Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    No fundo, todos queríamos ter uma sogra como a do Happy Hippy, certo? :-)))
    Concordam com este comentário: reginamar
    • eu
    • 19 setembro 2017 editado

     # 102

    Colocado por: nunogouveiao Happy Hippy é grande.

    Eu diria antes que é velho e sábio... é o Yoda do forum da casa ;)

    Concordam com este comentário: Skinkx, dedao, Itsme, 1234, reginamar
    • RCF
    • 19 setembro 2017 editado

     # 103

    Colocado por: SkinkxNo fundo, todos queríamos ter uma sogra como a do Happy Hippy, certo? :-)))

    A sogra dele já não chateia, já partiu para outro mundo... sim, porque acho que o happy Hippy já é sogro e falou como tal...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • eu
    • 19 setembro 2017

     # 104

    Sobre as sogras, nem todas são iguais:

    -Há aquelas que devem viver longe da nossa casa;

    - Mas também há aquelas que devem viver longe do nosso País;
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, branco.valter
  2.  # 105

    Colocado por: RCF
    A sogra dele já não chateia, já partiu para outro mundo... sim, porque acho que o happy Hippy já é sogro e falou como tal...


    Pois, lá está, se calhar muita gente queria uma sogra dessas... LOL

    Mas já chega de humor negro sobre sogras. ;-)
  3.  # 106

    • Itsme
    • 19 setembro 2017 editado

     # 107

    laborando aqui alguma pedagogia, possa ressalvar que temos que aceitar que todos nós somos o resultado final das interacções que estabelecemos com os outros, desde a nascença até à nossa finitude, ou seja temos relações e destas, alguns (muitos) atritos com alguns membros da sociedade, no seu todo, e com os idosos em particular (sem se esgotar nestes).


    Verdade! O Happy Hippy recordou aquilo que eu sei muito bem, mas que nem sempre consigo incluir, no meu dia a dia, como máxima de vida: A tolerância, face a quem é diferente de mim.
    A verdade é que somos fruto de muita coisa, (tanta que nem que estivesse aqui o dia todo a citar esgotaria...) e, por outro lado, todos nos vamos modificando ao longo da vida, em muitos aspectos. A decadência física é um dos aspectos a considerar: - Todos seremos um dia idosos, excepto os que morrem cedo.

    Sendo assim, todos aqueles que à partida têm um feitio um pouco difícil, correm o risco de serem incompreendidos ou até mesmo excluidos de suas famílias na 3.ª idade. E, mesmo que sejam calminhos, e bem dispostos por natureza, ninguém está livre de ficar doente e gagá na terceira idade, e de acabar triste e incompreendido por isso.

    Acresce que isto de se ser chato depende do critério de quem nos avalia.
    Somos aquilo que somos, devido a tantos factores, que se torna muito sábio quem é tolerante!
  4.  # 108

    a minha sogra fica em casa de vez em quando, dá jeito
    vem 3 semanas em Agosto, e +2 a 3 vezes por ano 2 semanas.

    Para já agradeco-lhe que toma conta da miuda que não conseguimos devido a trabalhos de 12/14horas dia e sem ferias em agosto e não há creches em agosto, nem familia por perto, espero que continue a tomar conta dos que ai virão tambem, no dia em que implicar com a minha vida pessoal e der o primeiro bitaite sobre qualquer coisa é certo que vai gastar mais dinheiro em alojamento nas proximas viagens a portugal.

    mas gosto muito dela, desde que se meta na vida dela, se as pessoas se meterem na sua vida corre tudo bem.
  5.  # 109

    Ideia tão imbecil quanto possa parecer, mas eventualmente possível:

    Vender essa casa e comprar outra, sem espaço para a sogra?
    • Amorin
    • 19 setembro 2017 editado

     # 110

    Eu tenho um carro de 2 lugares... calhou assim :-)
    Concordam com este comentário: byexinha
  6.  # 111

    Colocado por: happy hippy

    Meus estimados, sou de agradecer a mui especial deferência que me foi dirigida, no entanto, sou de esclarecer que já tinha lido o título da discussão, o qual, não me suscitou curiosidade em aferir do que ali se tratava, por achar que ali se versava na galhofa. Perante uma recente solicitude por MP, e porque o estimado membro se prestou ao trabalho de me manifestar tal interesse, relutante, consultei o assunto, efectuando apenas a leitura da intervenção inicial e poucas mais da primeira página (queiram escusar-me, mas isto vai já em 96 intervenções...).

    Queiram pois escusar-me por não antever aqui matéria que requeira uma opinião minha, por muito ou pouco avalizada que ela se possa conter, no entanto, sou de salientar que, desde logo, podemos começar por recorrer ao preceituado no artº 1305º do CC, do qual dimana que "o proprietário goza de modo pleno e exclusivo dos direitos de uso, fruição e disposições das coisas que lhe pertencem", pelo que, prima facie, pode o nu proprietário "despejar" a "indesejada hóspede", no entanto, o citado preceito, na sua segunda parte, ressalva uma excepção ao mesmo, alertando que aquele direito de propriedade, é pleno e exclusivo, mas não absoluto, pelo que só pode ter-se exercido "dentro dos limites da lei e com observância das restrições por ela impostas." Salvo melhor opinião, sou de crer que a legislação tendente à criminalização do abandono de idosos não avançou no parlamento, pelo que, nada obsta ao seu desiderato...

    ... porém, os idosos são pessoas (!!!) e com direitos (!!!), sublinhe-se. Desta sorte, temos os Princípios das Nações Unidas para o Idoso que nos é dada pela Resolução 46/91 (aprovada na AG da ONU de 16/12/1991), donde resulta, entre outros, que o idoso tem direito ao acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário, beneficiar da assistência e protecção da família e da comunidade, de acordo com os seus valores culturais, poder viver com dignidade e segurança, sem ser objecto de exploração e maus-tratos físicos e/ou mentais e ainda de ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições económicas ou outros factores.

    Também a nossa Constituição, com o texto da IV revisão (Lei Constitucional 1/2004, de 24/07), no seu artº 72º ensina que, "As pessoas idosas têm direito à segurança económica e a condições de habitação e convívio familiar e comunitário que evitem e superem o isolamento ou a marginalização social (nº 1); A política de terceira idade engloba medidas de carácter económico, social e cultural tendentes a proporcionar às pessoas idosas oportunidades de realização pessoal, através de uma participação activa na vida da comunidade (nº 2)."

    Dito isto, não serei porventura a pessoa indicada para melhor o aconselhar, por manifesto conflito de interesse (atendendo que começo a integrar esse clube da gerontologia), no entanto, laborando aqui alguma pedagogia, possa ressalvar que temos que aceitar que todos nós somos o resultado final das interacções que estabelecemos com os outros, desde a nascença até à nossa finitude, ou seja temos relações e destas, alguns (muitos) atritos com alguns membros da sociedade, no seu todo, e com os idosos em particular (sem se esgotar nestes).

    Atente-se que a velhice é um processo inelutável caracterizado por um conjunto complexo de factores fisiológicos, psicológicos, sociais específicos em cada indivíduo, sendo considerada o coroamento das etapas da vida. O envelhecimento é assim, conceituado como um processo dinâmico e progressivo, no qual há ainda modificações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que determinam a perda de capacidade de adaptação do individuo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos ter terminam o levam à morte.

    O declínio das funções intelectuais não é uniforme para todas as idades e para todas as pessoas, e a capacidade de comunicar eficazmente com os idosos não é fácil, como não é fácil para os pais que têm que lidar com filhos na adolescência, pelo que todos estes, pais de adolescentes, filhos de idosos, têm manifesta dificuldade em compreender e fazer-se compreender.

    Desta sorte, desengane-se, não existem soluções fáceis, mas sou humildemente de apelar à sua superior humildade e humanitude, porquanto nós, na nossa humanidade, somos um fim em si e não um meio, e se bem que ninguém nasce ou se tem munido de conhecimentos das artes científicas, metodológicas, ergonómicas, tecnológicas, funcionais e éticas para proporcionar um bom e salutar ambiente, importa não só balizar os limites das partes mas podemos recorrer a outras intervenções de qualidade a nível da dimensão cultural e social, da participação comunitária, do associativismo e dos aspectos pessoais e educativos, dos quais podemos tentar aproveitar para melhorar a interação geracional entre "novos/velhos".
    Concordam com este comentário:Itsme,m.arq,Ivo F.,Dos Santos,reginamar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,Ivo F.,emad,reginamar


    Assim de repente até parece que os ornamentos não são necessários.
    Bom texto. Cmps e,

    Cmps!
  7.  # 112

    Queria agradecer a todos os que comentaram e de certa forma ajudaram em alguns aspectos.

    O concelho do happy happy elucidou na vertente que sou o dono é faço o que quero. Obrigado

    Quanto ao lado humano também concordo plenamente com o que diz. Aliás trouxe minha sogra para viver comigo porque esta supostamente sofria de agressões por parte do meu sogro. E por isso sabendo que corria um enorme risco a trouxe cá para casa.

    Mas sempre fui aguentando certas coisas dela, mas nós ultimos meses tem-se se metido em assuntos que não dizem respeito quer com a esposa quer com os meus pais e acima de tudo na educação da minha pequena. Daí estar cansado e colocar o post para saber realmente os direitos que tenho, pois ela diz que a fui buscar e agora tenho de a gramar.


    Obrigado a todos
    • Axe
    • 19 setembro 2017

     # 113

    Colocado por: DannysylvaxAliás trouxe minha sogra para viver comigo porque esta supostamente sofria de agressões por parte do meu sogro. E por isso sabendo que corria um enorme risco a trouxe cá para casa.

    Mas sempre fui aguentando certas coisas dela, mas nós ultimos meses tem-se se metido em assuntos que não dizem respeito quer com a esposa quer com os meus pais e acima de tudo na educação da minha pequena.
    Fácil. Traga o seu sogro para vir morar consigo.
  8.  # 114

    Colocado por: DannysylvaxQueria agradecer a todos os que comentaram e de certa forma ajudaram em alguns aspectos.

    O concelho do happy happy elucidou na vertente que sou o dono é faço o que quero. Obrigado

    Quanto ao lado humano também concordo plenamente com o que diz. Aliás trouxe minha sogra para viver comigo porque esta supostamente sofria de agressões por parte do meu sogro. E por isso sabendo que corria um enorme risco a trouxe cá para casa.

    Mas sempre fui aguentando certas coisas dela, mas nós ultimos meses tem-se se metido em assuntos que não dizem respeito quer com a esposa quer com os meus pais e acima de tudo na educação da minha pequena. Daí estar cansado e colocar o post para saber realmente os direitos que tenho, pois ela diz que a fui buscar e agora tenho de a gramar.


    Obrigado a todos


    Não há qualquer base legal para o que a sua sogra diz. A casa é sua, a sogra é mãe da sua esposa, a sua esposa tem que cair na realidade e arranjar uma solução.

    Quanto à sua filha, o proprietário da casa é o senhor, a fonte de rendimento da família é o senhor, o garante de estabilidade é o senhor. Os tribunais hoje em dia já não são como à 20 anos em que as crianças ficavam sempre com a mãe, pode ter a má sorte de apanhar um juiz à antiga mas pode também ter a sorte de encontrar um juiz que se preocupe realmente em primeiro lugar com o bem estar da criança.

    A sua mulher não tem casa própria, não tem salário/meio de subsistência, e é parcialmente responsável pela degradação da vossa relação no sentido em que se recusa a achar uma solução alternativa para a sua sogra, parece-me que as suas hipóteses de ficar com a guarda da sua filha são boas.

    Decida agora se quer passar o resto da vida numa situação miserável ou se quer fazer alguma coisa em relação a isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dannysylvax
  9.  # 115

    Concelho?

    Encosta a velha á parede e grita:

    ARRANCA E NÃO LEVANTES PÓ!!!!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 116

    Colocado por: ItsmeFiquei a gostar deste Happy Hippy, não sei bem dizer porquê...
    Talvez porque não se baseou apenas na lei, e não se ficando por aí, entrou pelo caminho da ética...
    É de advogado! Nunca o tinha visto a falar assim!

    Concordando com a sua favorável opinião, devo dizer-lhe que quem acompanha, regularmente, a prestimosa colaboração de happy hippy sabe que este sempre se pautou pela lei e pela ética, nos seus esclarecidos comentários . Um bem haja a este membro do Fórum!
    Concordam com este comentário: MRK, CMartin, Itsme, Joao Dias, 1234, 21papaleguas, Victor Ribeiro
 
0.0311 seg. NEW