Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos
    Depois de muitas alterações penso que este será o projecto que vamos apresentar para aprovação.
    Gostava de saber a vossa opinião.
    Uma breve explicação:
    Vai ser num terreno que tem largura de 6,80m e vai ficar encostado de um lado a uma casa e do outro a um terreno com uma casa devoluta.
    Vai ter cave, rés-do-chão e 1º andar.
    Cave: será a garagem
    Rés-do-chão: WC, cozinha e sala
    1º andar: 3 quartos e 2 WC's
    Anexos: escritório (está designado como arrumo) e uma lavandaria e 1 WC
    Entre a sala e os anexos fica com um espaço que vai ter o solo em Deck e onde vai ser um espaço de convívio com uma churrasqueira e umas cadeirinhas e é aberto (tem que ser)

    Obrigado

    Ana Figueiredo
  2.  # 2

    Gosto do desenvolvimento em planta deste projecto, apesar de não ter referências a alçados e informação sobre a orientação solar.

    a 1ª coisa que me chama à a tenção é a falta de bidé... obrigatorio por lei.
    a 2ª coisa é que as plantas apresentam percursos acessíveis.. em locais para o qual não é obrigatório (Garagem e piso 1), excepto se tiver a contar colocar uma plataforma elevatória de raiz.

    3ª é que a IS do piso 0, que pelos vistos acumula a função de IS acessível, deverá ser dotada do tal bidé... e prever um espaço para colocação de banheira.
    4ª Os arrumos no piso 0... poderão eventualmente ser considerados para contagem como quarto acessível.
    5º Não comprendo a razão de ser da bancada com lavatório na zona das salas.. muito meno o tipo de solução para fecho e abertura deste espaço, com portas de batente que vão-se intrometer nos espaços adjacentes...
    6º não percebo, na cozinha, junto à passagem de 1.00m, no hall ,entre as escadas, a finalidade desse nicho na bancada de cozinha...

    7º Não me parece ter sido previsto a localização das prumadas para as aguas residuais das IS, ou Pluviais das coberturas...

    NOTA: Este projecto é para ser submetido a licenciamento/ comunicação prévia...? é que me parece um Estudo Prévio para instruir um PiP (Pedido de Informação Prévia)
  3.  # 3

    parece-me bem, faltava ver alçados esses podem melhor ou estragar :), só não optava por garagem/cave, mas é uma opção.
  4.  # 4

    Olá a todos
    algumas das perguntas posso responder mas outras penso que também não sei.
    1º - já questionei o arquitecto acerca do bidé e diz que vai ver se passa assim já que não é uma exigência nossa que achamos que não precisamos do dito para nada.
    2º Essas acessibilidades foram pedidas por nós - queremos a casa preparada para qql eventialidade.
    4º Os arrumos do piso 0 seriam mesmo para ser um escritório/quarto já que não o conseguimos fazer na construção principal
    O corredor que os liga não é tapado pois não pode ser - é aberto tendo apenas uma pala
    5º Bom isso foi mesmo ideia do arquitecto que quis manter um alinhamento que tb eu não compreendi
    As portas tem razão - penso que na altura não vão ser assim concerteza
    A ideia é ser uma zona de bar e tem a bancada como apoio à preparação de bebidas - Ex. umas caipirinhas ou assim
    6º Na cozinha acho que ele fez isso também para manter um alinhamento qql - é um bocado picuinhas com essas coisas - já o alertei que poderão implicar com isso mas ele quer arriscar
    7º em relação a isto este projecto será acompanhado de todas as especialidades

    Pedro - este será mesmo para apresentar para licenciamento - o estudo prévio já foi aprovado

    Fernando - o terreno não me permite construir garagem ao lado da casa - eu tb preferia não ter a cave
    Já agora envio também os alçados para compreenderem melhor.
  5.  # 5

    é, esse espaço para cocktails é que não está bem resolvido...
    podia ter feito um espaço/garagem a nivel de cota de terreno englobado na casa, e assim acabava com a cave/garagem, cortava bastante em custos e mão de obra.
  6.  # 6

    Boa tarde,

    Uma vez que ando a estudar a possibilidade da compra de um terreno que tem um indice de construção semelhante ao seu, será que seria muito indelicado da minha parte se lhe pedir o valor que possa ter orçamentado para contrução da sua moradia, pode ser um valor por alto.

    obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: nsmarquesBoa tarde,

    Uma vez que ando a estudar a possibilidade da compra de um terreno que tem um indice de construção semelhante ao seu, será que seria muito indelicado da minha parte se lhe pedir o valor que possa ter orçamentado para contrução da sua moradia, pode ser um valor por alto.

    obrigado


    que área é que está a pensar 200/250m2? t3? em que zona? podemos-lhe dizer por alto
  8.  # 8

    Fernando - desculpe insistir
    Pode explicar-me melhor a sua opção para a garagem? Não percebi
    è que o terreno só tem 6,80 e só permitiram 16m de comprimento
    Se essa opção implicava diminuir área da casa está completamente fora de questão.
    nsmarques - ainda não tenho orçamentos - primeiro quero a planta bem definida e só vou pedir orçamentos depois de escolher a maioria dos materiais
  9.  # 9

    a área de garagem não conta como área de construção na realidade, podia ter uma garagem ligada à casa, basicamente á frente onde tem o carro no desenho, agora tinha de ver arranques de vizinho claro.
    penso que podia ter feito sotão, e assim compensar algum de esse espaço que ia gastar de garagem, visto a casa ao lado ter e a cumeeira estar muita mais acima da sua.
    peço desculpa ao colega riscar sobre o projecto mas como colocou aqui para ajudar e foi para elucidar melhor ao que perguntou, penso que não leverá a mal
    e como disse o projecto na minha opinião está bem, agora só colocava essa questão da garagem, gosto sempre de espremer"" recursos, é a minha mania :)
      Untitled-17.jpg
  10.  # 10

    Olá Fernando
    Não levo nada a mal e agradeço os comentários visto que como o projecto ainda não entrou ainda estou a tempo de alterar o que pretender.
    Não posso ocupar esse espaço - foi uma exigência da câmara para manter afastamento em relação ao terreno do lado que tem uma casa a cair mas isso para eles não conta.
    Como a casa é antiga e não tem o afastamento exigido só me obrigaram a manter o afastamento na parte em que existe casa.
    Aquele quadrado atrás são tipo uns anexos que foram construídos posteriormente e como tal não foram levados em consideração.
    Outro ponto - se fizesse isso a minha cozinha ficava sem nenhuma janela já que não posso ter janelas laterais.
    Do lado direito (olhando para a parte da frente da casa) tem uma casa com 2 pisos e do lado esquerdo tem uma casa a cair que já tinha referido em cima.
    O início da casa tem que ser também conforme está estabelecido já que tem que respeitar o alinhamento da casa da direita.

    Nós temos os terrenos mas não podemos fazer o que queremos. Se pudesse afastava mais a casa e metia a garagem à frente mas separada da casa mas tenho que encostar literalmente à casa da direita mantendo os mesmos alinhamentos.
  11.  # 11

    mas podia fazer sotão, a casa ao lado tem pelo menos mais uns 3 metros do que está projectado pelo menos é o que está em alçado e cortes, e com esse espaço até poderia compensar o da garagem, agora para dois carros não sei se daria. é só a minha veia"" mesmo de espremer tudo, ficou a minha ideia :) veja é isso do espaço de bar, dar uma volta melhor a isso.

    não percebo é o porque o obrigatório, desse alinhamento da casa da esquerda, devia ter o mesmo alinhamento da direita e ainda se por cima está a cair, o lote não afunila assim tanto.
  12.  # 12

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: nsmarquesBoa tarde,

    Uma vez que ando a estudar a possibilidade da compra de um terreno que tem um indice de construção semelhante ao seu, será que seria muito indelicado da minha parte se lhe pedir o valor que possa ter orçamentado para contrução da sua moradia, pode ser um valor por alto.

    obrigado


    que área é que está a pensar 200/250m2? t3? em que zona? podemos-lhe dizer por alto


    200 metros, já com area de garagem para 1 carro e mota, Tipologia t3 de preferencia ou um t 2 amplo em V.N. Gaia, o terreno, em prespectiva tem desnivel, face a rua principal, o que obriga a que a casa tenha ficar tipo socalco.

    cumprimentos
  13.  # 13

    Colocado por: nsmarques
    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: nsmarquesBoa tarde,

    Uma vez que ando a estudar a possibilidade da compra de um terreno que tem um indice de construção semelhante ao seu, será que seria muito indelicado da minha parte se lhe pedir o valor que possa ter orçamentado para contrução da sua moradia, pode ser um valor por alto.

    obrigado


    que área é que está a pensar 200/250m2? t3? em que zona? podemos-lhe dizer por alto


    200 metros, já com area de garagem para 1 carro e mota, Tipologia t3 de preferencia ou um t 2 amplo em V.N. Gaia, o terreno, em prespectiva tem desnivel, face a rua principal, o que obriga a que a casa tenha ficar tipo socalco.

    cumprimentos



    ou seja tirando garagem +- 25 m2, cerca de 180m2 habitaveis, se é desnivelado tem de se ver bem como se vai implantar a casa, é que isso é que pode trazer custos se não for bem feito/aproveitado o terreno,
    em geral se correr tudo direitinho menos de 100.000€ consegue-se, se for pelas minhas contas como arquitecto 90.000 consegue-se, mas tem de ver isso do terreno como é o desnivel, a área do terreno e as casas em extrema, como estão dispostas, a sua localização.
  14.  # 14

    Olá Fernando
    Essa questão do alinhamento tem a ver com a regra que temos que afastar 3m do terreno do lado - a casa que lá está e a cair tem janelas viradas para o meu lado - não é uma casa de extrema a extrema.
    Por isso não posso mesmo colocar a garagem nesse sítio
    Para ter garagem só mesmo na cave e por isso não vou fazer ainda mais um piso - a minha casa ideal seria térrea mas o terreno infelizmente não permite e é o único que tenho pois foi de uma herança.

    Vou ver melhor a questão do bar - na altura perguntei mas ele quis fazer para ficar alinhado com qql coisa. Ele é muito cuidadoso com esses pormenores
  15.  # 15

    Colocado por: ani_luciOlá Fernando
    Essa questão do alinhamento tem a ver com a regra que temos que afastar 3m do terreno do lado - a casa que lá está e a cair tem janelas viradas para o meu lado - não é uma casa de extrema a extrema.
    Por isso não posso mesmo colocar a garagem nesse sítio
    Para ter garagem só mesmo na cave e por isso não vou fazer ainda mais um piso - a minha casa ideal seria térrea mas o terreno infelizmente não permite e é o único que tenho pois foi de uma herança.

    Vou ver melhor a questão do bar - na altura perguntei mas ele quis fazer para ficar alinhado com qql coisa. Ele é muito cuidadoso com esses pormenores


    3 metros para ter vistas é isso então, percebi; este terreno é mesmo muito estreito e comprido não é fácil não, onde é? é que é mais estreito que os lotes almadinos do porto, este tipo de lote também se vê por vezes no alentejo em zonas urbanas, veja isso do bar é o que salta mais há vista, de resto parece-me bem, eu que evito sempre caves se possivel, mas sei que nesse caso é muito dificil mesmo, e se quiser garagem para dois carros então ai não dava nem para experimentar, não cabia não.
  16.  # 16

    Fernando - é na zona de Aveiro mas é numa daquelas ruas antigas que só tem casas velhas e muitas delas desabitadas.
    A construção da nossa vai ser um acontecimento na zona!! Ehehe
    Obrigado pelas opiniões
  17.  # 17

    ana_luci
    Não é meu habito opinar sobre projectos dos quais não conheço as condicionantes. Assim sendo tb não o vou fazer em relação ao seu apesar de estar a seguir esta discussão com interesse.
    Vim aqui apenas para dar os parabéns a um ****éu que tem a "coragem" de apostar em algo diferente e que creio ir valorizar a zona.
    Já agora podesse saber qual a zona mais concretamente?
  18.  # 18

    Colocado por: ani_luciFernando - é na zona de Aveiro mas é numa daquelas ruas antigas que só tem casas velhas e muitas delas desabitadas.
    A construção da nossa vai ser um acontecimento na zona!! Ehehe
    Obrigado pelas opiniões


    ser um acontecimento é bom, as pessoas ficam a conhecer algo diferente e bem feito, este tipo de lote é bom numa situação, dá para fazer bastantes pátios, vai ficar com uns bons pátios.
  19.  # 19

    Fernando embora o terreno não dê bem para fazer aquilo que queríamos acho que fica bastante aceitável e com um espaço exterior bastante bom
    O meu garoto é que vai adorar - pode ser que se canse e durma melhor!! Eheheh
 
0.0186 seg. NEW