Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho este motor: http://www.hidraulicart.pt/loja-online/bombas-superficie/bomba-agua-rega-bmi-bti/#comprar
    Descobri agora que na descrição diz: "Debita caudais de grande volume em alturas manométricas baixas, não sendo aconselhada para sistemas de pressurização"

    Eu tenho-o ligado a um balão que tem um pressostato. Ou seja, está em sistema de pressurização, presumo? É então errado tê-lo ligado a um balão?

    Outra questão: o balão é um vermelho, comum, de 25 litros. Qual é a pressão a que o devo encher? Neste momento está a 2 bar, é demasiado? Enchi consoante as dicas que li por aqui (que agradeço): torneiras abertas, motor desligado.
    O que li sobre a pressão foi: "Os autoclaves são tipicamente pré-carregados de fábrica com uma pressão de ar 1.5 bar, independentemente do volume do mesmo. No entanto, a pressão de ar carregada deve ser igual ao valor que faz arrancar a bomba. Por exemplo, num sistema que arranca a bomba aos 3 bar e a faz parar aos 5 bar, a pressão de ar do autoclave deve ser de 3 bar."

    A questão é que no motor não vejo a que pressão é que ele arranca...

    Já no manómetro tenho sempre nos 30psi/2bar a pressão quando tenho a água ligada, seja qual for a pressão de ar no balão...
    Obrigado.
  2.  # 2

    Se tem o manómetro sabe a pressão a que a bomba arranca, ou estou a ver mal?

    O fabricante do meu balão diz para encher menos 0.4bar abaixo da pressão de arranque.

    Qual a versão da sua bomba? No site estão varias
    . Qual a pressão máxima que atinge a bomb
  3.  # 3

    Colocado por: dedaoSe tem o manómetro sabe a pressão a que a bomba arranca, ou estou a ver mal?


    Como posso ver isso? A bomba é esta: MB35.30.75.1, 1.00Cv, 230V, 30m,11/4"

    Está aqui a ficha técnica dessa bomba: http://m.oliju.com/plus/programs/gensel.aspx?eusql=346&ref=01010065
    Mas ainda não vi a pressão.
    Neste momento consegui calibrar o pressostato e o motor arranca e desliga assim que abro e fecho torneira. Contudo, a pressão não é muita e gostaria de aumentar. Daí a minha questão é se dando mais ar ao balão, aumento a pressão da água.
  4.  # 4

    Se der mais ar ao balão não aumenta a pressão da água já que este está a desligar por comando do pressostato a uma determinada pressão.
    Tem de aumentar a pressão usando o pressostato.
  5.  # 5

    No manómetro, quando ela arranca, basta ver a pressão mínima.

    Mas se isso só atinge os 3bar mas tem 10m3... Não é muito indicada para um balão... Quanto mais só de 25l. Deve estar sempre a trabalhar isso, o que não é ideal.
  6.  # 6

    Colocado por: Ivo F.Se der mais ar ao balão não aumenta a pressão da água já que este está a desligar por comando do pressostato a uma determinada pressão.
    Tem de aumentar a pressão usando o pressostato.


    Só agora li o primeiro post com atenção, esqueça o que eu disse acima, essa bomba não é apropriada para sistemas pressurizados.
  7.  # 7

    Boa tarde

    O meu sogro tem um furo com uma bomba (centrífuga) de superfície com autoclave (de aço carbono) de 24 litros com manómetro e pressostato. A bomba não desligava. Pensei que poderia ser de ter pouco ar no balão e de facto o manómetro estava a zero. No entanto, fui verificar e o balão estava carregado com 2 bar (no manómetro do compressor que usei para encher, o manómetro do autoclave estava a zero). Como na etiqueta do balão diz que a pressão máxima admissível é de 8 bar, meti 4 bar no manómetro do compressor (ar metido com a torneira aberta e a bomba desligada) e testei a seguir. Liguei a bomba com a torneira aberta e agora ao fechar a torneira, o manómetro de pressão da bomba sobe até aos 2 bar e a bomba desliga. Se não fosse ter tido de meter 4 bar achava que estava tudo bem, mas a etiqueta diz que a pré-carga inicial devem ser 2 bar.

    Será que me co0nseguem ajudar? Obrigado desde já.
  8.  # 8

    Pois os 4bar vieram de onde? :)

    Há uma regra que se deve encher x% da pressão de arranque ou paragem da bomba. Pesquise por este tópico que acho que já disse isso, já não lembro do valor.

    Devia estar a parar a que pressão sabe?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peperapido
  9.  # 9

    Os 4 bar sao medidos no manómetro do compressor, o manómetro que esta montado no sistema de rrga continua a zero. Não sei a que pressão devia desligar, agora desliga quando a pressão chega aos 2bar no manómetro do sistema.

    Posso deixar o balão com aquela pressão ou é demasiado?
  10.  # 10

    Afinak esta mesmo ali acima: O fabricante do meu balão diz para encher menos 0.4bar abaixo da pressão de arranque

    Veja também Qual e a pressão máxima que a bomba dá, é abaixo disso que ela tem de parar
 
0.0164 seg. NEW