Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: nppcopo empreiteiro sugeriu logo a seguir a parede exterior o boltherm, depois a caixa de ar de 2-3cm, depois xps 6cm e depois tijolo 11 na parede interior

Se quer fazer assim faça exatamente o contrário.
    Parede exterior, caixa de ara, xps, boltherm como barreira para vapor e parede interior
    Concordam com este comentário: nppcop
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nppcop
  2.  # 42

e que acham eu dar indicações ao empreiteiro para fazer da seguinte forma?
    parede exterior 15, caixa de ar 2-3cm, boltherm, xps 6cm e tijolo 11cm parede interior
    (com boltherm ou sem ele pago o mesmo LOL)
  3.  # 43

Colocado por: nppcopparede exterior 15, caixa de ar 2-3cm, boltherm, xps 6cm e tijolo 11cm parede interior

E como segura a boltherm?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cferre02, nppcop
  4.  # 44

o seu ultimo comentário foi muito esclarecedor e gostei muito sinceramente
    irei dar instruções para ser executado parede exterior 15cm, caixa de ar, xps 6cm, boltherm e tijolo de 11 cm interior.
    Obrigado pelo esclarecimento zedasilva
  5.  # 45

Se o projecto fosse feito cá, era como o zé tinha descrito...

Colocado por: zedasilvaSe a solução é mesmo parede dupla. Eu anulava a caixa de ar e preenchia aquele espaço com isolamento.
    Ainda que em teoria haja na mesma a possibilidade de haver condensados por não haver uma barreira para vapor, na prática eles serão muito menores que com caixa de ar.
    No mínimo 3 cm de xps a fazer correção das pontes térmicas de pilares e vigas

Tendo em atenção este pormenor descrito no ultimo parágrafo que nem aparece nos desenhos que mostrou... ou na descrição que fez do seu projecto... e esqueça o boltherm ou similares.
    E muita atenção á correcção termica no perimetro de vãos, etc...
    Eu meteria a alvenaria mais fina no pano exterior...tijolo de 11.
    Não se esqueça também que aumentando a espessura das paredes, face as do projecto, irá diminuir a area util da casa... por isso mais uma vez, trate de acertar estes pormenores com os seus técnicos... e não com o empreiteiro...
  6.  # 46

se tivesse a certeza que o boltherm seria prejudicial nos coeficientes de isolamento térmico/condensações, tirava de imediato mas como nada me garante o contrário, estou neste empasse!
  7.  # 47

A sequência correta da construção de uma parede dupla deveria ser:
    - Construção da parede exterior
    - Construção da 1ª fiada da parede interior
    - Aplicação de 20 cm de isolamento encostado a essa 1ª fiada
    - Execução e impermeabilização de calha de condensados e respetivos tubos de drenagem
    - Aplicação de calcos em xps na parede exterior, de forma a servirem de batente às placas e de provocar a passagem do vapor a estado liquido.
    - Aplicação de isolamento térmico
    -Aplicação de barreira para vapor
    - Construção da parede interior
    Não encontra nenhum empreiteiro que lhe faça isto sem alterar o orçamento
  8.  # 48

Sem dúvida!!!
  9.  # 49

e se eu optasse por preencher completamente entre paredes com xps 8cm, sem caixa de ar e sem boltherm?
  10.  # 50

Colocado por: nppcopo tipo de aquecimento irá ser piso radiante, tubos de vacuo, e como fonte de calor bomba de calor

Colocado por: nppcopTanto o Engenheiro como a Arquiteta, estão de acordo com a parede dupla com caixa de ar
    Não concordam com parede simples e "capotto", seja ela de bloco térmico ou tijolo térmico

Caro nppcop,

Estou a comentar no seguimento destes seus comentários e isto porque existe alguma incoerência.

Você vai optar por um sistema de aquecimento que prima pela inércia térmica, pois, há que aquecer primeiro a "massa" para depois se sentir esse aquecimento, certo é que também há sistemas de piso radiante com menos "massa", mas a questão coloca-se na mesma, isto é, aquecer primeiro a massa.

O que se pretende com um piso radiante é que a habitação não sofra oscilações de temperaturas, posto isto, toda a "massa" irá servir de acumulador/retentor de energia, isto é, poderá haver amplitudes térmicas no exterior, que elas conseguirão ser suprimidas (até certo ponto).

Para aumentar este efeito, o melhor será colocar o isolamento totalmente do lado de fora da parede, pois assim, as alvenarias exteriores irão sofrer muito pouco as oscilações exteriores.

Neste contexto, um Sistema ETICS (capoto) será sempre uma mais valia, para além de outras questões, pois garante que as paredes exteriores ficam protegidas, e então, pelo interior teremos mais "massa" para servir de armazenamento.

Será assim tão descabido, "anular" a hipótese de colocar um sistema ETICS?

Certo é que este meu comentário poderá ser atendido como "proveito próprio", pois a ATLAS possui Sistemas ETICS, mas estão por aí outros técnicos que podem responder-lhe exatamente estas mesmas questões.
  11.  # 51

Eu entendo perfeitamente a sua opinião Atlas Portugal e antes de descartar os ETICS, a minha primeira opção era mesma a solução que você está a sugerir
    Como não pretendo me divorciar e claro, estar sempre em sintonia com a minha esposa, ambos depois de muito discutir, chegamos a conclusão que iriamos optar pela parede dupla, conforme colocado no projeto pela arquiteta
    Mas agradeço desde já a sua sugestão.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild
  12.  # 52

Ok.

Só respondi assim, pois não sabia se lhe tinham explicado os prós e contras de todas as situações.
    Pois por vezes o que pode ser bom num lado, pode não ser o mais indicado no outro e então existe sempre particularidades de caso para caso.
  13.  # 53

Exatamente Atlas Portugal.
    Nunca pus em causa sequer a qualidade térmica dos ETICS pelo exterior, pois tenho noção que têm excelentes prestações

0.0199 seg. NEW