Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

As juntas da minha piscina tem vindo ao longo do tempo a desaparecer, mas as pastilhas mantêm-se no lugar.
    Estava a pensar fazer a renovação um pouco antes do inicio da próxima temporada (+/- Abril), aproveitando para esvaziar a piscina.
    Mas nestes últimos dias, de repente a água ficou verde. Ao ponto que eu já não considero prático recuperar a água com produtos químicos.
    Assim gostaria de saber a vossa opinião, sobre:
    1. Será uma boa altura para fazer este trabalho (esvaziar, limpar, betumar, encher com água nova, acertar PH e alcalinidade, invernador)?
    2. Devo deixar a piscina como está (verde), esperar por Abril e fazer o trabalho?
    3. Limpar a piscina agora, invernar e depois em Abril, esvaziar novamente e fazer o trabalho?
    4. Que produto de betumação é que recomendam?

Obrigado
  2.  # 2

Boa Noite!

Tenho o mesmo problema nas juntas da minha piscina, até já saltaram algumas pastilhas. Em principio, vou fazer na próxima semana (ou na a seguir).
    O procedimento é relativamente simples: esvaziar, limpar com ácido (para tirar o calcário existente), limpar com compressor e betumar.
    Quanto aos materiais, pensei no weber aquaplus por uma questão de orçamento, no entanto, se não houver restrições de orçamento, penso que o melhor é weber epoxy.
    Agradeço sugestões.

Vou ficar atento a este tópico.

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmachado
  3.  # 3

Olhe que convém passar um raspador em todas as juntas.. pois as resinas/ aglomerante já foi à vida devido á acção dos produtos químicos... Isto para garantir que fica bem saneado...
    Outra preocupação é quanto ao rejuntamento de algumas zonas em que argamassa original ainda está em boas condições... Será que o pouco recobrimento desta nova argamassa será suficiente?, ligará bem à argamassa pré-existente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmachado
  4.  # 4

Caro Galeno, chegou a fazer o trabalho?

Em principio vou fazer o meu no dia 21 deste mês e surgiu-me uma dúvida ao fazer as contas de rendimento do weber epoxy.
    Concretamente, de acordo com a ficha do produto, a formula de calculo para a junta é:

(A+B) x E x L
    --------------------- x 0,18 = Consumo (kg/m2)
    A x B

A= Largura da peça (cm)
    B= Comprimento da peça (cm)
    E= Espessura da junta (mm)
    L= Largura da junta (mm)

Penso que A e B se referem às dimensões de cada pastilha.
    Se as minhas pastilhas têm 2,3cm de largura e comprimento e 3mm de largura da junta, então:

(2,3+2,3) x 3 x 3
    ---------------------------- x 0,18 = Consumo (kg/m2)
    2,3 x 2,3

O resultado é 1,4 kg/m²
    Se a área for de 72 m² (piscina de 8x4 m, com uma média de 1,5 m de altura)
    Se cada embalagem tem 5 kg e custa 58 euros, então preciso de +/-20 embalagens que fica por um total de 1.160 euros?

As minhas contas estão erradas, ou isto é uma barbaridade de custo no material?

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Impermeabilizacao/Paredes-e-fachadas/18886140.aspx
    https://www.weber.com.pt/colagem-e-betumacao-de-ceramica/solucoes/juntas/webercolor-epoxy.html
    https://www.weber.com.pt/uploads/tx_weberproductpage/FT_weber.color_epoxy.pdf
  5.  # 5

Caro jmachado,

As suas contas parecem-me de facto corretas, com a ficha técnica da Weber.
    Embora o melhor material seja o epoxy, a meu ver, fica demasiado caro. Se fizer as contas com o weber.aquaplus (segundo a ficha técnica o rendimento é 1,2kg/m²), precisa de 4 sacos de 25kg, que ficará em aproximadamente 88€, uma diferença de 1072€ (com o que poupa, mete um clorador salino).
    Tem também uma opção Portuguesa, o Secil Adhere Piscinas, também especifico para piscinas, que ainda fica mais barato (cerca de 17€ o saco de 25kg).
    No meu caso, a piscina tem 20 anos e quando foi feita, foi betumada com cimento cola normal (à época, penso que não existiam produtos especificos). Durou 20 anos.
    O principal inimigo dos betumes é a acidez da piscina, se mantiver o pH em 7,4 não deverá ter problemas. No meu caso, como irei meter um clorador salino com controlo automatico de pH, espero não ter problemas tão cedo.

Quanto obra na minha piscina, que tem exatamente a mesma dimensão da sua, ainda não consegui fazer o trabalho.
    Tive um problema que não esperava, ou seja, ao longo dos anos, algumas pastilhas foram saltando e indo para o lixo. Pensei eu, que o tamanho das pastilhas que tinha fosse o mais comum 2,5 cm, mas não, é de 2,3cm. Quando começei a procurar nas lojas de materiais de contrução (incluindo nas especificas de piscinas), ninguém conhecia uma fabrica que produzisse aquele tamanho. Até que encontrei num forum espanhol, uma referencia a uma fábrica espanhola, que produziria os dois tamanhos (2,3 e 2,5). Lá fui ao site da fábrica buscar o catalogo, que só mensionava 2,5 cm. Entretando fui a um representante da fábrica aqui no Algarve ver umas amostras, que eram de 2,3cm.
    Lá tive de telefonar para a fábrica (Hisbalit) e falar com um técnico, aquilo que me foi explicado é que embora nos catalogos apareça 2,5cm, o tamanho real das peças deles é de 2,3cm. Um outro detalhe é que os fornos deles são electricos, daí as pastilhas deles sejam mais regulares que por exemplo as da Vidrepor (e mais caras).

Resumindo, aguardo que cheguem as pastilhas para começar a obra.
    Vou aproveitar também para mudar a cenefa (azulejos da linha de água), que com 20 anos, já estão ressequidos (também da Hisbalit).

Por curiosidade, o tamanho das suas pastilhas é mesmo 2,3 cm? Sabe qual a marca?

Cumprimentos
  6.  # 6

Colocado por: GalenoPor curiosidade, o tamanho das suas pastilhas é mesmo 2,3 cm?

Sim

Colocado por: GalenoSabe qual a marca?

O que foi proposto, foi Evinel, mas não tenho a certeza que foi este que foi instalado.
  7.  # 7

Boas alguém efetua esse trabalho? Que valores? piscina de 8x4m

0.0164 seg. NEW