Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Andei a deambular pelo fórum a tentar encontrar respostas e não encontrei. Espero que possam ajudar.

    Estou em fase de remodelação de uma moradia e no orçamento ficou contemplada uma ligação trifásica, tendo em conta as necessidades futuras de potência (piso de cima independente do de baixo).
    Ora nesta fase inicial, é pouco provável que necessite de potência acima dos 10,5kva, por isso não me interessava muito estar a colocar as três fases.
    É possível pedir à EDP uma ligação trifásica, mas instalar para já um quadro monofásico? A instalação elétrica dentro de casa tem já de ter alguma coisa assegurada, para depois fazer a separação das fases no futuro (a minha ideia é reservar uma fase por piso p.e.)?

    Desculpem-me as eventuais patacoadas e obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    mas o piso de cima vai continuar a ser seu?
  3.  # 3

    Sim, vai @PedroGomes
    • ik
    • 16 setembro 2017

     # 4

    Se ficar uma fase só para a cozinha e for tudo eléctrico vai andar a correr muitas vezes para o quadro
  4.  # 5

    Colocado por: ikSe ficar uma fase só para a cozinha e for tudo eléctrico vai andar a correr muitas vezes para o quadro

    Como assim? A minha intenção (na teoria), é deixar uma fase para todo o piso de baixo (cozinha, quartos, sala, etc). Não é assim que funciona?
    A minha dúvida está na forma de adaptar o sistema em função da necessidade futura. Neste momento não deveria ultrapassar os 10,5kva, para que ficasse tudo numa fase e fosse mais económico.

    Deveria passar já para a trifásica, mesmo que grande parte do consumo esteja concentrado numa só fase?
  5.  # 6

    Não né assim que funciona, tem que falar com um técnico.
    • ik
    • 16 setembro 2017

     # 7

    Colocado por: tsoares
    Como assim? A minha intenção (na teoria), é deixar uma fase para todo o piso de baixo (cozinha, quartos, sala, etc). Não é assim que funciona?
    A minha dúvida está na forma de adaptar o sistema em função da necessidade futura. Neste momento não deveria ultrapassar os 10,5kva, para que ficasse tudo numa fase e fosse mais económico.

    Deveria passar já para a trifásica, mesmo que grande parte do consumo esteja concentrado numa só fase?


    Está a tomar decisões e não percebe nada do assunto.

    Pode deixar um quadro no piso de cima na mesma com monofásico, fale com o electricista e esqueça a trifásica
  6.  # 8

    Pois, já percebi que não...
    Vou então pedir ajuda ao eletricista. Só trouxe a questão porque ao simular na página da ERSE, a potência necessária, assumindo que estavam alguns aparelhos ligados simultaneamente em cima e em baixo, passava facilmente os 10,35kva, quando o eletricista da obra me diz que não preciso de trifásico. Só queria tentar perceber.

    Obrigado qualquer das formas.
  7.  # 9

    Se vir que vai um dia precisar pode deixar os quadros preparados para trifásico, mas colocar corrente monofasica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  8.  # 10

    Com corrente trifásica tem por ex 15 amperes por fase, ou seja 45 no total, mas se tiver máquina de secar e de lavar roupa na mesma fase estas vão ultrapassar os 15 amp e o quadro vai disparar, mesmo não tendo atingido os 45amp

    Com corrente monofasica tem os 45 logo todo de uma vez, ou seja o diferencial edp só díspara se tiver um consumo total superior a 45amp
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, tsoares
    • ik
    • 17 setembro 2017

     # 11

    Colocado por: tsoaresPois, já percebi que não...
    Vou então pedir ajuda ao eletricista. Só trouxe a questão porque ao simular na página da ERSE, a potência necessária, assumindo que estavam alguns aparelhos ligados simultaneamente em cima e em baixo, passava facilmente os 10,35kva, quando o eletricista da obra me diz que não preciso de trifásico. Só queria tentar perceber.

    Obrigado qualquer das formas.


    Mas que equipamentos tem para precisar de tanta potencia? Sabe que quanto mais potencia disponível tiver mais paga
  9.  # 12

    Colocado por: ikMas que equipamentos tem para precisar de tanta potencia?
    se calhar o habitual
    : forno, placa e 2 maquinas de lavar, se usar nos calculos a potencia total é evidente que não chega, no entanto em situação real nunca estarm os 4 ligados em simultaneo e muito menos na potencia maxima.
  10.  # 13

    Nos cálculos estava a contemplar o total dos aparelhos, mas só alguns em utilização simultânea, num cenário em que os dois pisos já estão equipados (duas placas, dois frigoríficos, etc).
    • ik
    • 17 setembro 2017

     # 14

    Colocado por: tsoaresNos cálculos estava a contemplar o total dos aparelhos, mas só alguns em utilização simultânea, num cenário em que os dois pisos já estão equipados (duas placas, dois frigoríficos, etc).


    Porque não disse logo que eram duas habitações?
  11.  # 15

    Colocado por: ik

    Porque não disse logo que eram duas habitações?


    Mas eu disse :-)... a questão é que nesta fase, a parte de cima não terá necessidade de consumo de potências grandes e daí a minha pergunta se podia pedir ligação trifasica, mas que nesta fase utilizaria só um quadro monofásico (se é que é possível).
    • ik
    • 17 setembro 2017

     # 16

    Colocado por: tsoares

    Mas eu disse :-)... a questão é que nesta fase, a parte de cima não terá necessidade de consumo de potências grandes e daí a minha pergunta se podia pedir ligação trifasica, mas que nesta fase utilizaria só um quadro monofásico (se é que é possível).


    Falou em piso de cima :) no meu caso tenho os quartos, e com um quadro independente :)

    Então peça outro contador para o piso de cima(tem é que se informar na edp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  12.  # 17

    Passe um cabo de 5 linhas, e depois pede monofasico, se um dia precisar de trifásico é só fazer o pedido a EDP, não paga nada e a preinstalacao ta feita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  13.  # 18

    Faz o contrário: a instalação da casa é toda feita em trifásico. Depois pode contratar com o fornecedor de electricidade (EDP, Endesa ou outros) se quer ser alimentado em monofásico ou em trifásico, porque a instalação suporta as duas. Se fizer a instalação em monofásico só aceitará monofásico.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  14.  # 19

    O contrário de quê clioli? Repetiste o que eu disse...

    Um cabo de 5 linhas tem 3 fases
  15.  # 20

    Colocado por: Ivo F.O contrário de quê clioli? Repetiste o que eu disse...

    Um cabo de 5 linhas tem 3 fases


    Desculpa ter induzido em confusão. Eu estava a responder ao post inicial mas esqueci-me de o citar, daí o mal-entendido. Sim, Ivo F., estou de acordo contigo!
    Concordam com este comentário: Ivo F.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo F.
 
0.0215 seg. NEW