Iniciar sessão ou registar-se
    • jd_
    • 14 setembro 2017 editado

     # 1

    Bom dia,

    gostaria de saber se existe algum inconveniente para uma empresa, em separar um orçamento em mão de obra e materias? É que recebi um orçamento, que me parece em conta, mas podia ficar melhor, se separassem a mão de obra dos materiais, pois assim poderia beneficiar da taxa de iva reduzida de 6% aplicada à mão de obra.
    Penso que não haja qualquer problema, porque de qualquer forma o iva é para o estado, e desse modo o orçamento estaria mais justo, visto pagar a mão de obra a 6% como diz a lei, e não a 23% sobre o valor total da factura. A casa é uma remodulação e é habitação propria permanente, penso serem esses os requisitos para beneficiar da taxa reduziada do iva.

    obrigado
  1.  # 2

    Se estiver em ARU, tiver o edifico mais de 30 anos ... pode ser tudo a 6%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jd_
    • jd_
    • 15 setembro 2017

     # 3

    Obrigado Pedro, não está em ARU (area de reabilitação urbana), mas tem 50 anos. Em relação, as taxas, não existe qualquer inconveniente para a empresa, a não ser simplesmente não querer separar a mão de obra dos materiais. Mas se alternativa, for não ficarem com o trabalho, pode ser que queiram.
    É que descriminaram os trabalhos, e no fim deram um preço total, vou solicitar para no fim simplesmente, colocarem, valor de materiais, valor de mão de obra, no fim ganham o mesmo ganham mesmo.
    • jd_
    • 24 setembro 2017

     # 4

    solicitando a separação entre mão de obra e materiais, a empresa automáticamente factura os materiais a 23% e mão de obra a 6%, correcto?
 
0.0096 seg. NEW