Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.
    Vou tentar ser breve pois o assunto tem muito detalhes, vou tentar simplificar e resumir.
    Vivemos num apartamento T3, mas temos o sonho de construir uma casinha, pois já temos terreno.
    Mas para isso precisamos vender o apartamento para construir a casa, pois o dinheiro não abunda.

Ora tenho aqui grandes dúvidas, não sabemos por onde começar.
    Decidimos, "vamos por o T3 à venda e se aparecer alguém já temos 70, 80% do dinheiro para a casa."
    Mas a pensar bem, e se acontece vender o apartamento, e depois ao fazer o projecto e construção da casa damos conta que vamos gastar muito mais do que podemos.
    Ficamos sem casa nem apartamento ?.. hum.. o que fazemos primeiro ?

Estas são as dúvidas que andam cá por casa.
    Isto por não temos conhecimento do que vamos gastar, nem por quanto vamos vender.
    Como temos terreno, tenho ideia que, se calhar se vendesse o T3 por 70, 80 mil, e conseguisse construir a casa por 100, 110 mil, era perfeito.
    Não queremos correr o risco de vender o T3 e depois ao ver que a casa vai custar 160mil por exemplo, ver que a diferença é muita, e ficamos sem nada.

Bem sei que tem tudo a ver com a casa, mas como posso saber quanto irá ficar mais ou menos um ou outro projecto ?
    Uma casa com desaterro ampla com 3 quartos, 2 Wc, sala e cozinha, sem mobilias mas com acabamentos nas casas banho e cozinha e quartos (roupeiros, sanitas, banheiras , lavatórios, lava loiças etc) mas sem eletrodomésticos sofás, móveis , etc, ou seja o recheio.

Como posso saber quanto irei gastar para não dar o passo maior que a perna ?
    Existe alguma maneira de ver um projecto e ter ideia de quanto fica, e por exemplo se tiver orçamento aumentar ou diminuir ?
    Por onde começar esta etapa ?
    Vendo primeiro, faço o projecto primeiro , dá para trocar com o banco (empréstimo) , estas são as dúvidas que andam por aqui.

Obrigado, agradeço toda a a ajuda.
  2.  # 2

Por exemplo ontem tive aqui a brincar com o programa, e com as medidas do terreno, e fiz esta casa plana.
    Não liguem a garagem pavimento exterior.
    Como posso saber ou ter uma ideia de quanto iria custar, como disse sem recheio, mas com aluminios, eletricidade, canalização, sanitas, roupeiros, lava loiças essas coisas mínimas.
      snapshot-Thu, 21 Sep 2017 21-36-15 GMT.png
      snapshot-Thu, 21 Sep 2017 21-36-29 GMT.png
  3.  # 3

Minha sugestão:

- Contrata já um Gabinete de Arquitectura/Projectos (Arquitectura/Especialidades/Execução)
    - Quando tiver o projecto aprovado na Camara e projecto de execução feito, saberá muito bem o que irá gastar. Aliás é esse o valor que terá de dizer à equipa que lhe vai desenhar a casa.
    - Nessa altura saberá as condições de financiamento da sua nova Moradia, e se será necessário vender primeiro o seu apartamento ou se o pode vernder depois de a casa estiver construída.

Eu passei por algo semelhante, mas tive de vender o apartamento para ter algum para adquirir o terreno. No seu caso, poderá aavnçar apenas com o dinherio dos projectos, pedir para que a casa que vai construir esteja dentro do seu budget. Depois avalia se pode avançar vivendo no seu apartamento e pagando apenas juros do montante emprestado pelo Banco, ou se precisa de vender, alugar uma outra casa durante a construção e pedir menos ao banco.
  4.  # 4

Quer fazer um T3., digamos que o faz com 150m2 de area bruta x 750€=112500
    Uma garagem , 30m2 x 550€=16500
    + arranjos exteriores 10000€
    =139.000€
    + Terreno.... depende muito vá que seja 50.000€
    TOTAL
    190.000€

consegue fazer um bom T3, com 120m2 também. O mínimo legal são 91m2.

Deixe os bonecos.. sem ter terreno, não servirá de muito.
    1º o TERRENO.
    Tente arranjar um terreno plano e com boa exposição solar e que permita construir dentro dos vossos desejos... é muito importante a localização.... A localização permite defender e valorizar o seu investimento.

Boa sorte.
  5.  # 5

Pedro, ele já tem Terreno

Colocado por: backtrackComo temos terreno, tenho ideia que, se calhar se vendesse o T3 por 70, 80 mil, e conseguisse construir a casa por 100, 110 mil, era perfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Colocado por: Hugo S.Minha sugestão:

- Contrata já um Gabinete de Arquitectura/Projectos (Arquitectura/Especialidades/Execução)
    - Quando tiver o projecto aprovado na Camara e projecto de execução feito, saberá muito bem o que irá gastar. Aliás é esse o valor que terá de dizer à equipa que lhe vai desenhar a casa.
    - Nessa altura saberá as condições de financiamento da sua nova Moradia, e se será necessário vender primeiro o seu apartamento ou se o pode vernder depois de a casa estiver construída.

Eu passei por algo semelhante, mas tive de vender o apartamento para ter algum para adquirir o terreno. No seu caso, poderá aavnçar apenas com o dinherio dos projectos, pedir para que a casa que vai construir esteja dentro do seu budget. Depois avalia se pode avançar vivendo no seu apartamento e pagando apenas juros do montante emprestado pelo Banco, ou se precisa de vender, alugar uma outra casa durante a construção e pedir menos ao banco.
    Hugo S uma dúvida, se pedir empréstimo posso só pagar os juros enquanto a casa é construída?? É que estou numa posição parecida, ou seja também tenho uma apartamento para vender e não sei muito bem como poderei fazer.

Obrigado
  7.  # 7

Assim a frio, consegue construir uma moradia T3, com garagem, com Ab total de 150m2, por cerca de 120.000€
  8.  # 8

Colocado por: Emanuel85Hugo S uma dúvida, se pedir empréstimo posso só pagar os juros enquanto a casa é construída?? É que estou numa posição parecida, ou seja também tenho uma apartamento para vender e não sei muito bem como poderei fazer.

O Crédito para construção, geralmente é libertado em forma de tranches, e só paga juros sobre o valor libertado. Pelo menos foi assim que o MBCP me fez a pr+e-aprovação.
    Ou seja, durante os "12 meses" de obra, se pedir 200k€ para construção e aos 6 meses apenas foram libertados 100k€, s+o estará a pagar juros dos 100k€ nessa altura.
    Após a ultima tranche do banco (com a licença de utilziação) ficará então com o crédito completo, pagando juros e abatendo capital.

Nota no MBCP isto aplicava-se nos primeiros 2 anos (tempo dado para a construção)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Emanuel85
  9.  # 9

Boas respostas, obrigado a a todos.
    Atenção que já tenho terreno. Recheio não quero. Quase tudo que tenho aqui no T3 irá para lá (sofás, Tv, móveis, cómodas, camas, arcas frigorificos etc)
    Só pretendo casa com recheio de wc, roupeiros de quartos embutidos, e lava loiças e móveis de cozinha.

A minha ideia era fugir ao empréstimo, ou se tiver um de coisa mínima, cerca de 20 mil máximo.
    Se vendesse o apartamento 1º ou trocasse no Banco (não sei como funciona essas coisas) arranjava casa provisória esse não era problema.
    Se conseguisse vender o T3 por 75 e a casa ficasse por 110,120 máximo era muito bom não precisava empréstimo.
  10.  # 10

Colocado por: backtrackRecheio não quero

Também ninguém lhe dará preço com recheio.. é mesmo novato nestas andanças ;)
    A construção inclui tudo exceto,moveis de casa de banho, mobiliário movel, apliques de iluminação...
    Mas deve incluir mobiliário integrado( roupeiros embutidos se estiver previsto), aparelhos sanitários. aparelhos de manobra ( torneiras), cozinha...
  11.  # 11

bem.... milagres não há e tudo na vida tem custos eheh

1º O banco faz-lhe um segundo crédito habitação? não interessa se pode pagar as duas prestações. interessa é se o banco lhe empresta? é que se não emprestar tem que despachar esse crédito que já tem. Ou seja, vender o apartamento, ir morar uns tempos para uma casa alugada, para depois o banco já lhe emprestar o dinheiro.

2ª o banco empresta-lhe o dinheiro e consegue suportar as prestações dos dois empréstimos? sim óptimo. Avança com a construção. Depois de se mudar vende o apartamento e abate no outro empréstimo.

3º o banco empresta-lhe o dinheiro, mas não consegue suportar as prestações dos dois empréstimos? não tem que se preocupar, se não pode suportar as duas prestações o banco tb não irá emprestar dinheiro

é que nos fazemos as contas à merceeiro, que é: eu pago x deste apartamento, por isso se construir vou passar a pagar x+y, e consigo suportar esse valor, por isso vou avançar.

Mas depois na prática os bancos fazem outras contas. este gajo está a dever X, está a pedir mais Y, e agora? Mesmo sabendo que depois o X pode ser abatido no Y, o banco pensa duas vezes, porque não em a certeza se você consegue vender o apartamento em tempo util para que as duas prestações não desequilibrem o seu orçamento familiar
    • emad
    • 22 setembro 2017 editado

# 12

Backtrack deixe-se estar no apartamento. Aproveite o terreno para fazer uma horta. Assim sempre alivia o stress.
  12.  # 13

Faça bem contas á vida, não se endivide tanto que fica "com uma corda na garganta", e ademais a construção de uma casa nova origina muitos cabelos brancos. Venda antes esse terreno e compre um terreno com moradia já feita (ainda que a precisar de remodelações, o que aliás dá para fazer a gosto)... Em que zona é?
  13.  # 14

Bom dia,

O que está a pensar não é descabido.... e perfeitamente possível. Requer é uma organização muito boa de quem lhe vai fazer o projecto.

Depois o preço de uma casa cerca de 30% é para a estrutura... e isso não vai poder mexer muito.... onde os preços divergem é nos acabamentos.... pelo que com 100.000 é bem possível fazer uma moradia T3 R/C... se não ser para a garagem... faz um alpendre com arrumos que fica bem mais bonito e funcional....

cumps
  14.  # 15

Tanto pessoal contra a construção de moradias... imagino que não devem ter tido vida fácil lol
  15.  # 16

Colocado por: backtrackA minha ideia era fugir ao empréstimo, ou se tiver um de coisa mínima, cerca de 20 mil máximo.

Isso é muito bom, e acho que sim, que deve ao máximo fugir aos empréstimos. Mas infelizmente a vida nem sempre é o que gostariamos que fosse.

Colocado por: backtrackSe conseguisse vender o T3 por 75 e a casa ficasse por 110,120 máximo era muito bom não precisava empréstimo.

O que vc tem de fazer não é isso.
    Vc tem de contratar uma equipa que irá trabalhar segundo um valor que vc tem de orçamento, e as suas ideias.

Depois, com isso na mão, vc poderá tomar todas as decisões necessárias. Se vende primeiro ants de construir e pedir menos ao Banco. Se pede quase tudo ao Banco e não paga aluguer, ou até se consegue vender e pagar tudo sem banco ...

Mas não vale a pena estar a pensar de onde e como vem o dinheiro, se ainda nem sabe se o seu sonho é possível.
    Concordam com este comentário: skypt
  16.  # 17

Colocado por: pauloagsantosbem.... milagres não há e tudo na vida tem custos eheh

1º O banco faz-lhe um segundo crédito habitação? não interessa se pode pagar as duas prestações. interessa é se o banco lhe empresta? é que se não emprestar tem que despachar esse crédito que já tem. Ou seja, vender o apartamento, ir morar uns tempos para uma casa alugada, para depois o banco já lhe emprestar o dinheiro.

r

Paulo obrigado pela resposta, e para esclarecer fica aqui a nota para quem não leu o primeiro post:

Nunca pedi dinheiro a qualquer banco, por isso estas perguntas de "novato"
    A apartamento T3 que temos está pago em nosso nome por isso não vou ter 2 empréstimos, aliás se conseguisse fugir ao empréstimo era ideial, por isso estas perguntas de quanto iria gastar e o que fazer primeiro.
    Porque se fosse par pedir logo empréstimo de vá lá uns 100 mil, depois fazia casa, e depois logo se vendia o T3 não tinha problemas, ma queria ver se fugia ao empréstimo ou caso fosse mesmo preciso fosse um empréstimo muito reduzido.
    Por isso não percebo porque falam de "endividar" etc.. Não tenho essa ideia amigos.

Muita gente aqui contra moradias, dá dores de cabeça, claro , estou pronto para elas, mas com pés bem assentes no chão.
    Viver em apartamento não dá mais dores de cabeça ? a mim dá..condomínio, sem vir À rua sei lá estender o tapete, ver o cão, lavar o carro, apanhar sol, comer pevides e mandar pro chão, coisas simples que só damos por falta quando as deixamos de ter..
  17.  # 18

Colocado por: Hugo S.

Isso é muito bom, e acho que sim, que deve ao máximo fugir aos empréstimos. Mas infelizmente a vida nem sempre é o que gostariamos que fosse.

O que vc tem de fazer não é isso.
    Vc tem de contratar uma equipa que irá trabalhar segundo um valor que vc tem de orçamento, e as suas ideias.

Depois, com isso na mão, vc poderá tomar todas as decisões necessárias. Se vende primeiro ants de construir e pedir menos ao Banco. Se pede quase tudo ao Banco e não paga aluguer, ou até se consegue vender e pagar tudo sem banco ...

Mas não vale a pena estar a pensar de onde e como vem o dinheiro, se ainda nem sabe se o seu sonho é possível.

ainda bem que fala nisso, então na sua opinião primeiro fazer o projecto para ter ideia de quanto iria gastar certo.
    Até esta etapa quanto acha que se gasta ?
    Amigos ATENÇÃO: Pedir tudo ao banco nunca na vida. não quero isso para mim. O dinheiro teria que vir do T3 + poupanças que tenho dai dizer que 110 mil era o ideial, e nem falava com bancos. o Máximo pedir 20 mil.
    Se for para pedir tudo , desisto da ideia.
  18.  # 19

Estou a pensar fazer o mesmo percurso (ainda que eu tenha de ir ao banco) por isso vou seguir este tópico com atenção.

Colocado por: backtrackcondomínio, sem vir À rua sei lá estender o tapete, ver o cão, lavar o carro, apanhar sol, comer pevides e mandar pro chão, coisas simples que só damos por falta quando as deixamos de ter..

É exactamente por aqui :)
  19.  # 20

Colocado por: backtrack

ainda bem que fala nisso, então na sua opinião primeiro fazer o projecto para ter ideia de quanto iria gastar certo.
    Até esta etapa quanto acha que se gasta ?
    Amigos ATENÇÃO: Pedir tudo ao banco nunca na vida. não quero isso para mim. O dinheiro teria que vir do T3 + poupanças que tenho dai dizer que 110 mil era o ideial, e nem falava com bancos. o Máximo pedir 20 mil.
    Se for para pedir tudo , desisto da ideia.
    Já eu tenho outra ideia... vou pedir a totalidade, quando tiver a casa construída coloco o apartamento há venda e depois sim amortizo o empréstimo.

0.0237 seg. NEW