Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em breve serei mais um a dar início a uma obra de reabilitação. Estou ciente da quantidade de erros que posso cometer por falta de informação ou por mal aconselhamento. Penso que este fórum poderá ser de grande ajuda. Desde já muito obrigado a todos os que partilharem do vosso conhecimento e experiência!

    Detalhes do edifício a reabilitar
    Prédio constituído por 3 andares - Piso 0 (Loja comercial) Piso 1 (1ª Habitação) Piso 2 (2ª Habitação + Sótão) construído antes de 1950. As paredes laterais são "meeiras" em alvenaria de pedra. A fachada principal e tardoz são igualmente em alvenaria de pedra com 50 cm de espessura. Os PISO 1 e PISO 2+Sotão estão todos eles assentes em vigamento de madeira assim como a cobertura.

    Questões e dúvidas

    1. Travejamento em madeira
    Dada a localização do prédio, a reabilitação terá de ser realizada utilizando o travejamento de madeira nos pisos e na cobertura. Em face do estado em que se encontra o actual travejamento, planeio substitui-lo todo por novo em vigas 8cmx22cm de pinho tratado com espaçamento de 50cm entre vigas. Como suporte do pavimento que será igualmente em pinho tratado (com exceção nas I.S. e Kitchenette) será colocado OSB de 15mm. Para as I.S. estou a planear colocar Viroc 19mm revestido a weber tec 824,
    Questão: Dado tratar-se de uma estrutura integralmente nova, pensam que esta é a escolha de materiais e espaçamentos mais indicada? Deverá ser tido algum cuidado especial com a parte da viga que será chumbada na parede de alvenaria de pedra e que ficará em contacto directo com esta? Deverá ser colocado algum isolante a separar a lateral da primeira viga da fachada principal e a lateral da última viga da fachada tardoz?

    O vão de escadas terá 5,20 por 2,30 aonde teremos dois lanços de escadas 1,10 + 1,05.
    Questão:Nesta zona qual é a recomendação para sustentação das vigas uma vez que só poderão apoiar em uma das paredes laterais?

    2. Acústica
    Esta é uma das questões que mais me preocupa. Dado tratar-se de travejamento em madeira, para reduzir o ruído entre pisos planeio colocar entre o OSB e o soalho uma tela de corticite e revestir o espaço entre barrotes debaixo do OSB com lã de rocha de 50mm 70kg/m3
    Questão:Serão estas boas escolhas? Existiriam vantagens em colocar tela de polietileno em vez de corticite? Deveria colocar a lã de rocha em cima do tecto falso do piso abaixo ao invés de imediatamente por debaixo do OSB e entre barrotes?

    A localização do prédio (junto à EN13) é também um desafio ao isolamento acústico. Apesar de parte da fachada posterior ter 50cm de massa (PISO 0 e PISO 1) isso não acontece por debaixo dos envidraçados no PISO 1 em que temos 13cm nem em todo PISO 2 em que temos igualmente 13cm. Para reduzir o ruído aéreo nesta fachada planeio colocar caixilharia de PVC Schüco CT70 equipada com vidro 33.2 Silcence+14+4 Baixo emissivo e colocar uma forra no interior da fachada com lã de rocha de 50mm e dupla placa de gesso cartonado.
    Questão:Em face da massa da parede do PISO 1 colocar a lã de rocha será um desperdício? Bastaria apenas colocada por debaixo dos envidraçados? E no que respeita à dupla placa de gesso cartonado, será igualmente um desperdício?

    Uma vez que as paredes laterais são “meeiras” a acústica para as paredes dos vizinhos é também uma preocupação. Planeio colocar igualmente uma forra no interior das paredes laterais com lã de rocha de 50mm e dupla placa de gesso cartonado.
    Questão:Existe alguma contra-indicação à colocação de lã de rocha directamente em paredes de alvenaria de pedra? Deveria colocar antes lã de vidro ou algum outro material menos absorvente?

    Muito obrigado pela vossa ajuda.
    • riscos
    • 12 setembro 2017 editado

     # 2

    Ponto 1...precisa de projeto de estabilidade. Qual o comprimento de cada viga?8 cm de espessura de viga nao chega para apoio de osb ou seja 4cm para cada placa .50cm é demais, vai fletir..40cm no maximo depende do vao das vigas.15cm de osb é pouco, entre 18 e 22 cm. Escada so vendo um boneco. Amarracao das vigas nas paredes..2 cantoneiras a fazerem de "orelhas” entrar na parede 20cm,encher com grout ou se for um trabalho á trolha com massa. A madeira deve estar envolvida em tela do tipo tyvec, muitas xx nao se retiram as vigas existentes...criam se novas vigas em cada intervalo das antigas.
  2.  # 3

    Ponto 2 esta bem encaminhado...so uma sugestao...uma manta imperimpact por cima do osb.
  3.  # 4

    Obrigado Riscos pelo seu feedback.
    Em relação à questão colocada, as vigas tem cumprimento de 623cm na fachada posterior e a casa vai estreitando em forma de triângulo escaleno até terminar com 423 cm na fachada tardoz.
    Legalmente não é requerido projecto de estabilidade uma vez que se trata de reabilitação com utilização de materiais iguais aos existentes.
    Pessoalmente também não considerei necessário uma vez que o existente neste momento (de construção original) são barrotes com a mesma secção e espaçados de 60 em 60cm.

    Em face do acréscimo de valor ser residual vou considerar a alteração do OSB para 18 (+1,70€/ m2) ou até mesmo 22 (+4,00€/m2).
    No que respeita ao grout sabe se existe alguma vantagem significa na utilização do mesmo para "chumbar" as vigas na parede?

    Estive a analisar a tela tyvec, que desconhecia, e é um material muito interessante.
    Para alem da utilização no revestimento de barrotes percebi que a sua utilização em coberturas é uma das maiores valias. Neste caso tinha planeado para a cobertura a colocação de telha Marselha sobre placas de ROFFMATE 60mm que por sua vez assentariam em subtelha onduline.
    Existiram vantagens em colocar a manta DUPONT TYVEK ao invés da subtelha onduline?


    No que respeita à manta imperimpact sugere colocala por cima do OSB ou invés da corticite?

    Mais uma vez obrigado pela colaboração
  4.  # 5

    Tenho a certeza absoluta sem contas.uma viga com 6m seccao 8x22, para uma carga de 100kg permanente e 200kg sobrecarga com afastamento a 60cm nao é estavel nem cumpre regulamento eurocodigo 5.
    Olhe que precisa de projeto..qualquer alteracao estrutural necessita de projeto, corre o serio risco de embargues e depois de todos os projetos.
    O grout é argamassa nao retratil estrutural, nao retrai nem fissura, molda-se a viga...a massa nao..
    Na cobertura pessoalmente prefiro a sub telha da onduline antes da telha em vez da tela tyvec.
  5.  # 6

    Colocado por: riscosuma viga com 6m seccao 8x22, para uma carga de 100kg permanente e 200kg sobrecarga com afastamento a 60cm nao é estavel nem cumpre regulamento eurocodigo 5.


    Caro riscos,

    Corrigindo a informação anteriormente colocada, o que está previsto é a colocação de vigas 10(A)x22(L) com espaçamento de 40cm de meio da viga a meio da viga (equivalente a 30 cm de espaçamento entre vigas).
    Lamentavelmente não consegui encontrar os dados do pinho tratado nem fórmulas de cálculo para confirmar se estas especificações cumprirão o eurocodigo 5.
  6.  # 7

    Ja estamos mais ou menos a falar a mesma lingua..nao fiz contas mas vigas 12x24 para a zona dos 6m devera ser suficiente em lamelado colado gl24. A medida que for encolhendo o vao..umas 10x20.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edfavjr40
  7.  # 8

    Obrigado pelo pronto feedback e lamento a imprecisão inicial.

    Neste caso não será lamelado colado mas sim madeira maciça de pinho tratado. Faz ideia de quão diferente é a resistência destas comparado com o lamelado colado?

    Obrigado mais uma vez pelo feedback
  8.  # 9

    É muita e para vaos de 6m a madeira maciça empena (torce) conem levar uns contraventamentos de seccao mais pequena perpendiculares as vigas principais
  9.  # 10

    Sim, está prevista a colocação de contraventamentos similar ao que se pode verificar nesta imagem.
    Concordam com este comentário: riscos
      edfavjr40_01A.png
  10.  # 11

    Obra em Lisboa?
  11.  # 12

    Colocado por: ParamonteObra em Lisboa?

    Não. Esta é uma obra executada no Grande Porto.
 
0.0165 seg. NEW