Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Nao tenho experiencia nenhuma na materia e agradecia alguns esclarecimentos.
    Tenho uma casa em obras, nao fiz contrato com empreiteiro, foi tudo praticamente verbal. Inicialmente tinha um orçamento por escrito e foi-me dito que a obra duraria 4/5 meses a fazer. Já vou nos 8 meses e o estou-me a aperceber que a a obra nao acelera propositadamente. Que posso fazer?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: MagikMakerQue posso fazer?

    Para além de pedir "com muito carinho" ao empreiteiro para acabar a obra, praticamente mais nada.
    Colocado por: MagikMakernao fiz contrato com empreiteiro
  3.  # 3

    wow....

    E se fizer uma denúncia?... nao posso?
    • Axe
    • 24 setembro 2017

     # 4

    Sem contracto vai ser difícil. Era essencial ter feito um.
  4.  # 5

    Colocado por: MagikMakerE se fizer uma denúncia?...

    Denuncia onde? E de quê?
    Tem "provas" de algum não cumprimento do acordado?´
    • Axe
    • 24 setembro 2017

     # 6

    Tem pelo menos licença de construção? Se tiver, ela tem um prazo, pode ir por aí...
  5.  # 7

    Colocado por: AxeSe tiver, ela tem um prazo, pode ir por aí...

    O prazo da licença de construção é da inteira responsabilidade do DO.
    O empreiteiro nada tem a ver com isso
  6.  # 8

    Portanto se ele me pedir um pagamento e eu nao fizer.. ele tb nao me pode obrigar, Certo?
  7.  # 9

    Colocado por: MagikMakerPortanto se ele me pedir um pagamento e eu nao fizer.. ele tb nao me pode obrigar, Certo?

    Certo!
    Mas pode não continuar com a obra, alegando falta de pagamento.
    Existe alguma coisa escrita que defina as fases de pagamento?
    • mcfv
    • 24 setembro 2017

     # 10

    Está a fazer uma casa de raiz ou está a fazer remodelações numa casa?
    Se for o último caso, que é diferente de fazer uma casa de raiz, eu já tinha mandado embora o responsável da obra e não lhe pagava mais nada.
    Já fiz 3 obras e em situação nenhuma o prazo foi ultrapassado (e claro que depende dos m2 e da obra mas 5 meses é muito... quanto mais 8 meses)
    Isso acontece porque os empreiteiros trabalham em 2 ou 3 (ou mais obras) ao mesmo tempo

    Boa Sorte
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  8.  # 11

    Colocado por: mcfvSe for o último caso, que é diferente de fazer uma casa de raiz,

    Em que aspeto?

    Colocado por: mcfveu já tinha mandado embora o responsável da obra e não lhe pagava mais nada.

    Com que base legal?
  9.  # 12

    Nao existe nada definido. No final de cada mes ele diz me qt foi a Mao de obra e materiais e eu Pago...
    Supostamente era uma pessoa de confiança... Que tristeza
  10.  # 13

    A casa é praticamente de raiz... E sim.. o enpreiteiro ten varios o obras
    • ik
    • 24 setembro 2017

     # 14

    Colocado por: MagikMakerNao existe nada definido. No final de cada mes ele diz me qt foi a Mao de obra e materiais e eu Pago...
    Supostamente era uma pessoa de confiança... Que tristeza


    Supostamente porquê?

    Foi recomendado ou já o conhecia?
  11.  # 15

    Colocado por: MagikMakerNao existe nada definido.

    Peça ajuda ao seu fiscal.
    Reúnem com o empreiteiro para analisar o que está feito e o que falta fazer.
    Dessa reunião é elaborada uma ata assinada por todos onde deve constar o plano dos próximos trabalhos.
    Com isto depois já tem alguma coisa que o defenda.
  12.  # 16

    Sem contrato assinado, porque o que combinou com ele, ainda que apalavrado, é também um contrato.

    O problema é que é mais difícil ambas as partes provarem o que foi combinado em caso de litígio. Se forem a tribunal normalmente é-se avaliado o serviço ou o bem para se calcular o custo do mesmo etc.

    Não sou jurista, por isso posso ter cometido alguma imprecisão!
    • emad
    • 24 setembro 2017 editado

     # 17

    Colocado por: MagikMakerBoas!
    Nao tenho experiencia nenhuma na materia e agradecia alguns esclarecimentos.
    Tenho uma casa em obras, nao fiz contrato com empreiteiro, foi tudo praticamente verbal. Inicialmente tinha um orçamento por escrito e foi-me dito que a obra duraria 4/5 meses a fazer. Já vou nos 8 meses e o estou-me a aperceber que a a obra nao acelera propositadamente. Que posso fazer?

    Obrigado

    Depois sou eu que sou um exagerado e desmotivador.
  13.  # 18

    Sim... fazer um plano de trabalhos parece ser uma optima soluçao.. pelo menos para o que resta de obra. Pelas minhas contas... a obra alem de estar atrasada, está 10mil acima do orçamento previsto.. dado o avanço que leva neste momento.
    Sinto-me totalmente enganado.
    Este individuo é conhecido de um familiar já ha varios anos... enfim
    Tambem já me disseram que é normal, que isto acontece em todas as obras.
  14.  # 19

    Colocado por: MagikMakerTambem já me disseram que é normal

    É!
    Colocado por: MagikMakerque isto acontece em todas as obras.

    Se não houver ninguém que defenda o DO.
  15.  # 20

    Colocado por: MagikMakerSim... fazer um plano de trabalhos parece ser uma optima soluçao..

    Atenção que esse plano tem que ser de comum acordo com o empreiteiro.
    Decisões unilaterais têm tudo para ainda agravar mais o problema.
 
0.0217 seg. NEW