Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, ultimamente tenho seguido o fórum e aprendido um pouco de tudo sobre construir a própria moradia e os custos.

    O meu objetivo em termos de valor seria gastar 100-110 mil€.
    Já tenho um terreno em vista que me agrada bastante principalmente pela zona e por permitir fazer cave/garagem e 2 pisos(130m2 cada), sendo que o objetivo é apenas fazer cave/garagem + 1piso com cerca de 130 m2.

    Fiz um esboço do que pretendo, com base no pouco que conheço do terreno (imagem em anexo), não sou nenhum arquiteto como podem ver pela imagem, mas acho que dá para perceber.
    Algumas notas/duvidas:
    - Coloquei dimensões nas portas e janelas para que me indiquem se algo está errado(visto que não sei as medidas mínimas obrigatórias).
    - Todas as portas sem o "desenho de abertura" (à exceção da porta que dá para a sala) são portas de correr.
    - A zona das escadas é suficiente para que não se bata com a cabeça no teto ao subir e descer as escadas?????

    A ideia é ter casa confortável, principalmente com 1 único piso (descontando a cave/garagem).
    Aceito opiniões/sugestões/ideias.

    planta_2017_2
  2.  # 2

    Colocado por: backlashAlgumas notas/duvidas:
    - Coloquei dimensões nas portas e janelas para que me indiquem se algo está errado(visto que não sei as medidas mínimas obrigatórias).

    Nao se preocupe com isso, como bem disse não é nenhum arquitecto.. Isso é um esboço, não deixe passar disso mesmos, senão fica agarrado a uma coisa que pode nem ser a melhor solução para o seu caso.
    Deixe o técnico depois trabalhar isso convenientemente... até´porque tem isso muito mal alinhavado;) algumas coisa anti-regulamentares e disfuncionais... Mas que o arquitecto lhe resolve isso rapidamente.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, backlash
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas
    Nao se preocupe com isso, como bem disse não é nenhum arquitecto.. Isso é um esboço, não deixe passar disso mesmos, senão fica agarrado a uma coisa que pode nem ser a melhor solução para o seu caso.
    Deixe o técnico depois trabalhar isso convenientemente... até´porque tem isso muito mal alinhavado;) algumas coisa anti-regulamentares e disfuncionais... Mas que o arquitecto lhe resolve isso rapidamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:backlash


    Sim claro, mas a meu ver quanto melhor for "preparado" para essa fase melhor :)
  4.  # 4

    Colocado por: backlash
    Sim claro, mas a meu ver quanto melhor for "preparado" para essa fase melhor :)

    Pelo contrario... não tente fazer qq desenhos perfeitinho. senão agarra-se a isso... e perde potencialidade.
    Concordam com este comentário: Picareta, Jpires76, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, backlash
  5.  # 5

    Se fizer uma pesquisa no Google sobre construir escadas irá perceber o tamanho e altura doa degraus etc e consegue fazer as contas para ter uma ideia.

    Mas isso depois cabe ao arquitecto, consoante o pé direito, o tipo de escadas e por aí fora. Mas essas questões são muito técnicas.

    Em relação às portas acho que andam pelos 80/90cm no minimo. As de correr podem ser mais pequenas mas não são tão práticas nem confortáveis.
    As portas de correr são mais caras tambem.

    Fale com um arquitecto para perceber o que é possível fazer com o seu orçamento.

    Não serei a pessoa mais indicada para o ajudar. Também estou a ponderar construir e tenho andado a recolher informação.
    Se disse algo errado agradeço correção :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: backlash
    • ik
    • 24 setembro 2017 editado

     # 6

    .
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pelo contrario... não tente fazer qq desenhos perfeitinho. senão agarra-se a isso... e perde potencialidade.
    Concordam com este comentário:Jpires76,Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:backlash


    Tal como eu disse não sou arquiteto e tenho noção que o meu esboço tem que ser trabalhado por um técnico, mas o meu objetivo em coloca-lo aqui é receber opiniões e ideias e acima de tudo perceber se o que idealizei é completamente descabido ou não...
    Uma das coisas que não será abdicável é o posicionamento da sala e do quarto/suite, porque quero que fiquem para "as traseiras" que tem uma vista bonita, belo pôr-do-sol e sem nenhuma casa ou estrada para esse lado.

    No seu outro comentário referiu "até´porque tem isso muito mal alinhavado;)", consegue especificar s.f.f.? é este tipo de comentários que procuro receber!!!

    Obrigado
    • DR1982
    • 24 setembro 2017 editado

     # 8

    Esse tipo de rabiscos só o faz perder tempo, pode estar a agarrar-se a algo que até nem seja possível de construir ou que nao seja a melhor opção! Decida a tipologia, numero de wc's, se quer suite, se quer suite com closet, se quer salas e cozinha em openspace, garagem para quantos carros e tudo o resto deixe o arquiteto trabalhar...
    Aproveite o fórum para ler dobre métodos construtivos, sobre boas práticas construtivas, sobre cuidados a ter na escolha dos intervenientes na obra, sobre sistemas de climatização, etc
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 9

    Colocado por: DR1982
    Aproveite o fórum para ler dobre métodos construtivos, sobre boas práticas construtivas, sobre cuidados a ter na escolha dos intervenientes na obra, sobre sistemas de climatização, etc


    Sim é Isso que tenho feito nos últimos tempos, como referi no 1º tópico.
    • emad
    • 24 setembro 2017 editado

     # 10

    Colocado por: backlash

    Sim é Isso que tenho feito nos últimos tempos, como referi no 1º tópico.

    E ainda não desistiu? Anda a ler só os contos cor de rosa.
  8.  # 11

    Colocado por: emad
    E ainda não desistiu? Anda a ler só os contos cor de rosa.


    Há de tudo!
    Concordam com este comentário: backlash, zinna
  9.  # 12

    Blacklash, eu vou construir em breve uma vivenda unifamiliar, e dou-lhe um conselho, não perca tempo com rabiscos, pois o arquiteto(a) irá fazer radicalmente diferente daquilo que você está a projetar, devido ao fato de uma edificação tem de satisfazer certos requisitos construtivos.
    Preocupe-se sim em ter em mente o que realmente pretende para a sua habitação/conforto, para depois transmitir ao arquiteto exatamente o que pretende.
    Eu estive a ver as dimensões pretendidas por si no seu esboço, 130m2 por cada piso mas cave (garagem), não sei em que zona do país está a pensar construir, mas garanto-lhe que não consegue fazer o que tem no seu esboço por menos de 170.000€, isto a correr tudo bem ou apanhar um empreiteiro amigo que não tenha por hábito ter margens de lucro em tudo de 40% ou a cobrar 25/m2 só para varrer entulho sobrante.
  10.  # 13

    Eu estou a pensar construir um lote de gaveto e como o loteamento é em banda não posso fugir à arquitectura exterior, nem fazer alterações estruturais etc.

    Fiz dois rascunhos do que queria para o interior. Sendo a casa um retângulo 14.5x8 só tinha de respeitar a porta de entrada, os vãos, escadas e as cotas de altura.
    Andei a brincar com os layouts. Como queria os quartos, a cozinha etc mas percebo cedo que não vale a pena. É uma perda de tempo.
    É giro montarmos a nossa casinha mas isso é competência do arquitecto. Diga-lhe o que pretende e quanto pretende gastar e ele que trabalhe.
    Não o limite.

    Se eu só para mudar a disposição do interior da casa desperdicei horas e já me estava a dar dores de cabeça andar à procura de soluções, então imagino você que tem muitas mais soluções porque pode construir a sua casa da forma que quiser.

    Deixe ser o arquitecto a analisar e a adequar um projecto às suas necessidades. É o trabalho deles!
    Eles saberão rentabilizar e optimizar a sua casa a nível arquitectónico.
    Concordam com este comentário: two-rok
  11.  # 14

    Colocado por: emad
    E ainda não desistiu? Anda a ler só os contos cor de rosa.

    Não, nem tenciono desistir, tenho um vago conhecimento da sua história com o que por aqui fui lendo...

    Tenho, também, familiares a construir as suas casas, uns com mais sorte que outros, e as coisas que aprendi tanto nas leituras que fiz aqui no fórum assim como por aquilo que tenho acompanhado nas construções deles:, é que:
    - Há muito desconhecimento dos D.O. sobre quase tudo o que envolve a construção;
    - Não vale de nada tentar fazer casas de 200mil por 100mil;
    - Espremer tudo o que é empreiteiro e outros intervenientes, nunca dá bom resultado;
    - E muitos outros erros que fui presenciando, que não quero de todo cometer, e não vou listar aqui tudo, se não sai testamento...

    Tenho os pés bem assentes na terra do que é construir uma casa!
    Como o user HenDua disse há de todo o tipo de histórias, e tenho visto aqui no fórum exemplos de que com tudo razoavelmente bem planeado é meio caminho para que tudo corra bem melhor do que você tenta sempre incutir a quem resolve entrar neste desafio de construir uma casa.

    Cumpts.
    Concordam com este comentário: nppcop
  12.  # 15

    Colocado por: nppcopBlacklash, eu vou construir em breve uma vivenda unifamiliar, e dou-lhe um conselho, não perca tempo com rabiscos, pois o arquiteto(a) irá fazer radicalmente diferente daquilo que você está a projetar, devido ao fato de uma edificação tem de satisfazer certos requisitos construtivos.
    Preocupe-se sim em ter em mente o que realmente pretende para a sua habitação/conforto, para depois transmitir ao arquiteto exatamente o que pretende.
    Eu estive a ver as dimensões pretendidas por si no seu esboço, 130m2 por cada piso mas cave (garagem), não sei em que zona do país está a pensar construir, mas garanto-lhe que não consegue fazer o que tem no seu esboço por menos de 170.000€, isto a correr tudo bem ou apanhar um empreiteiro amigo que não tenha por hábito ter margens de lucro em tudo de 40% ou a cobrar 25/m2 só para varrer entulho sobrante.


    Na minha opinião, há que haver um meio termo/consenso entre o que desejamos e o que o arquiteto "projeta", não devemos obviamente limitar o trabalho do técnico mas também não nos podemos cingir apenas ao que ele apresenta, afinal a casa é nossa e devemos no mínimo obter um resultado final a nosso gosto, pois somos nós que lá vamos viver dentro, por isso devemos pensar previamente em como gostávamos que as coisas fossem, de modo que não concordo quando dizem que estes esboços são perca de tempo....

    O objetivo era apenas um piso, mas dado a demografia do terreno teria que ser feito um desvão com uma altura grande, e sendo assim junta-se o útil ao agradável e faz-se uma garagem, que dá sempre jeito :)
  13.  # 16

    Colocado por: HenDuaEu estou a pensar construir um lote de gaveto e como o loteamento é em banda não posso fugir à arquitectura exterior, nem fazer alterações estruturais etc.

    Fiz dois rascunhos do que queria para o interior. Sendo a casa um retângulo 14.5x8 só tinha de respeitar a porta de entrada, os vãos, escadas e as cotas de altura.
    Andei a brincar com os layouts. Como queria os quartos, a cozinha etc mas percebo cedo que não vale a pena. É uma perda de tempo.
    É giro montarmos a nossa casinha mas isso é competência do arquitecto. Diga-lhe o que pretende e quanto pretende gastar e ele que trabalhe.
    Não o limite.

    Se eu só para mudar a disposição do interior da casa desperdicei horas e já me estava a dar dores de cabeça andar à procura de soluções, então imagino você que tem muitas mais soluções porque pode construir a sua casa da forma que quiser.

    Deixe ser o arquitecto a analisar e a adequar um projecto às suas necessidades. É o trabalho deles!
    Eles saberão rentabilizar e optimizar a sua casa a nível arquitectónico.


    Como disse no comentário anterior não acho que seja uma total perda de tempo, pois ao fazermos estes desenhos acabamos por idealizar aquilo que gostávamos que fosse a nossa futura casa, e assim ter a capacidade de no mínimo questionar por exemplo "e se a sala fosse ali?" etc.

    Creio que estas ideias não limitem em nada o trabalho do técnico... e com vontade de ambas as partes chega-se a um resultado final com as coisas ao nosso gosto e feitas da forma correta.
  14.  # 17

    Esqueça o seu rabisco!

    Procure um arquitecto e deixe o homem ser creativo e desenhar a sua casa.
    Se for um bom arquitecto vai lhe perguntar o que quer, como viove, etc e terá algo muito aproximado daquilo que deseja mas que muitas vezes é muito diferente do que rabiscou!
    Deixe-se supreender! Se nao gostar pode sempre pedir novo esboço our ir a outro arquitecto.
    Concordam com este comentário: nppcop, Picareta, mhpinto, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: backlash
  15.  # 18

    Colocado por: backlash

    Como disse no comentário anterior não acho que seja uma total perda de tempo, pois ao fazermos estes desenhos acabamos por idealizar aquilo que gostávamos que fosse a nossa futura casa, e assim ter a capacidade de no mínimo questionar por exemplo "e se a sala fosse ali?" etc.

    Creio que estas ideias não limitem em nada o trabalho do técnico... e com vontade de ambas as partes chega-se a um resultado final com as coisas ao nosso gosto e feitas da forma correta.


    Mas você pode por a casa ao seu gosto na mesma. Não estou a dizer para dar carta branca ao arquitecto e aceitar o que ele lhe apresentar!

    O meu já me apresentou dois projectos e eu disse o que gostava, o que não gostava e o que estava em falta, sempre sem ser intransigente, mas percebi que estava a limita-lo, sem querer, quando lhe apresentava um esboço e dizia "Eu pensei em algo deste género, o que acha". Percebi que ele ia na onda do "se é isto que queres ok. Eu faço sem stress e tu sais daqui satisfeito".
    Reuni com ele sexta e hoje novamente e agora estou à espera do terceiro projecto a ver se é de vez. Estou convencido que sim

    Isto é um processo. Dificilmente vai ficar bem à primeira..
    O esboço pode limita-lo a si e ao arquitecto.
    Sem ele o homem até podia inovar de uma forma fantástica e que você gostasse muito mais.

    Tome como exemplo: na escola, a minha professora de ciências Sempre disse que pluto era um planeta. Agora os cientistas afirmam que não é. Isso faz dela má professora? Não! Ela era óptima professora mas partiu sempre do princípio que pluto era um planeta e estava errada.
    O seu arquitecto partindo do princípio que o seu esboço é o que você quer, também pode estar a errar!
    Você acha que quer Isso, mas amanhã vê as coisas de outra forma e percebe que afinal já não é bem assim.

    Claro que temos de relativizar.
    Pense no que quer, ande de fita métrica em casa, vá ver outras casas, desenhe, imagine etc. Mas pegar no esboço, chegar ao arquitecto e dizer "está ver, é uma coisa deste género que eu quero", pode estar a matar muitas potencialidades.
    Concordam com este comentário: backlash, mhpinto
  16.  # 19

    Colocado por: HenDua
    Pense no que quer, ande de fita métrica em casa, vá ver outras casas, desenhe, imagine etc. Mas pegar no esboço, chegar ao arquitecto e dizer "está ver, é uma coisa deste género que eu quero", pode estar a matar muitas potencialidades.


    É precisamente esse o meu objetivo.

    Não é de todo ideia minha chegar ao arquiteto e dar-lhe para as mãos o meu esboço (pelo menos na primeira abordagem) para que ele ajuste o que for necessário...
    O meu esboço não passa disso mesmo, uma primeira ideia do que seria uma casa dentro das nossas necessidades e ideologias.... apenas quis coloca-lo aqui para ouvir opiniões :)
  17.  # 20

    Cada um usa o seu tempo livre como quer.
    Mas se é só um esboço e não o pretende concretizar tal e qual como está, então porque quer ouvir opiniões?
    Opiniões ao projecto do arquitecto entendo...

    De qualquer das maneiras já dei a minha humilde opinião quanto ao seu esboço.

    Não se agarre à ideia, haverá certamente outras melhores.
    Boa sorte!
 
0.0252 seg. NEW