Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Estou a remodelar uma moradia e tenho a seguinte duvida:
    O isolamento da casa é mau, já coloquei capoto no exterior mas como a moradia é em banda não pode colocar aquelas placas grossas para isolamento ( pois não é permitido fugir a estética) , desta forma foi mais a massa que se colocou nas paredes o que não irá fazer muita diferença no isolamento muito provavelmente.
    No verão o primeiro andar (zona dos quartos) é quente e no inverno frio, já no rés do chão a temperatura e bem mais agradável. Sendo assim o que será mais vantajoso?
    Colocar ar condicionado nos quartos ( 1ºandar ) obtendo assim quente no inverno e frio no verão ou recuperador de calor a pallets com saídas nos quartos?
    O primeiro andar é constituído por 2 quartos 1 wc.
    Se aconselharem a colocar AC que marcas devo optar tendo em conta a eficácia energética e desempenho.

    Obrigada a todos.
  2.  # 2

    No seu caso eu optaria pelo AC uma vez que no R/C não tem grandes problemas de isolamento pelo que não justificaria estar a instalar aí o recuperador para aquecer o primeiro andar. E ainda assim não resolvia o problema no verão.
  3.  # 3

    Obrigada pela opinião.
    Como tenho na sala lareira aberta qual seria a melhor opção colocar recuperador de calor apenas para a sala a lenha ou a pallets? Será que a diferença de preço compensa ser a pallets?
    • clasus
    • 26 setembro 2017 editado

     # 4

    Antes de mais, neste caso, não é pallets mas sim pellets. Existem 2 hipóteses: lenha ou pellets. Dentro de cada uma pode optar por um recuperador ou salamandra sendo que as salamandras são mais baratas em relação a um recuperador. No entanto, que saiba, as salamandras não possibilitam a distribuição do ar quente através da extração do mesmo. A vantagem da opção de pellets é que não suja tanto quando comparado a um sistema que use lenha pelo que para mim compensa esta opção.
  4.  # 5

    Mas não se esqueça que continua a não resolver o problema no verão.
  5.  # 6

    Neste caso teria de instalar AC na sala e nos quartos.
    Desculpem a pergunta ignorante mas existe salamandras de embutir?
  6.  # 7

    Pode sempre criar um nicho em gesso cartonado para a mesma. Tudo é possível.
  7.  # 8

    A lareira que tenho é conforme anexo.
      16295918_1403019289731403_650809217_n.jpg
  8.  # 9

    Colocado por: AndrSilvDesculpem a pergunta ignorante mas existe salamandras de embutir?

    Pelo que sei não.
  9.  # 10

    salamandras de embutir são recuperadores de calor!!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

    Será?
  11.  # 12

    Isto
      transferir4.jpg
  12.  # 13

    É o mesmo que este
      Walltherm-Zebru-Insert-stove-4.jpg
  13.  # 14

    Isso tem dois sistemas, pellets e a lenha? Como tem duas portas...
  14.  # 15

    Não, este é de chama invertida so de lenha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HenDua
  15.  # 16

    Esta é a pellets e lenha
      f-info-stufe.jpg
  16.  # 17

    fsilva 106 Recuperador de calor não é o mesmo que salamandra!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  17.  # 18

    Podem me informam os elementos obrigatórios ou indispensáveis para uma boa instalação de recuperador de calor a lenha?
    Ontem foi a uma loja ver recuperadores, onde questionei como seria feita a instalação e o técnico basicamente disse que não era necessário isolamento (lá de rocha) e que o tubo dos gases não ia até a chaminé exterior e sim até meio!! Sendo assim os gases não voltam para baixo, zona do recuperador? Pois não tem tiragem suficiente até a superfície correcto?
  18.  # 19

    Colocado por: fsilva106salamandras de embutir são recuperadores de calor!!
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Desculpe mas não tem nada a ver.
  19.  # 20

    A salamandra aquece sempre, esteja bem ou mal instalada, aproveita melhor o calor da combustão e acaba por consumir menos.
    Um recuperador depende muito se a instalação está bem ou mal feita, não aproveita toda a combustão e consome mais lenha.
 
0.0182 seg. NEW