Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    nas minhas incessantes remodelações e bricolagens removi umas placas em cortiça autocolantes que estavam a fazer de fundo a um jogo de dardos numa parede em pladur (lá colocadas pelo anterior proprietário). Devia ser isto ou algo semelhante: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Decoracao/Cortica/14479031.aspx

    O problema é que deixaram para trás muito da cola e tirar aquilo está a revelar-se um pesadelo... Já tentei raspar com lâminas de x-acto (removendo a tinta que está por trás) mas acabo por fazer sempre asneira e ir fundo demais, para além de que demora e demora... Já tentei aqueles sprays de remover restos de cola, mas também demora muito e vou certamente morrer iontoxicado antes de conseguir limpar uma aéra apreciável (para não falar no custo).

    O que me podem sugerir nestes casos? Como é parede em pladur estou limitado nos métodos.. se fosse parede normal já não estava aqui a perguntar :-) Vi na net quem sugira usar fita adesiva forte e colar por cima dos restos de cola... Ainda não tentei, mas vista a dificuldade que estou a ter não acredito que funcione.

    Agradeço a ajuda!
  2.  # 2

    A área a intervencionar é muito extensa?
    Poderá eventualmente remover a cola mecânicamente e depois dar um barramento para uniformizar a superfície com uma pasta própria de barramento de gesso cartonado, ou de tratamento de juntas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta. É cerca de 1 m2... Mas remover mecanicamente sugere como? É que já tentei raspar com uma lâmina e ou vou já por baixo da tinta ou a cola agarra à lâmina e depressa não faz nada... E mesmo indo a raspar por baixo da tinta demora e demora...
  4.  # 4

    Pode utilizar uma lixadora eléctrica ou a bateria com uma lixa de grão grosso (40/80).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  5.  # 5

    Espátula larga e bem afiada na pedra de amolar, assim tipo a da imagem. Trabalhe com a espátula quase deitada. Um bocado de calor, com o secador de cabelo, talvez ajude.

    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  6.  # 6

    Obrigado mais uma vez, vou tentar. A ideia da espátula pode ser boa.

    Cumprimentos.
  7.  # 7

    epah... snedo o pladur tao barato... mais vale arrancar tudo e comprar pladur novo... geralmente uma placa de pladur de 2,5 metros por 1.2 ou la o que e' custa cerca de 11-13 euros se tanto...

    Obviamente que sugiro tentar sempre tentar tirar os residuos... mas se for algo que estiver a demorar muito e a perder horas e horas, vai na volta e eh preferivel tirar tudo. Geralmente por ca, usam um solvente de colar especializado onde se encharca bastante os residuos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  8.  # 8

    OK, à espátula afiada, não sai...
    pistola de ar quente faz a cola mai maleável e piora ainda mais...
    usar fita cola forte colada por cima não tira cola nenhuma...

    Sei que o pladur é barato, mas estar a cortar um bocado de uma parede, pôr pladur novo e rematar tudo dá uma trabalheira... Estou aqui estou a pôr uma moldura por cima, mas o local nem sequer é bom para isso, porque fica mesmo ao lado da tele de cinema...

    Vou tentar com diluente sintético se tiver por ali...

    Cumprimentos.
  9.  # 9

    Passa um lixadeira lixa 180 amarela e vê claro poderá ter que mastigar um pouco para disfarçar mas experimenta um pouco onde vais colocar o quadro as uns raspadores ainda melhores e afiados que dão para limpar resíduos nas juntas da tijoleira e limpa tintas nos vidros pelo nome não irei dizer só por imagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  10.  # 10

    Boas,
    Estava precisamente a pensar num raspador e depois ocorreu- outra ideia: uma plaina, só com um nadinha de lâmina de fora. Será estúpido? Preciso de uma lâmina muito afiada mas com algo que limite o quanto to entra no Pladur, de preferência só ao nível da tinta...
  11.  # 11

    Colocado por: pcspinheiroOK, à espátula afiada, não sai...
    pistola de ar quente faz a cola mai maleável e piora ainda mais...
    usar fita cola forte colada por cima não tira cola nenhuma...

    Sei que o pladur é barato, mas estar a cortar um bocado de uma parede, pôr pladur novo e rematar tudo dá uma trabalheira... Estou aqui estou a pôr uma moldura por cima, mas o local nem sequer é bom para isso, porque fica mesmo ao lado da tele de cinema...

    Vou tentar com diluente sintético se tiver por ali...

    Cumprimentos.


    Compreendo, mas das primeiras vezes que fiz DIY, que foi colocar um backsplash na cozinha, pus essa mesma questao de como fazer... toda a gente recomendou simplesmente cortar e colocar outra vez um pladur ...

    Comecei por fazer a retirar os azulejos antigos, mas as tantas fartei-me e simplesmente cortei em volta e coloquei pladur (nao foi pladur mas sim placa de cimento por estar em zona de agua/humidade) ... foi muito mais rapido do que originalmente pensei e a fazer hoje outra vez nao pensava duas vezes...
  12.  # 12

    Pois... se calhar o amigo sbcnv tem razão... Mas é mesmo um local chato porque parte do pladur esconde um pilar e a outra parte simplesmente é oca. Por outro lado, parte dessa parede tem o corrimão da escada de acesso ao sótão lá agarrado e não sei até onde teria de cortar para encontrar a estrutura metálica de suporte... Não me apetece estar a cortar o quadrado que tem cola para depois descobrir que tenho que tirar a parede toda, o corrimão, etc, para reparar o estrago da cola... Logo tiro uma foto que vale mais do que as palavras todas que possa aqui escrever.

    Bem, pensando melhor, talvez o aparelhómetro que lá tenho para detectar vigas e metais e electricidade ajude a perceber a "obra" de antemão...

    Obrigado outra vez!
  13.  # 13

    Já agora, como cortou o pladur? Com uma serra manual ou usou alguma ferramenta eléctrica?
  14.  # 14

    Colocado por: pcspinheiroe dessa parede tem o corrimão da escada


    Comecei com uma serra manual de pladur... mas a minha parede nao e' pladur normal mas sim "plaster", que era usado aqui nos EUA nos anos 50-60-70 ...

    Tem uma especie de folha de pladur e depois misturado com pedrinhas... e gesso... e depois tem juntas e redes metalicas nos cantos e arestas... ou seja acabei por passar a uma serra electrica.

    Cortei junto aos armarios ate ao balcao da cozinha ... tinha traves de madeira a cada 16 polegadas logo tinha de ter cuidado de nao as cortar e ter cuidados com possivel electricidade atras... foi mesmo so o suficiente de meter a lamina la dentro o menos possivel.

    Apos isso, cortar placa cimenticia a medida ... nao foi perfeito claro ... o espacamento irregular nas arestas preenchi tudo com massa e fita de fibra de vidro...


    Istyo foi depois de ter tirado os azulejos todos... nao ficou mt mal... no entanto queria passar fio electrico por dentro e comecei a fazer um roco pequeno... as tantas vi que andar depois a corrigir os buracos dos rocos pequenos ia dar muita chatice e foi o que me levou a cortar tudo para colocar electricidade...















    Nao precisa ficar perfeito ate porque depois leva o azulejo por cima... desde que esteja relativamente nivelado ...
  15.  # 15

    Ok, muito obrigado pelas respostas.
    No entanto fica aqui a solução para quem se vir no mesmo imbróglio: um raspador de vidros da wolfcraft, vendido no Leroy por 1€ e pouco! Com aquilo quase na horizontal contra a parede (para não entrar pelo pladur dentro) fui fazendo movimentos rápidos laterais, tipo serrar, enquanto que avançava um pouco a lâmina (tipo movimento de limpa pára-brisas. De vez em quando tenho que limpar a lâmina, mas com os dedos chega, e a coisa lá avançou bem depressa. A cola não sai toda, sai o excesso deixando a parede lisa. Por isso achoq ue em vez de pintar vou comprar um rolo de papel de parede e esconder aquilo, pois não sei se com tinta vai ficar bem...

    Isto leva-me a outra questão: qual a melhor maneira de alisar a parede onde as diversas tentativas e métodos estragaram um pouco mais? Usar gesso e um faca de pintor, depois lixar? Ou há metodo mais fácil?

    Abraços!
  16.  # 16

    Colocado por: pcspinheirofui fazendo movimentos rápidos laterais, tipo serrar, enquanto que avançava um pouco a lâmina (tipo movimento de limpa pára-brisas.


    gabo-lhe a paciencia
  17.  # 17

    Olhe que foi rápido! Agora só preciso de disfarçar os estragos.
  18.  # 18

    Mais um "projecto" acabado. Nem me dei muito ao trabalho de fazer disfarces perfeitos: pintei com uma tinta escura mate e só mesmo indo "encostar o olho" é que se veem os defeitos. Nem eu, que sei que lá estão, dou conta :-)
 
0.0210 seg. NEW