Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Após ter aberto há poucos dias, um tópico sobre os custos de construção, venho agora pedir ajuda a quem está no ramo, para dar inicio ao projecto. A minha ideia é ser eu a "administrar" a obra, ou seja, em vez de contratar uma empresa de construção "chave-na-mão", pretendo ser eu a adjudicar as várias fases da obra.
    •  
      FD
    • 24 junho 2009

     # 2

    Colocado por: Mega-Casavenho agora pedir ajuda a quem está no ramo

    Insultou-os e agora quer ajuda...? Eheheheh, chama-se a isso um tiro no pé.
  2.  # 3

    tem de fazer uma lista de tarefas incluir materiais, medições, tempo de execução e fazer uma contagem de isso tudo.
    tem de fazer um bom plano e pesquisa, para depois adjudicar cada tarefa.
    mas já tem o projecto feito? é que uma parte da poupança e do plano de execução parte do projecto, tem que começar a poupar logo ai.
  3.  # 4

    Colocado por: FD
    Colocado por: Mega-Casavenho agora pedir ajuda a quem está no ramo

    Insultou-os e agora quer ajuda...? Eheheheh, chama-se a isso um tiro no pé.

    ;)
  4.  # 5

    Boas

    Pode também começar a seleccionar um empreiteiro gentilmente disposto a disponibilizar o respectivo alvará mesmo sabendo que quem irá fazer os trabalhos são outros nomeados por si.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 6

    Isto às vezes funciona outras não, mas é perguntar aos colegas porque de certeza que embaratece muito a construção:

    http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=514308

    "A rede, chefiada por um advogado português..."
  6.  # 7

    Tem de existir um grande controlo na escolha de materiais, empreiteiros, subempreiteiros, etc...

    Pedindo vários orçamentos e confrontando todos eles, mas para isso todos os orçamentos devem partir dos mesmos dados, por isso um bom projecto deve ter um mapa de acabamentos, mapa de quantidades, o que facilita a vida a si e aos empreiterios que vão roçamentar.

    O cuidado na escolha de materiais, ter um limite e não ultrapassar, porque muitas vezes os clientes pensam que mais 5€/m2 no pavimento, mais 3€/m2 nos azulejos, mas 100€/uni nas portas, etc, no final aumenta muito o custo da obra.

    E principalmente que todos os trabalhos estejam defenidos sem lapsos e omissões.


    PS: não vá atras do mais barato, porque normalmente sai mais caro...
  7.  # 8

    Colocado por: Fernando Gabrieltem de fazer uma lista de tarefas incluir materiais, medições, tempo de execução e fazer uma contagem de isso tudo.
    tem de fazer um bom plano e pesquisa, para depois adjudicar cada tarefa.
    mas já tem o projecto feito? é que uma parte da poupança e do plano de execução parte do projecto, tem que começar a poupar logo ai.


    Viva Fernando,

    como disse no outro tópico, ainda estou na fase da compra do terreno, mas pretendo adiantar serviço!
    Em primeiro lugar gostaria de saber quais são as várias fases da obra. Se as podesse indicar seria uma grande ajuda!!

    Desde já o meu Obrigado!
  8.  # 9

    Em primeiro lugar gostaria de saber quais são as várias fases da obra. Se as podesse indicar seria uma grande ajuda!!


    E quer poupar dinheiro, gerindo a construção, sem ter ideia das fases? (O paulo Correia ao ler isto deve estar a rir à gargalhada e eu percebo porquê....)

    Se quer aprender, é fácil. Deixar o computador e ir para o terreno. Vá ver casas em construção e fazendo o mapa conceptual de tudo o que é preciso e qual as sequências e precedências...

    Ao fim de umas 20 obras, já começa a ver qualquer coisa. Ou não!


    Coisas da Casa
  9.  # 10

    Colocado por: AdrianoP
    Em primeiro lugar gostaria de saber quais são as várias fases da obra. Se as podesse indicar seria uma grande ajuda!!


    E quer poupar dinheiro, gerindo a construção, sem ter ideia das fases? (O paulo Correia ao ler isto deve estar a rir à gargalhada e eu percebo porquê....)

    Se quer aprender, é fácil. Deixar o computador e ir para o terreno. Vá ver casas em construção e fazendo o mapa conceptual de tudo o que é preciso e qual as sequências e precedências...

    Ao fim de umas 20 obras, já começa a ver qualquer coisa. Ou não!


    Coisas da Casa


    Você lá terá os seus motivos para "desmotivar" em vês de ajudar!

    No entanto agradeço a sua intervenção.

    Já agora pergunto... gerir uma obra é assim um trabalho tão ciêntifico?
  10.  # 11

    É! Mas não é preciso ter passado pelo CERN... basta ter experiência. É do tipo, ir para tribunal com o código do direito na mão... não está lá tudo? de que preciso mais?

    Quando digo ir ver umas 20 obras, é algo que pode fazer num fim de semana, vai a condominios em construção e é fácil encontrar obras nas diferentes fases...

    Como não é muito cientifico, já ficará com uma ideia de tudo o que tem que fazer. O plano no Project, faz-se em 3 horas. Com o projecto na mão, consegue fazer as medições com mais 16 horas de trabalho (2 dias). Isto, dá-lhe uma ideia das fases do projecto, do tipo e quantidade de materiais que vai necessitar, é só partir para os orçamentos! Existem no forum imensos documentos que o podem ajudar, desde os orçamentos aos mapas de quantidades, bem como tabelas de preços.

    Se começar num sábado as visitas, na sexta-feira já tem tudo o que precisa para avançar para a primeira adjudicação. (escolher betão, ferro e tijolo tem pouco que se lhe diga, portanto aproveite para ir vendo os materiais de acabamentos. Mas lembre-se, se quiser uma torneira de encastrar, tem que a comprar quando o trabalho de alvenaria está a terminar... é que esta é uma daquelas que se aprende... com a experiência)

    Claro, se tiver muito tempo livre, estas tarefas ficam muito mais facilitadas! :)


    Coisas da Casa
  11.  # 12

    Após a aprovação do projecto na CM, é emitida uma licença de construção! Quem é que pode levantar essa licença?
    Tenho uma pessoa amiga que é sócia de uma empresa de cofragem! Conheço tambem outra pessoa que é da minha máxima confiança, que tem uma empresa de instalações electricas. Gostaria por isso contratar as empresas, consuante as várias fases.
    • eu
    • 24 junho 2009

     # 13

    Colocado por: Mega-CasaApós a aprovação do projecto na CM, é emitida uma licença de construção!Quem é que pode levantar essa licença?


    O dono da obra pode levantar a licença. Uma sugestão: se tem assim tantas dúvidas, aconselho-o a comprar uma casa já feita. Poupa muito tempo e muitas dores de cabeça.
  12.  # 14

    Tem de ter uma empresa com alvará para poder levantar a licença...

    Deve discutir esse assunto logo com o empreiteiro a quem vai entregar a obra.

    Se eu tivesse na posição do empreiterio não me importava nada que o amigo Mega-Casa tivesse os seus amigos de máxima confiança a trabalhar na obra...
  13.  # 15

    Mas a licença não tem de ser levantada por uma empresa com alvará?
  14.  # 16

    Para a moradia de R/c e 1º andar com 95m2 de implantação (190m2), quanto poderá ficar a primeira fase:

    caboucos + tosco (estrutura + alvenaria + reboco exterior) ???
  15.  # 17

    Quem é que pode levantar essa licença?


    Para efectuar o levantamento da licença de construção, necessita de ter o seguinte:

    - Alvará válido para o tipo de construção (existem diferentes alvarás, cuidado com as demolições que são alvarás diferentes)
    - Apólice de seguro válida
    - Dinheiro
    - Assinar uns papeis...

    (não tenho de momento o documento onde me dizem tudo o que é necessário, mas penso que isto é o mais importante)

    Mas entretanto, para ir tomando nota...

    Fases não obrigatoriamente por ordem!!)

    Escavação (movimentação de terras, transporte via camiões, desaterro para despejo, abertura de canais para tubos esgotos, escavação pesada caso necessário, arranjos exteriores finais...)
    Estrutura (betão, ferro e correcta execução do projecto. mas se tem alguém que lhe faça, menos 3 semanas de orçamentos)
    Alvenaria exterior e interior (ter capacidade de antecipação para que não fiquem pormenores "manhosos" pela casa)
    Isolamento térmico (Paredes, lajes térreas e de tecto, zonas em redor da casa, zonas de parede soterradas, ...)
    Electricidade/ITED (é seu conhecido...)
    Sistemas de climatização (AQS, aquecimento central, ACs, recuperador de calor... o que meter? qual o melhor? uiui... atenção, que muitas coisas têm que estar logo definidas na fase da alvenaria, tipo tubos para lareiras nas chaminés...)
    Caixilharias e Estores/portadas (basta procurar o meu tópico do Aluminio ou PVC e vai ver o granel que tem pela frente... escolhe-se 1 mês depois de terminar a alvenaria)
    Portas interiores e roupeiros (dezenas de modelos e feitos com madeiras das mais variadas cores... tente acertar com a cor do pavimento, parece impossível.... :s )
    Colocação de estuques (ainda não sei "na pele"o que aí vem, como ando a cravar electricidade para poupar, tive que arranjar um trifásico para as máquinas - safei-me do gerador de 22 kvas, que custa 50€/dia...)
    Ladrilhador, assentamentos de pisos flutuantes/soalhos, torneiras, loiças sanitárias, etc (estes materiais escolhem-se durante a alvenaria, atenção... acho que não vale a pena referir os milhares de exemplares de azulejo branco rectificado de 30 por 60 que se consegue arranjar, por exemplo... e são milhares de azulejos diferentes... não se esqueça do urinol)
    Cantarias (eu faço-lhe essa parte, não o engano e ainda o levo a escolher a pedra que quer... :))
    Mobiliário (cozinha e WCs, é um mundo enorme para ver e onde os €€€€ voam)

    Falta ainda pintura, acabamentos, gestão financeira disto tudo partido aos pedaços, planeamento e falta de cumprimento por parte de alguns contratados (e não os vai processar a todos), entre tanta coisa... não falei das coberturas, das adaptações na obra, enfim....

    Diria que toquei em 50% das coisas que já me passaram pela frente!

    Se era capaz de gerir isto tudo e poupar dinheiro, talvez, mas tinha que estar dedicado a tempo inteiro, demorava mais tempo a construir, e no final duvido que ficasse mais bem servido!


    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mega-Casa
  16.  # 18

    Colocado por: Mega-Casa
    Colocado por: Fernando Gabrieltem de fazer uma lista de tarefas incluir materiais, medições, tempo de execução e fazer uma contagem de isso tudo.
    tem de fazer um bom plano e pesquisa, para depois adjudicar cada tarefa.
    mas já tem o projecto feito? é que uma parte da poupança e do plano de execução parte do projecto, tem que começar a poupar logo ai.


    Viva Fernando,

    como disse no outro tópico, ainda estou na fase da compra do terreno, mas pretendo adiantar serviço!
    Em primeiro lugar gostaria de saber quais são as várias fases da obra. Se as podesse indicar seria uma grande ajuda!!

    Desde já o meu Obrigado!


    fases de obra

    levantamento do terreno
    levantamento de pré-condiçoes do terreno, se existe agluma regra sobre construção no terreno.
    elaborar o programa base, o que se vai querer da casa.
    elaborar o projecto base de licenciamento, elaborar projectos de especialidades
    ao estar licenciado, escolher empreitada através de um projecto de execução.
    se quiser fazer por partes a empreitada deve fazer um bom plano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mega-Casa
  17.  # 19

    E a obra do Mega-casa, como anda?
 
0.0209 seg. NEW