Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 14 abril 2009

     # 1

  1.  # 2

    Mais um contributo para quem está a pensar construir moradia e quer saber o valor por m2 de construção.

    Embarquei no processo de construção de moradia no ano de 2005 tendo adquirido um terreno de cerca de 550m2 na Área Metropolitana do Porto.

    Só iniciei a construção em 2006 e fiz a mudança no ano passado (2008), foram mais ou menos 2 anos de construção, sempre a acompanhar e em administração directa. Por cada empreitada (Pedreiro, Trolha, Picheleiro, etc) recolhia cerca de 6 orçamentos. Todos os orçamentos obedeciam a um caderno de encargos igual para todos.

    Os meus amigos disseram que não sabiam no que me estava a meter e a verdade é que tinham alguma razão, mas não toda. Tive algumas chatices mas isso também temos no dia a dia do trabalho. O importante é saber gerir os conflitos naturais que surgem entre o dono da obra (eu) e os respectivos empreiteiros. É certo que muitos não o conseguem.

    Mas voltando ao assunto do valor por m2, posso dizer-vos que para a construção de uma moradia de 4 frentes com cave, R/C e 1º andar com cobertura invertida de cerca de 430m2, estamos a falar de um valor de mais de 900€ por m2. Queria referir que este valor inclui o valor do terreno, todas as taxas, os projectos, os juros e valor da construção em si. Inclui todos os valores. Estamos a falar de uma construção com alguma qualidade mas não de luxo (louças não suspensas roca em 5 casa de banho completas, cerâmicas rectificadas, pavimento radiante eléctrico, ar condicionado, caixilharia dupla, banheira hidromassagem de canto, portões inox, jardim com relva e canteiros num total de 200m2, alarme com detectores de portas e janelas, de incêndio, de inundação, de gás, electroválvulas de corte, preparada para domótica, sistema de estores automático, sem piscina, com pré-instalação som, com pré-instalação solar, só esquentador sem termoacumulador, madeira de chão afizélia, recuperador de calor na sala de estar com chaminé exterior em inox com 200mm de diâmetro).

    Como podem verificar é mais um valor que está de acordo com alguns dos que já foram avançados nesta discussão, só que este engloba tudo.

    Se retirar o valor do terreno estamos a falar na ordem de cerca de 700€ por m2, que é um valor que já foi avançado nesta discussão.

    Espero que esta realidade ajude outras pessoas a estarem certos de que construir moradia é uma tarefa complexa, que tem os seus Q's mas no fim é muito bom e que não se deixem embalar por valores ilusórios.

    A construir...sempre!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Correia, jafmac, ricat
  2.  # 3

    Ora ai está um bom comentário opara termos ideias de preços...se retirar o valor do terreno, todas as taxas, os projectos, os juros e valor da construção em si...ficaria a volta dos 600€ m2 certo??
  3.  # 4

    Colocado por: aconstruirSe retirar o valor do terreno estamos a falar na ordem de cerca de 700€ por m2, que é um valor que já foi avançado nesta discussão.

    Se meter a margem de lucro do empreiteiro , 15% ou 20% ficaria em cerca de 805€/m2 a 840€/m2. Ao menos que sirva para confirmar os valores que temos apresentado aqui no Fórum, já que a teoria dos 500€/m2 ainda têm muitos adeptos

    Colocado por: JpauloVOra ai está um bom comentário opara termos ideias de preços...se retirar o valor do terreno, todas as taxas, os projectos, os juros e valor da construção em si...ficaria a volta dos 600€ m2 certo??

    Não, nos 700€/m2
  4.  # 5

    Colocado por: JpauloVOra ai está um bom comentário opara termos ideias de preços...se retirar o valor do terreno, todas as taxas, os projectos, os juros e valor da construção em si...ficaria a volta dos 600€ m2 certo??


    Como diz o membro Paulo Correia o valor que falei sem terreno é de 700m2. Estamos sempre a falar de valores para cima e nunca para baixo. Tudo depende do poder de negociação que cada um tem. Junto da entidade financeira para conseguir um spread baixo e junto dos empreiteiros. Tudo tem a ver com a capacidade de negociação. Mas os 700m2 são base de começo. O resto é sempre a somar.

    Volto a referir que os valores que avancei são reais pois fiz um registo de todas as despesas e não são valores atirados para o ar.

    Obrigado pelos comentários.
  5.  # 6

    700€/m2 estando a incluir neste caso :

    - A construção dos 430 m2 em 2 pisos + cave e 4 frentes, e com muito bom nivel de equipamento
    (preparada para domótica, sistema de estores automático, pré-instalação som, pré-instalação solar, ar condicionado, hidromassagem...)

    - Todas as taxas

    - Projectos

    - Juros

    Pergunto :

    Está a incluir os arranjos exteriores ?

    Está a excluir o IVA correcto ?

    Obrigado !
  6.  # 7

    Continuo a achar que 600€/m2 será o valor correcto...agora dai para cima td depende do que se queira fazer....mas pelo que ouço e orçamentos que tive acesso...600€ é o valor mais correcto nos dias de hoje...falando já para uns acabamentos de gama média..tudo tem o seu valor e é como se diz...daí para cima..o céu é o limite..;)
  7.  # 8

    Colocado por: JpauloVContinuo a achar que 600€/m2 será o valor correcto...agora dai para cima td depende do que se queira fazer....mas pelo que ouço e orçamentos que tive acesso...600€ é o valor mais correcto nos dias de hoje...falando já para uns acabamentos de gama média..tudo tem o seu valor e é como se diz...daí para cima..o céu é o limite..;)


    Se virmos na perspectiva só de construção (valores de construção por m2) estou de acordo consigo. Se considerarmos taxas, projectos, juros e outros encargos, exceptuando o terreno, considero mais correcto subir para os 700€/m2.

    É óbvio que depois depende dos gostos de cada um o que poderá fazer disparar os valores.
  8.  # 9

    Colocado por: JpauloVContinuo a achar que 600€/m2 será o valor correcto...agora dai para cima td depende do que se queira fazer....mas pelo que ouço e orçamentos que tive acesso...600€ é o valor mais correcto nos dias de hoje...falando já para uns acabamentos de gama média..tudo tem o seu valor e é como se diz...daí para cima..o céu é o limite..;)


    O q entende por acabamentos de gama média?
    Por ex numa moradia de 200m2 dava para por o quê por 600euros/m2?
    Fala já com ou sem IVA?
  9.  # 10

    aconstruir:
    Podia colocar aqui uma foto da madeira que pos no chão?
    Ando a pesquisar cores...
    Obrigado
  10.  # 11

    gama média seriam...acabamentos que não sao topo de gama...chão por exemplo até 35€/m2,ceramicas ate 30€/m2 e por ai fora. falei nos 600€/m2 isto sem o iva..senao seriam valores surreais acho eu..mesmo atendendo à crise e conjuntura actual. se bem k para a construção de apartamentos, que é o meu caso, os entendidos falam num valor inferior m2 do que em comparação com a construção de vivendas...na pratia..nao sei se será mesmo assim.
  11.  # 12

    pois... n sei... eu estou à espera de orçamentos para o meu projecto!
    Qt a preços não sei se está certo ou errado!
  12.  # 13

    Colocado por: anajesus80aconstruir:
    Podia colocar aqui uma foto da madeira que pos no chão?
    Ando a pesquisar cores...
    Obrigado


    Deve notar que as cores das fotos não correspondem na totalidade à cor da vista. No entanto dá para ter uma ideia.
      IMG_1861.jpg
  13.  # 14

    Obrigado pela foto!
    parece ser avermelhada, ou é da foto?
    ando à procura de cores claras, mas não muito caras!
  14.  # 15

    Colocado por: anajesus80Obrigado pela foto!
    parece ser avermelhada, ou é da foto?
    ando à procura de cores claras, mas não muito caras!


    É afizélia patchiloba e efectivamente é um castanho avermelhado, muito parecido com a cerejeira. Como pode ver a regularidade da madeira não é igual e se pretender alguma regularidade terá de escolher outro tipo de madeira. Escolhemos esta madeira porque além de gostarmos é uma madeira que nos foi dito ser boa por causa do pavimento radiante eléctrico. Como pode ver também é lamparquet e não soalho. Aqui a questão já foi monetária. Existem alguns pormenores que têm de ser conjugados entre si. Dependendo de determinadas escolhas teremos de optar por outras. Temos de encontrar uma relação entre a estética e a funcionalidade.
  15.  # 16

    pois... nós estamos a volta c a cor!
    vimos o tauari, mas ja ouvi dzr q fica avermelhada...
  16.  # 17

    Voltando a historia dos preços...falei nos 600€/m2 para apartamentos e 700€/m2 nas moradias...acho que são bons valores base...ou seja..para começar...dps apartir dai..depende do gosto de cada um..e da carteira de cada um...:)
  17.  # 18

    Ana.
    Alguns tipos de madeira ( sobre uma folha branca para melhor contraste ):

    FAIA, CARVALHO-2 tons (e carvalho francês), GARAPA, TAURI-2 tons, AFIZELIA, KAMBALA.

    Mas não se esqueça que as cores podem mudar de árvore para árvore, de país de origem para país de origem, e estas da amostra (para além de a fotografia poder alterar a cor) só têm alguns anos.
      090415 madeira_1.jpg
  18.  # 19

    Além da cor, existem diferenças entre estas madeiras que devemos ter em conta, por exemplo, durabilidade, facilidade de manutenção, etc.?

    Ou seja, para um soalho, ou uma porta, que critérios devemos ter em conta para fazer uma escolha?
    Qual a diferença de preços para as madeiras indicadas?

    Já agora, entre a garapa e a efisélia, qual a melhor para aplicar num soalho?

    E o que é "Faia vaporizada"?


    Desde já agradeço os preciosos comentários do pessoal do forum!
  19.  # 20

    já agora não me pode dar um valor médio dos preços?
 
0.0259 seg. NEW