Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Neste momento estou em vias de reconstruir uma casa/ruína em blocos granito no distrito da Guarda. A casa "tem" r/chão e 1º andar, duas portas e duas janelas, não tem telhado, nem chão (r/chao e 1º andar). Tem uma área interna de 6x6m (x2), as paredes (são duplas) têm 70cm e estão todas levantadas, excepto em duas zonas junto ao telhado e porta (em principio todas as pedras que faltam estarão caídas no local). O objectivo é fechar a casa e gastar o mínimo possível , vou começar á procura de orçamentos, mas gostava de saber a vossa opinião acerca de preços e mão de obra relativamente a:

    Reconstrução paredes em granito e construção de viga para travamento das paredes e de suporte para a estrutura da cobertura
    Lavar e rejuntar paredes interior e exterior
    Construção piso em betão no r/chão
    Madeiras vigas lameladas para telhado (4 águas) e 1º andar
    Telhado com madeira de casquinha forrado com placas OSB >12mm e telha marselha (ou outra)
    Soalho em madeira de pinho (p. exemplo) para o 1º andar
    Construção de escada em pinho do r/chão-1ºandar
    Duas janelas (70x70) com vidro duplo e portadas interiores em madeira e duas portas (200x90) exteriores em madeira.

    cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: GraggyBoa noite

    Neste momento estou em vias de reconstruir uma casa/ruína em blocos granito no distrito da Guarda. A casa "tem" r/chão e 1º andar, duas portas e duas janelas, não tem telhado, nem chão (r/chao e 1º andar). Tem uma área interna de 6x6m (x2), as paredes (são duplas) têm 70cm e estão todas levantadas, excepto em duas zonas junto ao telhado e porta (em principio todas as pedras que faltam estarão caídas no local). O objectivo é fechar a casa e gastar o mínimo possível , vou começar á procura de orçamentos, mas gostava de saber a vossa opinião acerca de preços e mão de obra relativamente a:

    Reconstrução paredes em granito e construção de viga para travamento das paredes e de suporte para a estrutura da cobertura
    Lavar e rejuntar paredes interior e exterior
    Construção piso em betão no r/chão
    Madeiras vigas lameladas para telhado (4 águas) e 1º andar
    Telhado com madeira de casquinha forrado com placas OSB >12mm e telha marselha (ou outra)
    Soalho em madeira de pinho (p. exemplo) para o 1º andar
    Construção de escada em pinho do r/chão-1ºandar
    Duas janelas (70x70) com vidro duplo e portadas interiores em madeira e duas portas (200x90) exteriores em madeira.

    cumprimentos


    Colocado por: GraggyBoa noite

    Neste momento estou em vias de reconstruir uma casa/ruína em blocos granito no distrito da Guarda. A casa "tem" r/chão e 1º andar, duas portas e duas janelas, não tem telhado, nem chão (r/chao e 1º andar). Tem uma área interna de 6x6m (x2), as paredes (são duplas) têm 70cm e estão todas levantadas, excepto em duas zonas junto ao telhado e porta (em principio todas as pedras que faltam estarão caídas no local). O objectivo é fechar a casa e gastar o mínimo possível , vou começar á procura de orçamentos, mas gostava de saber a vossa opinião acerca de preços e mão de obra relativamente a:

    Reconstrução paredes em granito e construção de viga para travamento das paredes e de suporte para a estrutura da cobertura
    Lavar e rejuntar paredes interior e exterior
    Construção piso em betão no r/chão
    Madeiras vigas lameladas para telhado (4 águas) e 1º andar
    Telhado com madeira de casquinha forrado com placas OSB >12mm e telha marselha (ou outra)
    Soalho em madeira de pinho (p. exemplo) para o 1º andar
    Construção de escada em pinho do r/chão-1ºandar
    Duas janelas (70x70) com vidro duplo e portadas interiores em madeira e duas portas (200x90) exteriores em madeira.

    cumprimentos


    Bom dia,

    Antes de mais, felicito-o pela iniciativa de reconstrução dessa casa, que seria interessante ver fotos da mesma... ;)

    Apenas com esses trabalhos / obras que mencionou, pode preparar-se para investir nunca menos de 20000€...e acho que estou a ser simpático...

    Depois...não pretende fazer casa de banho...cozinha...instalação elétrica...esgotos e canalização...!?!?

    Aconselho-o a procurar uma empresa de construção / reabilitação. Algumas têm os seus próprios arquitetos, que são uma peça fundamental para uma intervenção deste género...

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Graggy
  3.  # 3

    Os preços não posso ajudar, mas ao nivel da descrição da intervenção que pretende fazer, não me parece mal.
    a unica coisa que equacionaria era ter muito cuidado com o rejuntamento das pedras. No exterior necessita mesmo?. Era tipico dessa casa? ou vai ficar tipo "vaca malhada"?. No rejuntamento utilize argamassa de cal natural. Não pinte. No final dê-lhe umas pinceladas de hidroxido de calcio ( utilize a agua resultante do "apagar" da pedra de cal) vai reagir com a argamassa de cal e dar-lhe rigidez e impermeabilizar. pode dar nas pedras se quiser, mas como é granito não terá qq resultado pratico.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Graggy
  4.  # 4

    Boa tarde

    Agradeço os comentários.

    Melo1981, por enquanto só vou mesmo fechar a casa, o resto como cozinha, banho e etc ficará para um futuro proximo.

    Pedro Barradas, na questão do rejuntamento exterior qual seria o problema que poderia acontecer?

    vou anexar algumas fotos que tenho, mas não são grande coisa.

    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      17349528_1445458805496450_108027989_o.jpg
      17341978_1445459688829695_64188070_o.jpg
      PC300009.JPG
  5.  # 5

    Estético e a sua naturreza verdadeira/ original =a junta seca, como se afigura nas fotos. Mas reconheço que o rejuntamento melhora tecnicamente essa parede. Não se fazia originalmente pore não se dispunha de posses para tal...
    Se aplicar rejuntamento em argamassa de cimento, irã parecer fissuras.. argamssas fortes irão trazer pedaços de granito agarradas ao cimento, irá promover o mais rápido deterioramento da pedra, em particular nas zonas frageis dessas juntas. É importante uma argamssas de rejuntamento maleável, de cal gorda.. que se mexa com a pedra.
    Veja na SECIL rEabilitacal, na WEBER ou mapei nas argamssas de reabilitação para edificios históricos.. atenção, não éa utilizar argamassas de cal hidraulica...
    A Lena argamssas também tem algumas argamassas adequadas

    Uma argamassaeexcepcional é da Dom Fradique, FRADICAL.

    Tem ai uma bela gema. aproveite-a..

    Deveria considerar o isolameto termico dessas paredes, pelo interior. mas já sabe que perderá a pedra à vista...
    Concordam com este comentário: antonylemos, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Graggy
  6.  # 6

    estou de acordo com o que disse o Pedro Barradas quanto ao tipo de argamassa a usar nas juntas.

    o isolamento térmico é uma questão, mas dado que a casa apenas tem 36m2 uma boa fonte de calor ali dentro (no piso inferior) será o suficiente para se estar bem no inverno especialmente depois de tudo bem isolado pela cobertura e as juntinhas tapadas com argamassas de cal (que porventura toram as paredes mais quentes que com cimento, e evitam que haja condensações nas paredes interiores pois respiram. coisa que o cimento não faz.)..

    Não sei qual o fim deste restauro. de qualquer das formas tem aí uma bela ruina que merece o trabalho e o investimento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Graggy
  7.  # 7

    Boa tarde

    Grato pelos comentários.
    Pedro Barradas, quando falas em argamassa de rejuntamento maleavéis/gordas/elásticas, sem cal hidraulica, referes-te por exemplo a:

    1) https://secilpro.com/produtos/nossos_produtos/argamassas/reabilitacao/reabilita-ra-05/reabilitacao-reboco#produto

    Secil, o único que encontrei como não tendo cal hidráulica....

    2 ) https://www.weber.com.pt/revestimento-e-renovacao-de-fachadas/solucoes/reabilitacao-de-paredes-antigas/rebocos-de-regularizacao/webercal-antique.html
    3) https://www.weber.com.pt/revestimento-e-renovacao-de-fachadas/solucoes/reabilitacao-de-paredes-antigas/preparacao-de-suportes-e-acabamento/webercal-chapisco.html
    3) https://www.weber.com.pt/revestimento-e-renovacao-de-fachadas/solucoes/reabilitacao-de-paredes-antigas/rebocos-para-aplicacoes-especiais/webercal-sane.html

    Weber, parece ter várias soluções. A argamassa 2), em relação a elasticidade, flexão, compressão, etc, parece ser a mais acertada, ...correcto?

    4) http://fradical.pt/produtos.php?pag=3
    5) http://fradical.pt/produtos.php?pag=1

    Fradical, ...aqui nao sei bem distinguir as várias opções e também a questão de ser hidrofuga/não hidrofuga...e a sua importância para o projecto em questão.

    Antonylemos, pois essa opção da fonte de calor já tinha pensado nela para esse efeito, tenho de estudar melhor a sua localização para poder tirar o melhor partido, aquecendo a casa toda.

    Outra questão com que me tenho deparado é a escolha relativamente a portas e janelas....se de madeira, alumínio ou pvc. Esteticamente, penso que a madeira para o tipo de construção que é, é a mais "original", ao nível térmico e acústico também deve estar na média, umas coisas melhores e outras piores. Mas a questão é mesmo a segurança...se há uma grande diferença de resistência entre os materiais? Sabemos que quando querem entrar, não há material perfeito!

    Cumprimentos
  8.  # 8

    Tambem pode fazer a argamssa. compra cal hidratada em po ( calcidrata, por exemplo), e arranja uma mistura de areias com argila (2) e calcarias (1) e a cal(1)...
    Tape o buraco da betoneira
    Mistura isso muito bem, mas mesmo muito bem a seco... misturar BEM!!!! pelo menos 10 minutos na betoneira
    adiciona a agua...
    Misturar... pelo menos 5 minutos na betoneira
  9.  # 9

    Boa tarde,

    caso queira fazer as próprias misturas de argamassa um livro com algumas receitas -- Diálogos de edificação.

    https://www.fnac.pt/Dialogos-de-Edificacao-GABRIELA-DE-BARBOSA-TEIXEIRA/a145481.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  10.  # 10

    Esse aparelho de granito está muito bom, com pedras bem aparelhadas e de bom tamanho. Para uma edificação aparentemente rural tem muita qualidade. Qual er a a função inicial , presumo que tenha sido sempre habitação.
    Reiterando o que disse o Pedro Barradas, não utilize argamasses decimento Portland para o eventual refechamento das paredes. O cimento é um ligante muito forte e tem retrações e dilatações diferentes do granito, em função da temperatura; com o tempo começa a descascar pedaços do granito que vêm agarrados ao cimento, é muito mau.
    Aqui no Porto, é fácil ver isso na fachada da igreja da Lapa:
      IMG_3241.JPG
      IMG_3238.JPG
  11.  # 11

    Se a casa for para férias/fins-de-semana, mais se recomenda o isolamento pelo interior.
 
0.0114 seg. NEW