Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Caros Foristas,

    Venho solicitar aqui umas ideias aos mais experientes e vanguardistas na matéria de aproveitamento de espaço, soluções de aquecimento e acessos interiores para a minha nova habitação.

    Referi aqueles 3 pontos pois são aqueles que tenho mais dúvidas:
    -gostava de ter uma casa de banho maior na suite, e preciso mesmo de um espaço dedicado a vestuário (sacrificando necessariamente parte de um dos outros quartos);
    -está atualmente equipado com radiadores a gás canalizado, controlado pelo esquentador. Tem uma lareira fechada na sala mas que de nada serve a nível de aquecimento;
    -atualmente tem uma escada em caracol (mesmo no hall de entrada), mas tem de ser substituída face ao declive que tem. Preciso de uma solução mais amiga para o pessoal sénior da família;

    A planta está em anexo, e eu já fiz uns sarrabiscos, mas só porei aqui um pouco depois para não influenciar as vossas opções.

    Obrigado desde já mais uma vez pela ajuda.
      Planta.png
  2.  # 2

    Boa tarde.

    Ora bem, depois de conversar com um amigo, este ajudou-me a esboçar algo mais apresentável e já com algumas ideias do que se poderia fazer.
    Ainda está em fase de estudo porque há certos pormentores como portas, janelas, divisórias, entre outros que têm de ser ajustados.

    Que acham para já, fase à planta original!?
      Planta_01.png
  3.  # 3

    Boa tarde Gerson.
    A escada fica agora na cozinha ?
    O quarto com closet é o quarto principal? Se não porque optou por não ter roupeiros nos outros quartos?
    Alguma vez ponderou fazer da sala de estudo a sala de estar, passar a cozinha também para o piso de baixo?
    Não sei até que ponto pretende fazer a intervenção..
  4.  # 4

    Boa noite,

    Aquela planta alterada é só o andar de baixo. O andar de cima tem um salão no meio dos dois terraços que será sala multimédia e convívio.
    As escadas ficarão na entrada da casa, e a dispensa vai ficar por baixo das mesmas.
    No entanto lembrei-me de alterar a orientação de abertura da porta de entrada e alterar o sentido das escadas, ou seja, elas subirem primeiro encostadas à parede e depois subir pela direita, o que permite que a dispensa em vez de ter entrada baixa e parte de trás alta, tenha entrada alta e parte de trás mais baixa.
    O quarto com varanda é que é a suite com WC e terá acesso ao outro quarto (o do meio com armário) através de uma porta falsa na parede. Do quarto do meio para a suíte vai ser uma das portas do roupeiro que vai ser falsa.

    Isto são as ideias que estavamos a pensar por agora.

    Alguma alteração façam favor de opinar.
    •  
      CMartin
    • 28 setembro 2017 editado

     # 5

    Colocado por: Gerson10As escadas ficarão na entrada da casa, e a dispensa vai ficar por baixo das mesmas.
    No entanto lembrei-me de alterar a orientação de abertura da porta de entrada e alterar o sentido das escadas, ou seja, elas subirem primeiro encostadas à parede e depois subir pela direita, o que permite que a dispensa em vez de ter entrada baixa e parte de trás alta, tenha entrada alta e parte de trás mais baixa.

    Alterar o sentido das escadas, com esse objectivo da despensa é boa ideia.
    Mas na sua planta alterada, o que me parece é que a escada está na cozinha. Estou a ver mal ?


    Colocado por: Gerson10O quarto com varanda é que é a suite com WC e terá acesso ao outro quarto (o do meio com armário) através de uma porta falsa na parede. Do quarto do meio para a suíte vai ser uma das portas do roupeiro que vai ser falsa.


    Porque quer fazer essas passagens, e por portas falsas ?

    No fundo, o Gerson podia, ao consultar um arquitecto, tirar muito melhor partido da casa e das obras que pretende fazer.

    A não ser que não tem intenções de alteração de planta e quer o mais possível manter o original. Por exemplo, manter uma casa com valor histórico.
    Por isso, lhe perguntei até que ponto vai o desejo de intervenção na casa ? Era só estas coisitas que enumera que pretende, realmente ? Qual a intenção ao fazer as obras?


    Referi aqueles 3 pontos pois são aqueles que tenho mais dúvidas:
    -gostava de ter uma casa de banho maior na suite, e preciso mesmo de um espaço dedicado a vestuário (sacrificando necessariamente parte de um dos outros quartos);
    -está atualmente equipado com radiadores a gás canalizado, controlado pelo esquentador. Tem uma lareira fechada na sala mas que de nada serve a nível de aquecimento;
    -atualmente tem uma escada em caracol (mesmo no hall de entrada), mas tem de ser substituída face ao declive que tem. Preciso de uma solução mais amiga para o pessoal sénior da família;


    Cumprimentos.
  5.  # 6

    Bom dia,

    Acho que o que me "prende" mais a alteração de zonas e tudo é orçamento. São 15k onde o obrigatório são as escadas, cozinha e wc`s.
    Não vai ser fácil e certamente terei de optar por materiais mais em conta, mas logo veremos isso.

    As escadas estarão tapadas/isoladas da cozinha, e a mesma só começa depois da dispensa.

    Essa questão do armário/closet tem de ser melhor estudada.

    Seguem duas hipóteses feitas por mim já com alterações das escadas e identificação das zonas.
      Planta_02.png
  6.  # 7

    Isso é num apartamento, no ultimo piso? o duplex, é sotão?
    1º tem de identificar onde anda a estrutra, , couretes tecnicas( ventilação, esgotos, pluviais, etc...), tudo o que não pode mexer de sitio...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 8

    Sim, são o 5º e 6º andar. Se bem que o que tenho mostrado aqui é só a planta da parte de baixo.
    A parte de cima não tem paredes nem nada. É só uma sala grande com um terraço à frente e outro atrás simétricos.

    Hmmm...vou ver isso das componentes de estrutura e tudo que não se deva mexer, para perceber as limitações que tenho. Apesar de que a nível de divisórias iniciais, acho que não estou a alterar nada que mexa com esse tipo de coisas.

    Obrigado na mesma pelo comentário.
  8.  # 9

    .. Pois mas as zonas técnicas que estavam atras das is, já despareceram ai nesse ultimo layout...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  9.  # 10

    O que são "is"?

    Se está a falar da parede da sala onde tinha aquelas caixas com uma cruz, foi algo que confirmei presencialmente.
    Na planta da Câmara tem essas caixas, mas no local confirmei que entre os wc`s e a sala só tem uma parede simples, e no canto a lareira.

    Inicialmente até pensei colocar as escadas ao longo dessa parede, mas dava uma inclinação também exagerada, e na sala em cima o rasgo de acesso ficava mesmo no meio dela.
  10.  # 11

    IS= instalação sanitária

    Ok. não existe. mas pode ter instalações prediais embutidas nessa parede.
  11.  # 12

    Colocado por: Gerson10Inicialmente até pensei colocar as escadas ao longo dessa parede, mas dava uma inclinação também exagerada, e na sala em cima o rasgo de acesso ficava mesmo no meio dela.

    E tem a certeza que pode cortar a laje? precisa de um eng. civil para ver isso e fazer um projectinho se for viável. Abrir um rasgo enorme numa laje é uma intervenção complexa...
  12.  # 13

    Sim acredito que sim.
    As instalações sanitárias vão se manter no mesmo sítio, vou só aproveitar o espaço do roupeiro embutido que existe, para ganhar mais uns m2 no wc.

    Agora estamos à espera do orçamento de um arquiteto para serviço chave na mão e honorários, assim como orçamento de uma empresa de construção só para a execução dos trabalhos.
  13.  # 14

    Colocado por: Gerson10Agora estamos à espera do orçamento de um arquiteto para serviço chave na mão e honorários, assim como orçamento de uma empresa de construção só para a execução dos trabalhos.

    Mas se ainda não sabe o que vai fazer, nem como, como vai ter orçamento! da empresa de construção?
    Faz-me confusão...
    Deveria ter um projecto ( pode ser simplificado) com um mapa de quantidades bem discriminado.
    Mete a concurso a diversos empreiteiros, e depois compara e escolhe.
  14.  # 15

    Sim eu percebo e estou a tentar conjugar as coisas.
    Já recebi os honorários do serviço do arquiteto, 2100€ mais IVA.
    Incluí projeto, modelação 3D das divisões, iluminação, interiores, mapa quantidades e desenhos técnicos.

    Vou ver qual o valor por alto da construção. Se conseguir incluir no orçamento, contrato arquiteto e empresa de construção a trabalhar em conjunto, se não vamos ver outra solução!
  15.  # 16

    Colocado por: Gerson10Incluí projeto, modelação 3D das divisões, iluminação, interiores, mapa quantidades e desenhos técnicos.

    Então e o mais importante que são as especialidades?
    Depois em obra decide-se?
  16.  # 17

    Hmmmm...especialidades não pensei, mas julgo que seja depois quando se orçamentar os trabalhos/especialidades necessárias.

    Vou questionar!
  17.  # 18

    Colocado por: Gerson10julgo que seja depois quando se orçamentar os trabalhos/especialidades necessárias.

    Não!
    É na sequência e em articulação com o projeto de arquitetura.
    Um projeto é composto de várias especialidades, o projeto de arquitetura é apenas uma delas.
  18.  # 19

    Ora bem, atualizando aqui a história:

    -escritura já marcada para 31-10;
    -situação das escadas já definida;
    -aguardo orçamentos de especialidades e mo de construtor civil;

    Para já fica assim...
      Planta_03.png
  19.  # 20

    Ora bem, atualizando aqui este processo:

    -recebi orçamento de um empreiteiro geral que encarregar-se-ia da obra na totalidade;
    -estou a estabelecer contactos com outras empresas de especialidades para ver se os preços apresentados estão dentro dos preços praticados;

    Segue em anexo imagem do orçamento.

    Entretanto encontrei um site que ajuda a planear escadas e aconselha de modo a obter uma escada confortável.

    Segue também os detalhes da mesma.

    Opiniões face aos preços ou alguma alteração nas escadas são bem vindas.
 
0.0201 seg. NEW