Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho uma VMC de fluxo cruzado, e quero programar bem o horario de funcionamento, alguem me sabe dizer qual o melhor horario para trabalhar? E quantas horas seguidas deve trabalhar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  2.  # 2

    O número de horas deverá estar indexado ao volume dos compartimentos e debito do ventilador.. de modo a ter x renovações horárias diárias... Mais que isto não lhe consigo responder.
    È uma boa questão.
  3.  # 3

    Tem de ver o previsto no ser certificado energético, ficha LNEC.
    Se a VMC fizer 100m3/h e a habitação precisar de 100m3/h, então a VMC trabalha 24 horas por dia.
    Se a vmc fizer 360 m3/h e a habitação necessitar de 100m3/h, então , só trabalhará cerca de 8 horas.... etc
  4.  # 4

    em termos práticos, deve funcionar pelo menos durante o horário de ocupação da casa.
  5.  # 5

    Mas se tiver sensores de CO2 ou de humidade, a VMC auto-regula-se em função das leituras e da parametrização do user.
    Concordam com este comentário: VCAC
  6.  # 6

    Colocado por: ****


    Mas mesmo com os sensores ele nunca deve trabalhar 24/24 , o vmc deve ter uma capacidade 3 vezes superior aos m3 da casa a renovar , se renova 100 m3 , capacidade 300m3 , isto é dos entendidos


    Se tiver demasiada humidade ou demasiado CO2, deve trabalhar as horas necessárias para baixar esses parâmetros para os valores definidos.
  7.  # 7

    Curiosidade: Qual o consumo de um VMC por cada hora ?
  8.  # 8

    Colocado por: DR1982Curiosidade: Qual o consumo de um VMC por cada hora ?


    depende da máquina, mas ronda os 150 / 200 W (as domésticas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  9.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreira

    depende da máquina, mas ronda os 150 / 200 W (as domésticas)


    Há máquinas com consumos na ordem dos 0.25 W/m3, até 40 W/m3. Ou seja, os tais modelos certificados pela passive house, que se falou noutro tópico, ainda são mais económicos.

    E acho isto pertinente porque no meio do conceito passive house e do peso que colocam na ventilação, acho que nunca vi ninguém questionar-se sobre o verdadeiro consumo das máquinas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, Capuchinha
    • MNeo
    • 27 setembro 2017

     # 10

    Colocado por: SkinkxHá máquinas com consumos na ordem dos 0.25 W/m3, até 40 W/m3. Ou seja, os tais modelos certificados pela passive house, que se falou noutro tópico, ainda são mais económicos.

    E acho isto pertinente porque no meio do conceito passive house e do peso que colocam na ventilação, acho que nunca vi ninguém questionar-se sobre o verdadeiro consumo das máquinas...


    Skinkx . Neste tópico voçê (#219) já tinha efetuado uma demonstração

    https://forumdacasa.com/discussion/42652/11/passive-house-portugal/#Comment_1009004
  10.  # 11

    Colocado por: fernandoFerreira

    depende da máquina, mas ronda os 150 / 200 W (as domésticas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Ou seja 1kw em 5/6 horas, se gastar 2 kw por dia são 32cts diários, facilmente 10€ mensais ou estou a fazer mal as contas ?
    • MNeo
    • 27 setembro 2017

     # 12

    Exemplo se as contas não me falharem:

    Moradia - 200m2 de área util (equivale a uma moradia na ordem de 250m2 de área bruta)
    Pé Direito - 2,60m
    Volume - 520m3
    Renovação mínima de 0.40 h-1 -(0.40 renovações por cada hora)
    Numa hora a VMC renova - 208m3

    Se a VMC tiver um consumo de 0,25W/m3 - Numa hora consome 52W

    Considerando que a VMC trabalha 24h - Temos um consumo diário de 1248W

    Considerando o preço por KW em 0,20€ - Temos um consumo diário de 0,26€ e mensal de 7,8€
  11.  # 13

    Colocado por: SkinkxMas se tiver sensores de CO2 ou de humidade, a VMC auto-regula-se em função das leituras e da parametrização do user.

    Então, mas deve colocar disso em todas as divisões. É isso quanto custa?
  12.  # 14

    Colocado por: ****


    Mas mesmo com os sensores ele nunca deve trabalhar 24/24 , o vmc deve ter uma capacidade 3 vezes superior aos m3 da casa a renovar , se renova 100 m3 , capacidade 300m3 , isto é dos entendidos


    Então, casa de 180m2 com pé direito de 2,50m = 450m3.

    Multiplicando por 3 dá uma maquina com um caudal 1350m3 . É isso ?
    • MNeo
    • 27 setembro 2017

     # 15

    Colocado por: alexpMultiplicando por 3 dá uma maquina com um caudal 1350m3 . É isso ?


    Isso é um exagero.

    Para uma casa com 450m3, a VMC deve fazer uma renovação mínima de 180m3/h, considerando que ela efetua 0,4 renovações por hora.

    A VMC deverá debitar como mínimo esses 180m3.

    No entanto deverão ser analisadas as curvas de rendimento/eficiência dos equipamentos, para que a VMC não trabalhe sempre na capacidade máxima e tenha um desgaste muito rápido.

    Na minha opinião deverá ser instalada uma VMC cuja eficiência para esses 180m3 seja ótima. Mas os entendidos poderão explicar isto melhor que eu...
  13.  # 16

    Colocado por: callinas
    Então, mas deve colocar disso em todas as divisões. É isso quanto custa?


    Essa é a parte que eu não domino, mas o **** anda aí com uma máquina ALDES que, julgo eu, é auto-regulada em função da humidade e CO2, só que provavelmente essa regulação é feita para um único local.

    Eu a partir daqui não estou na minha praia, mas uma máquina que permitisse a leitura e gestão compartimento a compartimento, tanto permitia regular a humidade nos WC/cozinhas como o CO2 em quartos e salas. E trabalharia apenas e só quando estritamente necessário, para cumprimento dessas duas variáveis: afinal, se o CO2 é baixo, em princípio há qualidade do ar e se não há humidade, também não há necessidade de extracção.

    Como é que isto depois se concretiza e quanto custaria isso é algo que me ultrapassa. Mas isto de certeza que não é uma ideia pioneira, o funcionamento disto é muito similar ao do PRH, que tem termostatos por divisão e controlo circuito a circuito. A ideia seria fazer a mesma coisa, mas com a VMC, que em vez de ler apenas a temperatura, como no PRH, teria que ler THR e CO2.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 17

    Colocado por: MNeoSe a VMC tiver um consumo de 0,25W/m3 - Numa hora consome 52W


    na Insuflação...

    Na extracção gasta outro tanto

    sendo de fluxos cruzados tem um ventilador para insuflar e outro para extrair
  15.  # 18

    Colocado por: fernandoFerreira

    na Insuflação...

    Na extracção gasta outro tanto

    sendo de fluxos cruzados tem um ventilador para insuflar e outro para extrair


    Mas, sendo a máquina um único equipamento, o consumo anunciado não deveria ser do equipamento em si, em detrimento do consumo dos 2 ventiladores? Se os ventiladores fossem fornecidos por 2 fabricantes, obviamente os consumos seriam somados... mas sendo um único equipamento, por muito que esteja inclinado a concordar consigo, o consumo anunciado deveria ser o da máquina, logo deveria englobar o consumo de todos os componentes, inc/ os 2 ventiladores e toda a gestão electrónica que a máquina faz...
  16.  # 19

    Colocado por: SkinkxMas, sendo a máquina um único equipamento, o consumo anunciado não deveria ser do equipamento em si, em detrimento do consumo dos 2 ventiladores? Se os ventiladores fossem fornecidos por 2 fabricantes, obviamente os consumos seriam somados... mas sendo um único equipamento, por muito que esteja inclinado a concordar consigo, o consumo anunciado deveria ser o da máquina, logo deveria englobar o consumo de todos os componentes, inc/ os 2 ventiladores e toda a gestão electrónica que a máquina faz...


    concordo.... Mas, os cálculos que foram feitos uns Posts atrás, foi em função do caudal... Julgo que não foi valor retirado de catálogo de equipamento. se fosse esse o caso o seu raciocinio estaria certo. A não ser que os 0.25W/m3 sejam já um dado da própria máquina.
  17.  # 20

    Colocado por: fernandoFerreira

    concordo.... Mas, os cálculos que foram feitos uns Posts atrás, foi em função do caudal... Não foi valor retirado de catálogo de equipamento. se fosse esse o caso o seu raciocinio estaria certo.


    São os dados de consumo constantes no site da passive house para os vários equipamentos certificados (0.25 a 0.45 Wh/m3)... efectivamente nunca peguei no manual de nenhum destes equipamentos.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
 
0.0227 seg. NEW