Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Alguem me consegue dizer como posso saber quais as especialidades a submeter a CML para poder instruir o processo juntamente com o de arquitectura?
    obrigada
  2.  # 2

    Boa tarde.. Normalmente são as habituais constantes da Portaria 113/2015.
    Mas se nos descrever mais concretamente qual o tipo de obra que o projecto de arquitectura se refere, poderemos ajudá-la mais em concreto.
    Vai submeter uma comunicação Prévia?
  3.  # 3

    É construcao nova?
  4.  # 4

    Boa tarde.
    Obrigada pelo retorno.
    É uma reabilitação. Trata-se de um armazém de 1948 onde vamos substituir ou encapsular a cobertura (ainda estamos a decidir a melhor solução pois trata-se de uma cobertura de fibrocimento que não está em mau estado, mas já tem mais do que os 40 anos), substituição da instalação eléctrica e possivel aumento de potência, construção de novas casas de banho e recuperação das caixilharias em ferro existentes.
    Imagino que aguas e esgotos, electricidade e segurança sejam necessárias. A minha dúvida e mais no que respeita à acustica, térmica e outras.
  5.  # 5

    Mas está em zona de protecção?, Vão alterar o uso?
    São tudo pormaiores importantes.... que inlfuenciam a existência ou não de projectos de especialidade do qual se pode pedir isenção ou não....
    Depois independentemente das isenções, o dono de obra poderá querer melhorar substancialmente o edificio e mandar elaborar ainda assim projectos de especialidades que façam cumprir com as normas legais actuais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Baptista
  6.  # 6

    O edifício não é classificado, mas sim está em zona de protecção.
    A alteração de uso ainda estamos a considerar se iremos fazer, até porque o espaço que vamos ocupar não está em propriedade horizontal, faz parte de um conjunto de outros edifícios. Como o imóvel é anterior a 51 não sei se não nos conseguimos salvaguardar com isso.

    Não havendo alterações no exterior, limitando a intervenção ao interior será necessário fazer processo de licenciamento?
    Independentemente da necessidade de licenciamento iremos desenvolver projectos de algumas especialidades para cumprir com as normas, em particular a segurança e electricidade.
  7.  # 7

    Depende das alteracoes que estver a pensar realizar
  8.  # 8

    Adaptação eléctrica e introdução de elementos amovíveis que podem ser retirados. Não serão obras de fundo.
  9.  # 9

    Colocado por: Filipa BaptistaBoa tarde,
    Alguem me consegue dizer como posso saber quais as especialidades a submeter a CML para poder instruir o processo juntamente com o de arquitectura?
    obrigada



    Para obras de demolição e nova construção ou de ampliação:
    Só depois do projecto de arquitectura estar aprovado(1 a 2 anos de espera) é que terá de submeter-se as especialidades de engenharia:Estruturas e Estabilidade(1 ano de espera...).

    CM_LX
  10.  # 10

    Com alterações de uso envolvidas ...tem de instruir o processo com ajuda de um arquiteto.

    Tem de ser uma pessoa competente.E se tiver conhecimentos lá dento ,melhor.

    Quem não tem "Cunhas" fica desesperado com os tempos e entraves que "eles" arranjam.
  11.  # 11

    Por acaso vi um relatório prévio meu para uma intervenção de conservação em cobertura no Bairro Alto ser despachado em menos de 30 dias ( pronto a ir buscar a licença).. em agosto...Mas houve alguma pressão do dono de obra.
  12.  # 12

    Há determinadas alterações (eléctricas)que não faz muito sentido ter que submeter à apreciação camarária.
    Visto já haver licença de habitação ou não ser necessário (construção inscrita antes de 1951),tem menos problemas em certa medida...
 
0.0159 seg. NEW