bem conseguidas, não têm "um" risco (é um força de expressão, mas estão realmente óptimas).
      20170715_180146.jpg
    • Axe
    • 14 setembro 2017

     # 10

    Obviamente que o soalho em madeira, se bem trabalhado e com madeira de qualidade, é superior ao flutuante. Contudo, conheço muita gente com bom flutuante (os meus pais, por exemplo, colocaram flutuante há cerca de 20 anos) que estão muito satisfeitas e nunca tiveram um único problema. Aliás, em termos percentuais, há de certeza mais problemas com soalhos em madeira uma vez que é um material vivo, com todos os problemas que isso acarreta (pode-se minimizar isso com a contratação de um bom profissional que saiba o que está a fazer).
    O dinheiro é obviamente outro aspecto a considerar. É lógico que não quero uma casa com materiais de fraca qualidade, mas também não me quero endividar para a vida com a construção da minha casa, não quero ficar refém dela e deixar de gozar a vida nos moldes que espero conseguir.
    Concordam com este comentário: Nortenho, Joao Dias
 
0.0177 seg. NEW